Presidente do ICArabe coordena novo Núcleo da Unifesp de Assistência à Saúde do Refugiado, parceria com o Hospital São Paulo

Seg, 05/06/2023 - 19:57
Publicado em:


A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acaba de criar o Núcleo de Assistência à Saúde do Refugiado, que passa a funcionar a partir de junho no Hospital Universitário 2, uma parceria com o Hospital São Paulo.

Sob a coordenação do médico e professor Murched Omar Taha, da Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp) e presidente do ICArabe, o núcleo passa a oferecer atendimento a todas as especialidades, por meio do trabalho de 15 profissionais vinculados à Unifesp e a outras instituições.

re

Foto: PIxabay 

Os atendimentos serão gratuitos e ocorrerão às terças e quintas, das 11h30 às 13h30, para adultos e, às quartas, para crianças. "Vamos oferecer um serviço diferenciado a pessoas em situação de refúgio, com mais agilidade na elaboração de exames e pedidos de internação, quando necessário, já que muitos deles chegam ao Brasil desprovidos de qualquer estrutura de acolhimento", afirma Taha. Inicialmente, os atendimentos serão realizados em inglês, espanhol, árabe e francês, sendo que a Unifesp pretende trabalhar, também, com tradutores de idiomas falados no continente africano e no Paquistão, como o dari. Para acessá-los, é preciso apresentar documento comprobatório da situação de refugiado. "Além do atendimento a refugiados, o núcleo poderá subsidiar o desenvolvimento de pesquisas específicas sobre questões de saúde dessa população", informa o Dr. Taha.