O intelectual Aziz Ab’Sáber deixará saudades

Sex, 16/03/2012 - 17:27

Com o coração muito triste comunicamos o falecimento do nosso querido amigo, professor e Presidente de Honra do nosso ICArabe.

O sentimento de orfandade para nós que ficamos é enorme. Mas temos a certeza de que ele nos deixou muito e por isso somos privilegiados. A sociedade brasileira perde um grande intelectual que, sem dúvida alguma, lutou pelo melhor do mundo.

O velório será realizado no Prédio da Administração da Filosofia, na USP, à Rua do Lago, 717, no Salão Nobre, das 18h às 22h. O local será fechado neste horário e reaberto amanhã, sábado, a partir das 8h.

Eleito intelectual do ano em 2011, Aziz Ab`Saber teve uma trajetória repleta de conquistas. Bacharel em História e Geografia licenciado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, e Doutor em Geografia Física pela USP, o Professor Aziz dedicou sua vida aos estudos e pesquisas acadêmicas. Lecionou na Universidade de São Paulo por mais de 30 anos, tornando-se professor-emérito da USP.

Contabiliza em sua trajetória um total de 486 obras, entre artigos acadêmicos, teses, capítulos de livros, prefácios e apresentação de livros, resenhas, publicações relacionadas a participação em eventos, publicações em jornais, revistas, documentos, e relatórios. Seus escritos mais importantes compõem o livro “A Obra de Aziz Nacib Ab’Sáber”, lançado em maio de 2011, pela editora Beca.

Ab´Sáber também conquistou diversos prêmios importantes. Em 2011, foi escolhido pela União Brasileira de Escritores como o Intelectual do Ano, prêmio que o firma como um dos maiores nomes da Geografia moderna. Recebeu, ainda, em 2005, o prêmio Jabuti de melhor livro na categoria Ciências Humanas com a obra “São Paulo, ensaios entreveros”.

Além de dedicado estudioso de Geomorfologia, Etnologia e Antropologia, é um grande conhecedor da cultura árabe. Pesquisador nato e importante estudioso, Ab´Sáber continuou, até o fim de sua vida, realizando pesquisas acadêmicas com o intuito de engrandecer não apenas o seu próprio conhecimento, mas o de todos.

Em nome da Diretoria do ICArabe, sentimo-nos honrados e gratos por  ter convivido com este intelectual fantástico, com sua sabedoria e sua dedicação.

Acompanhe no portal a recente série de entrevistas feita com Aziz sobre sua trajetória e conquistas.