ICArabe presente no Festival Cultural Egípcio

Qua, 31/07/2019 - 21:49
Publicado em:

 

Por Clara Zaim

O presidente do Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, Mohamed Habib, palestrou no primeiro Festival Cultural Egípcio, evento promovido pelo Escritório Econômico e Comercial do Egito em São Paulo, com apoio do ICArabe, nessa quarta-feira (31), no Club Homs. Convidado por Mohamed Elkhatib, Cônsul Comercial do Egito, o Professor Habib ministrou a palestra "Egito: Evolução Espiritual na Arte e Arquitetura". 

O presidente do ICArabe discorreu sobre o país árabe, desde o Egito Antigo até os dias atuais. Abordou as Dinastias, o Período Pré Dinástico, o Velho Reinado, o Reinado Médio, o Novo Reinado e o Período de Decadência. A palestra tocou em aspectos como arquitetura, a valorização da beleza e do conhecimento, cinco mil anos de História e a sua relação com a evolução arquitetônica de engenharia civil e construção, resumindo o período com as dinastias dos faraós e sua decadência, a era a partir de Abraão e Moisés e religiões como judaísmo, cristianismo e islamismo, que perduram até os dias atuais. O estudioso mostrou a evolução espiritual que leva à realidade de hoje.

Mohamed Habib ressalta a importância da participação do ICArabe em eventos como este: “O público estava interessado, alguns já conheciam e estudam a história do Egito e participaram e atuam no campo da cultura árabe de um modo geral”. E salienta a possibilidade de novas parcerias: "O encontro foi muito agradável. O ICArabe marcou presença e colaborou com o evento que o Consulado está realizando aqui no Club Homs. Espero que esta participação abra novas parcerias entre o ICArabe e representações diplomáticas árabes aqui no Brasil. Iniciou-se com a representação egípcia e quem sabe não abrimos as portas para novas representações?", finalizou Habib.

O Cônsul Comercial Mohamed Elkhatib comentou sobre  a organização do evento e a participação do presidente do ICArabe: "É a primeira vez que organizamos o Festival Cultural do Egito no Brasil. A palestra foi sobre a relação do Egito com o modelo de construção, possui uma longa história, com cerca de 7.000 anos. Marcado pelo desenvolvimento, com muçulmanos, gregos, bizantos, cristãos e muçulmanos. Houve trocas do modelo de construção, desenvolvimento e cultura. Todos trabalhando juntos para fazer esse tipo de construção no Egito. O palestrante Mohamed Habib é egípcio, professor da Unicamp, presidente do ICArabe e participou pela primeira vez nesse evento. O público estava interessado em conhecer mais a história e a cultura do Egito. Que todos sejam bem-vindos ao Festival Cultural Egípcio”, finalizou Elkhatib

 

O Festival teve início no dia 22 de julho e se estenderá até o dia 4 de agosto, reunindo várias atividades, como exibição de arte, bazar, estandes de comida, museu, palestras e tatuagens. A programação completa e os horários estão disponíveis no site (http://festivalculturalegipcio.info/).

hab
O cônsul Mohamed Elkhatib e o presidente do ICArabe, Mohamed Habib
expo
Exposição, uma das atrações do evento

ae