“A São Paulo Árabe” - curso online

Sex, 05/05/2023 - 11:25
Publicado em:
0 comments

O curso online A São Paulo Árabe conta a história da migração árabe ao Brasil e sobre os árabes que permaneceram na cidade de São Paulo. As aulas ao vivo serão pelo Zoom nos dias 04 e 18 de maio, o1 e 15 de junho, às quintas-feiras, das 19 horas às 21 horas. As inscrições estão abertas. Na foto acima, a rua 25 de Março, na qual os primeiros imigrantes árabes instalaram suas lojas no Brasil. 

O curso tem por objetivo conhecer e refletir sobre a presença e a diversidade da cultura árabe na cidade de São Paulo, que também foi inserida em diversas cidades do Brasil, a partir do contexto das migrações que correspondem ao período que vai da metade do século 19 e início do 20.

Ao saírem de seus territórios, além das bagagens com seus pertences, os imigrantes trouxeram consigo inúmeros aspectos culturais que podem ser materiais e imateriais. Entre eles estão a indumentária, a arquitetura, alimentação, religião, dança, música, o idioma oral e escrito, entre outros modos de fazer, viver e sobreviver entre lugares e espaços geográficos na busca de um lugar para construir e reconstruir suas vidas.

As aulas serão quinzenais e oferecidas pela professora e historiadora Marcia Valdívia e pela professora e artista Marcia Dib. A gravação das aulas ficará disponível até 15 de julho, um mês após o término do curso. O investimento é de R$ 250. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail marciadib@hotmail.com. Ao final do curso, os participantes ganham um certificado digital.

Serviço

Curso A São Paulo Árabe
4 aulas ao vivo pelo Zoom
04 e 18 de maio, 01 e 15 de junho
Quintas-feiras, das 19h às 21h
R$ 250
marciadib@hotmail.com

 

(da ANBA) sp