Câmara Árabe faz 68 anos e divulga pesquisa sobre imigração

Qui, 02/07/2020 - 20:06
Publicado em:

Entidade fez aniversário neste dia 02 de julho de 2020 e marca a data com divulgação da primeira pesquisa sobre imigração árabe no Brasil. Apresentação será no dia 22 de julho em evento virtual.

 

Os 68 anos da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, completados neste 02 de julho de 2020, serão marcados pela divulgação de uma pesquisa sobre os imigrantes árabes no Brasil. É a primeira pesquisa feita especificamente sobre esse assunto e que identificou qual é o percentual de pessoas de origem árabe na população brasileira, além do seu perfil educacional, social e profissional.

Os dados da pesquisa serão apresentados no dia 22 de julho em um evento híbrido, que terá uma pequena parte presencial, na sede da entidade, na capital paulista, mas será majoritariamente online, em função da pandemia do novo coronavírus. O evento será aberto a participantes do Brasil e exterior interessados no tema da imigração. Mais adiante serão divulgados mais detalhes sobre a programação.

 

c2

“É uma contribuição da Câmara Árabe à comunidade”, afirmou para a reportagem da ANBA o presidente da entidade, Rubens Hannun (foto acima), sobre a pesquisa. Os dados permitirão que as pessoas conheçam o real tamanho da comunidade árabe no Brasil e sua inserção na sociedade brasileira. “Queremos ajudar essa comunidade, mesmo estando inserida no Brasil, a não perder a sua identidade árabe, a não perder o vínculo com as suas origens”, afirmou o presidente da Câmara Árabe.

A história da Câmara Árabe está diretamente ligada à imigração pois a entidade foi fundada por árabes e descendentes, e até hoje é liderada e levada adiante por eles. A instituição tem como papel principal ser um elo entre o Brasil e os países árabes. “Hoje você tem os países árabes como o terceiro maior destino dos produtos brasileiros e o Brasil como um grande sustentáculo da segurança alimentar dos países árabes, e a Câmara Árabe tem uma participação fundamental nisso”, disse Hannun.

Além de atuar na conexão econômica entre os países, mostrando e promovendo oportunidades de negócios, a entidade trabalha pela aproximação entre os governos das duas regiões, e pelo maior relacionamento cultural do Brasil e os países árabes. Além da sede em São Paulo, a Câmara Árabe tem uma filial em Itajaí, no estado de Santa Catarina, um escritório internacional em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e planos de abertura de novas unidades em outros países árabes em breve.

 

Fotos: Rodrigo Rodrigues/Câmara Árabe