Animação "O Profeta" na Mostra Mundo Árabe de Cinema: o amor como tema principal

Seg, 29/08/2016 - 12:38
Publicado em:

O professor adjunto de filosofia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e pesquisador de filosofia árabe Jamil Iskandar falou na noite da última quinta-feira (26) sobre o filme "O Profeta", de Roger Allers, ao público da Biblioteca Mario de Andrade, no centro de São Paulo, que assistiu à produção que integra a 11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. O professor refletiu sobre a ideia do amor como mensagem principal da animação.

"O Profeta" se baseia no livro homônimo do filósofo e artista libanês Gibran Khalil Gibran (1883-1931), que ficou conhecido por sua obra literária marcada pelo misticismo oriental. A animação, assim como o livro – um dos mais famosos do autor – conta a história de Mustafá, um prisioneiro político que é solto da ilha de Orphalese e de sua amizade com a jovem Almitra, que sai em seu auxílio após a libertação do amigo.

"A essência, o tema principal no livro é o amor que deve ser entendido como algo que leva à bondade. Mustafá está levando a bondade", afirmou Iskander, que explicou que o nome Mustafá significa "escolhido" e "profeta" e é utilizado para designar o profeta Maomé no islamismo. "Gilbran sentiu a necessidade de orientar as pessoas. Ele é o próprio Mustafá", declarou.

O professor falou sobre a crença no Islã pelo filósofo. "Ele era religioso, mas também criticava as instituições estabelecidas, não importa se eram cristãs ou do islâmicas. Sempre teve o cuidado de não colocar a sua doutrina religiosa em seus escritos", afirmou.

Para Iskander, a obra deve ser encarada como um livro de cabaceira para ser utilizado em nossas vidas. "Na cabeça de Gibran, ele quer infundir o amor nas pessoas para elas serem livres", afirmou.

O curador da Mostra, Geraldo Adriano Godoy de Campos, também falou sobre a escolha do filme para integrar a programação. "É um filme que retrata e lida com uma obra de uma autor muito importante do pensamento dos povos árabes. A Mostra tem o objetivo de ser um espaço de encontro, de preencher esse espaço do olhar brasileiro, da nossa sociedade com as culturas e peculiaridades dos países árabes", declarou. Ele também lembrou o fato de ser a primeira edição da Mostra que traz animações. Além de “O Profeta”, a edição deste ano apresenta "Ondas 98", "Crianças de Guerra", "Desenhando por Sonhos Menores" e "O Superman Iraquiano".

"Gostei do filme, pos traz muito a sensibilidade nos atuais tempos", afirmou a analista de relações internacionais Annelie Nobre, 25, ao site do ICArabe. "É importante lembrar da poesia como forma de resistência. O pensamento árabe (em contraponto com as ideias ocidentais) nos desafia a pensar", declarou.

Confirma a sinopse dos filmes e a programação do festival, que se encerra neste próximo domingo (28):http://www.mundoarabe2016.icarabe.org/inicio