Nota do ICArabe sobre os ataques xenófobos a imigrantes

Dom, 07/05/2017 - 21:49

O Instituto da Cultura Árabe repudia veementemente os ataques xenofóbicos/islamofóbicos que vêm ocorrendo no Brasil e solidariza-se com os palestinos agredidos e acusados de terrorismo por grupos anti-imigração durante manifestação na Avenida Paulista, na última terça-feira, 2 de maio.

O Brasil historicamente é destino de imigrantes de diversas partes do mundo, entre eles, os árabes. Os imigrantes sempre viram no país um local acolhedor para recomeçarem suas vidas. Seu legado está presente em todas as áreas do conhecimento e na construção do próprio país.

Temos certeza de que a sociedade brasileira em geral não aceita e não compactua com atos anti-imigração, xenofóbicos, islamofóbicos, que incitam crimes de ódio, abrindo-se as portas à barbárie.

Os últimos acontecimentos demonstram que o preconceito latente contra árabes e muçulmanos, fruto da ignorância que permite uma visão estereotipada e equivocada, vem ocupando espaço em nossa sociedade.

No momento em que se amplia o número de refugiados no Brasil e em todo o mundo, é extremamente preocupante que grupos se sintam à vontade para destilar seu ódio, racismo e intolerância livremente, ao arrepio da lei.

É inadmissível que alguém, neste momento de fragilidade política e econômica, tente, de forma criminosa, tirar proveito para prejudicar a imagem e a natureza do povo brasileiro, conhecido mundialmente como afável, solidário e plural. 

O ICArabe, organização autônoma, laica, de caráter científico e cultural, luta desde sua concepção para desconstruir esses estereótipos, via promoção e divulgação da rica cultura árabe. Valorizamos o caminho da harmonia entre as comunidades e entre os povos e o respeito às diferenças. Acreditamos que a integração entre as culturas e o diálogo são essenciais, assim como o respeito aos direitos humanos de todas as pessoas, brasileiras ou não. É inaceitável a violação de direitos fundamentais de qualquer ser humano. Inaceitável que pessoas sejam discriminadas, agredidas, violentadas, seja por sua origem ou religião.

XImagem removida.enofobia e racismo são crimes e seus perpetradores devem ser severamente punidos!