Exposição leva Sertão Nordestino a Beirute

Qui, 17/11/2016 - 21:50

Pinturas mostram a paisagem da região na visão do artista libanês Elio Haddad, que viveu 27 anos no Brasil. Abertura da mostra ocorre em 17 de novembro no Centro Cultural Brasil-Líbano.

 

As paisagens do Sertão Nordestino na visão do artista plástico libanês Elio Haddad estarão à mostra na exposição Incógnito Sertão que abre no próximo dia 17 de novembro, no Centro Cultural Brasil-Líbano, em Beirute.

“Essas obras que o Elio fez têm [imagens de] fechaduras que mostram a visão dele do Sertão Nordestino. Elas são a percepção de cada pessoa sobre o sertão. Esse olhar pela fechadura dá uma visão subjetiva”, explica Najua Bazzi, diretora do centro cultural, sobre as obras do artista.

“As imagens têm tons amarelados e beges. Ele (Haddad) quer provocar a mente do observador”, aponta. Na mostra, o público poderá ver cerca de 20 imagens pintadas a óleo pelo artista sobre o tema. Haddad nasceu no Líbano, mas viveu por 27 anos no Brasil.

Segundo Bazzi, a intenção da mostra é exibir um aspecto diferente do Brasil daquele que geralmente é mostrado no exterior, como o carnaval e o samba. “Tentamos mostrar outros aspectos culturais brasileiros. O Sertão é um que a gente quer divulgar”, destaca.

No dia da abertura, Mércia Papazian, professora do centro cultural, vai explicar aos libaneses como é o clima do Sertão Nordestino, além de falar sobre a música, arte e estilo de vida na região. Papazian nasceu no estado nordestino do Alagoas. Formada em Letras, dá aulas de português, cultura brasileira e folclore aos libaneses. Na ocasião, Haddad também falará sobre a inspiração de suas obras.

Ainda no dia 17, um grupo de músicos libaneses convidados pelo artista plástico irá se apresentar com uma espécie de desafio musical, semelhante ao repente nordestino. No repente, duas pessoas se desafiam em um duelo cantado, no qual uma começa cantando um determinado assunto e a outra responde em seguida com a sua posição sobre o tema. “Aqui, eles vão fazer [o desafio] com os instrumentos, no improviso”, conta Bazzi.

Serviço

Exposição Incógnito Sertão
De 17 de novembro a 06 de dezembro
Local: Centro Cultural Brasil-Líbano
Mar Mitr street, Trad Building, Achrafieh, Beirute
Coquetel de abertura: dia 17 de novembro, das 19 às 21 horas
Entrada gratuita
 

 

Foto:
Fechaduras indicam visão subjetiva do artista sobre o tema/divulgação