No Paraná, “Cidade de Refúgio” acolherá vítimas de conflitos e perseguições religiosas

Qua, 13/04/2016 - 16:26
O Brasil terá, em breve, um abrigo exclusivo para acolher refugiados vítimas da perseguição religiosa. A "Cidade de Refúgio", projeto idealizado​​ pela organização não-governamental Mais, está sendo construída na região metropolitana de Curitiba (PR), em uma área de 250 mil m2, com capacidade para receber 150 refugiados por vez.

​Um relatório da Comissão Internacional de Liberdade Religiosa dos Estados Unidos, referente a 33 países, aponta que violações de direitos humanos devido a práticas religiosas acontece de forma mais sistemática em 27 deles. O relatório destaca, com maior ênfase, a situação no Iraque, Síria, Nigéria, República Centro-Africana e Myanmar.

Segundo o diretor do projeto, Weston Lee Rayborn, a "Cidade de Refúgio" receberá refugiados da África, da Ásia e do Oriente Médio, por um tempo de permanência no local entre dois e quatro meses. Espera-se que o projeto esteja em funcionamento a partir de maio.

"Queremos ser uma referência na acolhida de pessoas que são vítimas de perseguição religiosa. Entendemos que esse projeto é uma porta para uma nova fase da vida deles", explica Rayborn.

Durante o período de permanência na "Cidade de Refúgio", o refugiado passará por duas fases de acolhida. No período de convivência inicial, ele receberá assistência para obter sua documentação e também informações sobre a vida no Brasil. Em seguida, na fase de inserção, se buscará uma forma de viabilizar a integração socioeconômica do refugiado na sociedade. 

Leia a íntegra desta notícia em: http://goo.gl/nAaAQz