MBA terá foco no mercado árabe

Qui, 04/08/2016 - 11:50

As Faculdades Integradas Rio Branco, em uma parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, vão oferecer o MBA Gestão de Negócios Internacionais com ênfase em Países Árabes, a partir do mês de agosto deste ano. As aulas vão acontecer às terças-feiras e quintas-feiras pela noite no campus Lapa da instituição de ensino, na cidade de São Paulo. Os associados da Câmara Árabe terão desconto de um terço do valor do curso.

“A ideia é atrair pessoas que atuam no comércio exterior em geral ou com vontade de atuar nesta área e com interesse particular nos países árabes”, afirma o coordenador do curso, Willian Nogueira. A especialização Lato Sensu terá três disciplinas voltadas especificamente para a temática árabe: História do Mundo Árabe, Direito Islâmico e Finanças Islâmicas. Os estudos de caso das demais matérias também terão como foco experiências com o mundo árabe.

O curso de pós-graduação vai rever e aprofundar conceitos de economia internacional, finanças empresariais com foco internacional, gestão para importação e exportação, planejamento de marketing internacional e logística para comércio exterior, entre outros tópicos. De acordo com Nogueira, a Câmara Árabe ajudará na formulação dos conteúdos, indicação de professores e oferta de material para estudos de caso.

O diretor de Recursos Humanos da Câmara Árabe, Márcio Oliveira, afirma que a entidade resolveu expandir uma primeira experiência realizada. No ano passado, as Faculdades Integradas Rio Branco formaram uma turma de profissionais da entidade no MBA Executivo de Gestão e Liderança em Comércio e Relações Internacionais, que foi exclusivo para os profissionais da Câmara Árabe. O curso deste ano também é aberto aos funcionários.

O novo MBA, porém, ganhou 60 horas a mais que o anterior, além do foco nos países árabes. “O associado terá algo mais voltado para o mundo árabe”, afirma Oliveira sobre a especialização, que também é aberta ao público em geral. O diretor de RH acredita que o MBA tornará o aluno mais preparado para fazer negócios com os países árabes. A região tem um comércio anual de US$ 19,2 bilhões com o Brasil, entre exportações e importações.

No conteúdo do curso estarão Gestão de Logística e Trade Marketing, Matemática Financeira, Análise de Ambiente Internacional, Estratégia Empresarial, Economia Internacional, Gestão de Custos no Mercado Internacional, Gestão de Pessoas em Empresas Internacionalizadas, Finanças Corporativas, Finanças Internacionais e Gestão de Contratos Internacionais. 

Ainda integram a grade Contabilidade de Controle Orçamentário, Gestão de Operações de Câmbio, Fundamentos de Marketing Internacional, Gestão e Planejamento de Marketing Internacional, Plano de Negócio Internacional, Gestão de Operações de Importação e Exportação, Logística Internacional e Internacionalização de Empresas.

O MBA terá duração de 18 meses, no qual acontecem as aulas presenciais, e mais seis meses para o trabalho de conclusão de curso. A carga horária é de 420 horas e as aulas acontecem entre 19h10 e 22h40, a partir de 23 de agosto. As inscrições podem ser feitas até 19 de agosto. Os candidatos passarão por processo seletivo, que inclui preenchimento de ficha cadastral e entrega do currículo, em uma primeira fase, e realização de entrevista, na segunda fase. Os associados da Câmara Árabe terão desconto nos valores do curso enquanto permanecerem como associados.

O coordenador do curso, Willian Nogueira é pós-doutor, doutor e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e atua como professor desde 2001. Ele entrou na docência das Faculdades Integradas Rio Branco em 2006. As Faculdades Integradas Rio Branco são uma iniciativa da Fundação de Rotarianos de São Paulo.

Serviço:

MBA Gestão de Negócios Internacionais com ênfase em Países Árabes

Faculdades Integradas Rio Branco

A partir de 23 de agosto de 2016

Aulas às terças e quintas-feiras, das 19h10 às 22h40

Campus Lapa – Av. José Maria de Faria, 111 – São Paulo – SP

Mais informações:

http://www.riobrancofac.edu.br/site/Pos_Graduacao_MBA/MBA_Gestao_Negocio...

http://www.anba.com.br/ www.inovsi.com.br