Brasil oferece bolsa a tradutor estrangeiro

Qua, 03/08/2016 - 12:11

A Fundação Biblioteca Nacional, órgão ligado ao Ministério da Cultura do Brasil, está com dois editais abertos para programas de divulgação da literatura brasileira no exterior. As bolsas de intercâmbio irão beneficiar autores nacionais e tradutores estrangeiros de obras brasileiras.

O Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil é voltado a profissionais que traduzam do português para outro idioma. É preciso que os candidatos tenham trabalhos já iniciados de tradução de obras de autores brasileiros que já foram publicados aqui. O prazo de recebimento das inscrições para esse programa se encerra no dia 02 de setembro.

As bolsas irão cobrir um período de estadia do tradutor no Brasil que pode variar de 15 a 30 dias e deverá ocorrer entre 17 de outubro e 20 de dezembro deste ano. Os tradutores devem estar trabalhando em obras de literatura e de humanidades, especialmente dos gêneros romance, conto, poesia, crônica, infantil e/ou juvenil, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio de ciências sociais, ensaio histórico, ensaio de vulgarização científica e antologias de poemas e contos.

É preciso que o tradutor já esteja com o trabalho contratado por uma editora estrangeira. A tradução não deve estar concluída antes da vinda do profissional ao Brasil e os projetos de tradução devem ser realizados diretamente do português para outros idiomas. O edital exige também que a tiragem mínima prevista da obra seja de 500 exemplares.

O programa irá oferecer três bolsas de até R$ 10 mil. O valor de cada bolsa irá levar em consideração o tempo em que o tradutor ficará no Brasil e os custos de passagens aéreas e terrestres. A lista de aprovados será divulgada no dia 26 de setembro.

Brasileiros no exterior

O Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior visa apoiar a participação de escritores nacionais em eventos literários em outros países. A concessão do apoio é destinada a editoras e instituições culturais estrangeiras que queiram promover atividades literárias com autores brasileiros lá fora. São consideradas como instituições culturais entidades como centros culturais, universidades, festivais literários e entidades semelhantes.

O apoio oferecido poderá ser de até US$ 1,5 mil. O valor disponibilizado será calculado de acordo com o orçamento apresentado pela instituição requerente. O prazo para o recebimento de inscrições deste programa se encerra em 05 de setembro. Os resultados serão divulgados no dia 28 do mesmo mês. As viagens e os eventos previstos deverão ocorrer entre 20 de outubro e 31 de dezembro deste ano.

Os autores convidados para participar de eventos no exterior devem ter publicado no Brasil pelo menos um livro nas áreas de literatura ou humanidades, especialmente dos gêneros romance, conto, poesia, crônica, infantil, juvenil, história em quadrinhos, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio social e ensaio de vulgarização científica.

Mais informações sobre o Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil estão disponíveis no link http://migre.me/uu7wh.

Outras informações sobre o Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior podem ser encontradas no link http://migre.me/uu7E7.