Acesse aqui a programação

Qua, 07/08/2019 - 09:21
Publicado em:


Acesse a programação completa, aqui. 

EXPOENTES DO AMANHÃ

Em meio ao turbulento cenário político e social, a cinematografia dos países árabes vem sendo objeto de grande repercussão nos festivais de cinema internacionais como Cannes, Veneza, Berlim, Locarno, Toronto e Sundance, além do Oscar e do César francês.


A despeito da auto-censura e dos tabus sociais, uma virtuosa geração de profissionais busca garantir a missão artística do cinema; granjeando vi- sões, desafiando estereótipos e esboçando uma nova linguagem.
Dentre os doze filmes a serem exibidos no CineSesc, sete são dirigidos por cineastas mulheres. Por intermédio de experiências estéticas diversas, tra- çam um panorama cinematográfico de seus países, onde estão presentes as marcas do neocolonialismo, do fervor da indignação popular; a análise do passado frente à crise identitária; e a situação dramática do desloca- mento de povos.


São tais expoentes do amanhã que a 14a Mostra Mundo Árabe de Cinema escolheu apresentar por meio de prévias, debates e ciclos temáticos.


Através do apoio de várias instituições, como o Sesc - Serviço Social do Comércio, o CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, o Ministério da Cidadania, a CCAB - Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, a Fambras - Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, o Instituto do Sono, o Consulado Geral da França em São Paulo, a Cinemateca da Embaixada da França, o Institut Français, a Aliança Francesa, a Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, a Cátedra Edward Saïd de Estudos da Contem- poraneidade e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Proec, o Cine Fértil de Buenos Aires e demais parceiros culturais, a Mostra propõe não ape- nas expor a complexidade desse universo representativo das múltiplas sociedades do Mundo Árabe, mas ser um precioso meio de levar aos espectadores brasileiros um conhecimento mais apurado e justo sobre uma cultura milenar tão notável à história da humanidade.

Comissão da 14a Mostra Mundo Árabe de Cinema

 

Sesc

MÚLTIPLAS NARRATIVAS

Universo recortado, sobretudo a partir da língua comum, o mundo árabe é um conjunto de países que, não raro, são homogeneizados num cenário de conflitos de natureza política, econômica, social e religiosa que há muito tem- po remanescem. A predominância de uma produção de discursos que enfati- zam a violência e o sectarismo alimenta os preconceitos e o distanciamento.

É preciso lembrar que se tratam de 22 nações cujas identidades são diversas em suas subjetividades, e que reagem de formas diferentes aos complexos embates incidentes. Num tempo marcado, entre outras questões, por uma profunda revisão nos pressupostos que constroem e mantém a democra- cia, o direito à narrativa pelo maior número de vozes presentes é um valor a ser cultivado e relata as singularidades ocultas desses territórios.

As manifestações culturais permitem a expressão de outras dimensões dis- cursivas – sejam orais, escritas ou imagéticas – apresentando perspectivas inauditas a histórias que precisam ser conhecidas. O cinema, por meio da experiência estética e seus desdobramentos, possui essa faculdade de re- presentação. A 14a Mostra Mundo Árabe contempla um espaço de exibição de diretores árabes consagrados e estreantes, além de dar visibilidade a pro- duções brasileiras e latino-americanas com temática pertinente à imigração árabe, aos países árabes e sua relação com o Brasil e América Latina.

Nesse ínterim, dá acesso a outros olhares que abordam problemas con- temporâneos fundamentais, muitas vezes, por meio de crônicas cotidia- nas cujo caráter humano estimula aproximações e afetos.
Tendo a diversidade cultural como um referencial, o Sesc mantém, nesta parceria com o Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), o estímulo à reflexão sobre as mais distintas realidades, fazendo da fruição um momento pro- fícuo de reconhecimento da existência de múltiplas narrativas que contri- buem para um olhar mais elevado sobre os fragmentos que compõem o chamado mundo árabe.

Acesse a programação completa, aqui.