Editora Tabla lança livro "Gaza, terra da poesia"

Qui, 19/05/2022 - 12:13
Publicado em:

 

A Editora Tabla lançou para pré-venda o livro "Gaza, terra da poesia", de Muhammad Taysir, com tradução: Michel Sleiman , Safa Jubran , Felipe Benjamin Francisco , Alexandre Facuri Chareti , Maria Carolina Gonçalves e Beatriz Negreiros Gemignani.

A obra (no original Ghazza, ard al-qasida) é uma antologia que reúne poemas de 17 jovens poetas nascidos em Gaza na Palestina, dentre os quais o organizador da coletânea, Muhammad Taysir. O livro foi publicado em Beirute, em finais do ano passado, pela editora Almuassasa Alarabiyya Liddirasat Wannachr, e a edição brasileira, que a Editora Tabla lança este ano, será a primeira tradução da obra, em fato que constitui um ineditismo editorial: um livro árabe contemporâneo, um livro de poemas especificamente, terá como primeiro destino estrangeiro o Brasil de língua portuguesa. A tradução é uma iniciativa do GTPAC – Grupo de Tradução da Poesia Árabe Contemporânea, coletivo coordenado pelo poeta e tradutor Michel Sleiman, professor de Língua e Literatura Árabe da USP, ao lado de alunos e ex-alunos da Graduação e da Pós-Graduação.

Amal, Mona, Fátima, Hiba, Basman, Muhammad, Hachim… os poetas de Gaza são jovens, não têm mais de 30 anos, mas sua poesia impacta. A maturidade dos versos talvez seja fruto de uma vida amadurecida às pressas, agarrada a um sentido urgente que faz da infância apenas um prelúdio. São jovens também seus tradutores Alexandre, Beatriz, Felipe e Maria Carolina, lapidados na frequentação da língua que estudam e da linguagem que depreendem dos versos da novíssima poesia árabe, ao lado do próprio Sleiman e de Safa Jubran, time de colaboradores que os leitores e seguidores da @editoratabla já conhecem.

Para mais informações e reservas, acesse aqui.