Editora Tabla abre pré-venda do livro "Duas Mulheres em uma", da autora egípcia Nawal El-Saadawi, com 30% de desconto
A Editora Tabla abriu a pré-venda do livro "Duas Mulheres em uma", da autora egípcia Nawal El-Saadawi, com 30% de desconto, até o dia 16 de março.
Com tradução de Beatriz Negreiros Gemignani, a obra conta a história de uma jovem mulher em sua jornada para ser quem verdadeiramente é, e não como todos à sua volta esperam que ela seja — uma mulher esforçada, de conduta e modos impecáveis ou livre e determinada? Neste contexto, a protagonista enfrenta fortes sentimentos internos que conflitam com o ambiente externo em sua trajetória. Seu desejo de libertação significa se tornar parte do mundo, e isso só pode ocorrer com a luta por um Egito livre.
Sobre a autora
Nawal El-Saadawi nasceu em 1931 na cidade de Kafr Tahla, no Egito. Formou-se em medicina em 1955 pela Universidade do Cairo e obteve o título de mestre em saúde pública pela Universidade de Columbia em 1966. Primeira mulher a denunciar os efeitos nefastos de práticas culturais opressivas e do patriarcado na saúde física e psíquica das mulheres, fundou em 1981 a Associação de Solidariedade das Mulheres Árabes, combinando feminismo e panarabismo. Saadawi descrevia a si mesma como uma “socialista-feminista”. Publicou mais de trinta títulos — entre romances, contos, peças teatrais e ensaios —, traduzidos para vários idiomas. Nawal El-Saadawi faleceu em 2021.
Sobre a tradutora
Bacharel e Mestre em Língua e Literatura Árabe pela Universidade de São Paulo, Beatriz trabalha como professora de árabe, tradutora e intérprete árabe-português. Estudou língua e literatura árabe no Marrocos, na Jordânia, no Omã, no Egito e na França.
Integra o grupo de pesquisa Tarjama – Escola de tradutores de literatura árabe moderna, sob supervisão da Profa. Dra. Safa Jubran. Suas áreas de interesse incluem língua e literatura árabes, tradução literária e ensino de árabe como língua estrangeira.
"Duas mulheres em uma" é o segundo título de Nawal El-Saadawi publicado aqui na Tabla, clique aqui para adquirir a obra
O primeiro romance da autora é "A queda do Imã" (2023), uma obra magistral e ousada que denuncia a instrumentalização patriarcal e violenta da religião. Saiba mais aqui