Beirute recebe exposição sobre viagens de Dom Pedro II

Sáb, 17/09/2022 - 21:42

Por Isaura Daniel (ANBA)

Mostra que apresenta as visitas do imperador brasileiro aos países árabes no século 19 será aberta no dia 21 de setembro no Líbano. Público poderá ver materiais como fotos, documentos e jornais da época. Conferência sobre o assunto ocorre em 29 de setembro.

Os libaneses poderão conhecer detalhes das viagens que o imperador brasileiro Dom Pedro II fez aos países árabes no século 19 por meio de uma exposição que será inaugurada na próxima quarta-feira (21) em Beirute. A mostra “Alcântara: As Viagens de Dom Pedro II ao Mundo Árabe em 1871 e 1876” acontecerá na fundação Dar El-Nimer for Arts and Culture e ficará aberta até 21 de dezembro, período em que ocorrerão atividades ligadas ao tema, como conferência e visitas guiadas em português, árabe, inglês e francês. A abertura acontece das 17h30 às 18h35 e a mostra pode ser visitada pelo público de forma gratuita de segunda-feira a sábado das 11h às 17 h.

A exposição traz fotos das viagens do imperador, documentos, registros de diários, desenhos, quadros e páginas de jornais e revistas que reportaram as visitas, além de imagens de imigrantes árabes do século 19 e início do século 20 que se mudaram ao Brasil atraídos pela propaganda feita do País por Dom Pedro II. O monarca conheceu o Líbano, a Síria, a Palestina e o Egito nas viagens. O material da mostra é oriundo da Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), do Museu Imperial (Petrópolis), do acervo do pesquisador e escritor brasileiro Roberto Khatlab e de outras instituições. Na foto de abertura, quadro da coleção de Khatlab que fará parte da mostra. 

Khatlab é o curador da mostra e autor de livro sobre o mesmo tema da exposição. “Eu classifico o Dom Pedro II como um orientalista, arabista, pioneiro das relações Brasil-Mundo Árabe e que atraiu muitos libaneses, sírios, árabes em geral, a imigrarem. A partir de 1880 surgiu a ‘Grande Imigração’ árabe para o Brasil”, disse à ANBA o pesquisador, que vive no Líbano, onde também é diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Universidade Saint Esprit de Kaslik (Usek). Ele assina um dos textos de abertura da exposição. O outro é do embaixador do Brasil no Líbano, Hermano Telles Ribeiro.

pedr
Imperador em foto da exposição que é acervo da Fundação Biblioteca Nacional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A mostra é realizada com parceria da Embaixada do Brasil em Beirute e tem patrocínio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Ela ocorre no ano do Bicentenário da Independência do Brasil. No texto de abertura da exposição, Ribeiro lembra que 2021 marcou os 150 anos da primeira viagem do imperador ao mundo árabe. “Ambas as celebrações estão intimamente ligadas: Dom Pedro II foi o segundo (e último) monarca do Brasil independente e suas viagens de alguma forma estimularam a emigração do povo do Levante ao nosso País. Essas pessoas, como as de outras partes do mundo, ajudaram a desenvolver nossa nação, construir nossa história e moldar nossa cultura até hoje”, escreveu.

A Conferência “Dom Pedro II, Imperador do Brasil, e a emigração libanesa para o Brasil e América Latina” vai ocorrer em 29 de setembro, das 18h às 19h30, também no Dar El-Nimer for Arts and Culture. Os debates terão a participação do embaixador Ribeiro, de Khatlab, da diretora e produtora de filmes Carmem Labaki, e dos professores Suzanne Menhem e Boutros Labaki. Eles vão falar sobre as relações do Brasil e o mundo árabe e outros temas da imigração, especialmente do Líbano ao Brasil.  A participação do público é gratuita.

 

 

Serviço

Exposição “Alcântara: As Viagens de Dom Pedro II ao Mundo Árabe em 1871 e 1876”
De 21 de setembro a 21 de dezembro de 2022
Abertura 21 de setembro, às 17h30 (horário Beirute)
Visitas de segunda-feira a sábado, das 11h às 17h (horário de Beirute)
Dar El-Nimer for Arts and Culture – Beirute – Líbano
Gratuito
Mais informações aqui

Conferência “Dom Pedro II, Imperador do Brasil, e a emigração libanesa para o Brasil e América Latina”
Dia 29 de setembro de 2022, às 18 horas (horário Beirute)
Dar El-Nimer for Arts and Culture – Beirute – Líbano
Gratuito
Mais informações aqui