“Primos”: livro traz histórias da herança árabe e judaica

Qui, 13/05/2010 - 12:06
Publicado em:

Com organização de Adriana Armony e Tatiana Salem Levy, publicação reúne contos de autores brasileiros sobre suas ascendências

Nos dias 18 e 25 de maio o livro Primos, organizado pelas escritoras Adriana Armony e Tatiana Salem Levy, será lançado no Rio de Janiero e São Paulo, respectivamente. A obra é uma coletânea que traz contos de escritores brasileiros descendentes de árabes e judeus. São 20 textos em que esses primos de origem dão seus depoimentos sobre sua ascendência. Autores consagrados ou iniciantes, Moacyr Scliar, Alberto Mussa, Cíntia Moscovich, Flávio Izhaki, Carlos Nejar, Fabrício Carpinejar, Julián Fuks e Salim Miguel são apenas alguns deles. Os contos abordam história, memória, alegoria, tradição e ruptura, provando que as duas culturas têm mais afinidades que diferenças.

Adriana Armony e Tatiana Salem Levy já exploraram bem suas raízes judaicas nos romances Judite no país do futuro, de Adriana, e A chave de casa, de Tatiana, este vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2008 na categoria autor estreante. Agora, “a ideia de juntar num livro escritores brasileiros descendentes de árabes e de judeus surgiu quase como uma necessidade”, explicam as escritoras Tatiana Salem Levy e Adriana Armony. Primos de origem, árabes e judeus têm mais afinidades do que diferenças, embora a situação política no Oriente Médio termine por dar ao mundo a impressão de que o ódio entre esses dois povos está na base de suas culturas. Por que brigam tanto, nos perguntamos, se são tão parecidos? E por que exaltar suas desavenças, se os pontos de encontro são tão mais profundos, tão mais antigos?

Árabes e judeus atravessaram os tempos com o livro no centro de suas tradições. E desse amor deriva o apego à narrativa, ao contar e criar histórias, e o desejo das famílias de ambas as culturas de não deixar as origens se desvanecerem. E é por isso que as autoras buscam fazê-los coexistir num livro, assim como já coexistiram fisicamente em diversas regiões, em épocas variadas, e ressaltam a peculiaridade desse pedaço de terra chamado Brasil, onde essas duas comunidades convivem de forma harmoniosa com a diversidade, seja cultural, étnica ou religiosa.

A própria definição de quem são os árabes e quem são os judeus é em si complexa e, por isso mesmo, escorregadia, flexível, abrangente. Trata-se de uma definição étnica? Territorial? Religiosa? Cultural? Para Adriana e Tatiana, árabe ou judeu será aquele que assim se reconhece. Foi este o critério que norteou a escolha dos autores de Primos: Adriana Armony; Alberto Mussa; Alexandre Plosk; Arnaldo Bloch; Bernardo Ajzenberg; Carlos Nejar; Cíntia Moscovich; Eliane Ganem; Fabrício Carpinejar; Flávio Izhaki; Georges Bourdoukan; Julián Fuks; Leandro Sarmatz; Luiz Antonio Aguiar; Márcia Bechara; Moacyr Scliar; Salim Miguel; Samir Yazbek; Tatiana Salem Levy; Whisner Fraga. Desde consagrados até iniciantes, passando pelos novos, mas já bastante conhecidos, os autores desses textos dão seus depoimentos sobre suas origens, agrupados em quatro temas: História, Memória, Alegoria e Tradição e Ruptura

LANÇAMENTO

Rio de Janeiro
Dia 18 de maio – terça-feira, às 19h.
Livraria DaConde – Rua Conde de Bernadotte, 26 / Loja 125 – Leblon
Tel.: (21) 2274 0359

São Paulo
Dia 25 de maio – terça-feira, às 19h.
Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista
Tel.: (11) 3062 1063

PRIMOS

Adriana Armony e Tatiana Salem Levy
Grupo Editorial Record/Editora Record
320 páginas
Preço: R$ 44,90
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-010-8896-3
Ficção nacional / Contos / Árabes e judeus