Câmara Árabe inaugura nova sede

Qui, 27/04/2017 - 17:39
Publicado em:

 

Entidade apresentou seu novo endereço em evento nesta quarta-feira à noite. O presidente do ICArabe, Mohamed Habib, participou da cerimônia.

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira inaugurou nesta quarta-feira (26) à noite a sua nova sede, no número 287 da avenida Paulista, na cidade de São Paulo. A entidade passa a funcionar em dois andares de um prédio moderno, quase em frente ao seu antigo endereço, e o espaço foi apresentado a convidados em uma solenidade com presença de autoridades e com um show compacto da companhia circense Universo Casuo.

O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun (na foto acima), apresentou a nova sede aos convidados ressaltando que ela é resultado do trabalho de cada uma das diretorias que a entidade teve. “Essa construção só foi possível porque foi inspirada e ancorada em atitudes inexplicáveis, com dedicação e desprendimento, mas explicáveis pelo coração, pelo amor à Câmara Árabe e ao trabalho”, afirmou, lembrando que esse trabalho aproximou o Brasil e os países árabes.

O presidente do ICArabe, Mohamed Habib, participou da cerimônia de inauguração. "Foi um momento bonito. Todo o fortalecimento de instituições que tenham a ver Mundo Árabe é bem-vindo", ressalta. "É o crescimento de uma instituição coirmã e parceira, que já colaborou com o ICArabe em parcerias, seja em abrigar cursos, seminários e palestras, seja em apoio e patrocínio de eventos culturais como a Mostra Mundo Árabe de Cinema. É um crescimento que tende a honrar a nossa missão, principalmente no momento em que o mundo árabe passa."

 

A inauguração do local ocorre no ano em que a Câmara Árabe completa 65 anos de fundação. O presidente Hannun afirmou que a missão e os valores que alimentaram o trabalho da entidade em todos esses anos darão a coragem e a ousadia necessária para os novos tempos. Ele ressaltou a aproximação que ocorreu entre Brasil e mundo árabe nas últimas décadas. “A distância, a língua e o acesso foram deixando de ser barreiras significativas aos poucos”, disse.

Hannun lembrou que a sede foi adquirida e construída na gestão do ex-presidente Marcelo Sallum e que isso só foi possível com o apoio do Conselho da entidade. O presidente do Conselho Superior de Administração da Câmara Árabe, Walid Yazigi, presente na inauguração, contou um pouco da história da instituição e cumprimentou todas as diretorias. “É uma entidade dinâmica e essa sede mostra como é moderna, ativa e atuante”, disse Yazigi.

Sallum contou que a ideia de ter uma nova sede foi muito amadurecida pela Câmara Árabe antes de ser tomada uma decisão. Segundo ele, a entidade precisava de um espaço mais adequado para, por exemplo, fazer eventos e receber autoridades. “Há alguns anos tínhamos esse objetivo, de ter uma sede nova, à altura da Câmara e dos países que a Câmara representa”, afirmou. Segundo ele, a nova sede acompanha o crescimento da entidade.

O decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, também participou da inauguração. “É o resultado de um trabalho de 65 anos, de dedicação de diferentes diretorias e só me cabe parabenizar, estimular para seguir avançando, progredindo”. Ele descreveu a mudança como um sonho construído por toda a equipe da entidade. “Se nota os toques de carinho a cada canto”, afirmou.

O ministro das Relações Exteriores da Tunísia, Khemaies Jhinaoui, que está em viagem ao Brasil, participou da inauguração e, em discurso, ressaltou o papel da Câmara Árabe na relação do mundo árabe com o País. “Tenho certeza que a Câmara Árabe será sempre a principal ponte na relação entre Brasil e países árabes”, afirmou. A chefe do escritório do Itamaraty em São Paulo, Débora Barenboim-Salej, também falou aos presentes. Ela afirmou que a Câmara Árabe é um exemplo entre suas congêneres no trabalho de aproximação dos países árabes com o Brasil.

Casa nova

A solenidade de abertura ocorreu no 11º andar. No local fica um auditório central rodeado por salão de eventos, salas de reuniões, galeria de artesanato árabe, biblioteca, sala de reza, recepção, entre outros espaços. Presente no evento e em entrevista à ANBA, Ruy Ohtake, arquiteto responsável, contou como concebeu o espaço. “Tudo gira em torno desse auditório”, relata. Ele ressalta que não é possível perceber corredores. As pessoas se deslocam ao redor do auditório arredondado para acessar os demais espaços. “Nestas laterais, estão as peças da cultura árabe”, relata.

 No 10º andar funcionará a parte operacional da Câmara Árabe. Também nele Ohtake usou a ideia de um espaço central, mas quadrado com pontas arredondadas. Nele ficam salas de reuniões e algumas áreas como a Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA), cercadas pelas demais equipes de trabalho da entidade, como Marketing e Inteligência de Mercado.

Ohtake usou o colorido, característico do seu trabalho. Na sala de eventos, o laranja, o verde e o vermelho fizeram um conjunto harmonioso. “Não é um lugar formal, é um lugar onde se misturam a cultura árabe e a brasileira”, afirmou o arquiteto. Ele disse que ficou muito orgulhoso por ter sido convidado para fazer a sede em um edifício que ele também projetou. “O carinho que eu tenho pela comunidade árabe é justamente o carinho que ela tem com as pessoas”, disse.

A engenheira responsável pela obra, Claudia Yazigi Haddad, conta que a ideia do arquiteto foi seguida na íntegra. “Não há nada de padrão aqui, é tudo em curva, diferente”, afirmou à ANBA sobre o projeto, na solenidade no 11º andar. Ela ressaltou a harmonia das cores utilizadas e a mudança de perfil em relação à sede antiga. “A Câmara tinha um perfil muito mais tradicional e foi para algo muito mais arrojado, super moderno”, disse a engenheira.

A biblioteca da nova sede leva o nome de Jamil Saliba, ex-presidente da Câmara Árabe já falecido. A sua viúva, Vera Saliba, descerrou a placa de inauguração da biblioteca juntamente com Walid Yazigi. O 11º andar também tem salas especiais, como uma chamada Liga Árabe. O espaço de reza muçulmana foi feito voltado para Meca, tem iluminação especial e sala preparatória.

Quem compareceu ao evento de inauguração desfrutou de uma apresentação de cerca de 40 minutos de espetáculo da companhia circense Universo Casuo. Palhaços brincaram com a plateia, que viu um show cheio de talentos e cores, com efeitos luminosos e sonoros, danças, performances e acrobacias. O pocket show recria um universo paralelo, mágico.

Várias autoridades participaram da inauguração, entre elas embaixadores de países árabes no Brasil.