Museu de Arte do Rio expõe fotografias do libanês Dia Mrad

Seg, 15/08/2022 - 01:44
Publicado em:

 

Exposição ‘Beirute: o caminho dos olhares’ foi aberta na sexta-feira, 5 de agosto, e vai até dia 28. Mostra individual homenageia as vítimas da explosão no Porto de Beirute, em 2020.

A mostra individual de fotografias Beirute: o caminho dos olhares,  do libanês Dia Mrad, está em exposição a partir desta sexta-feira (05) no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro. Pela primeira vez no Brasil, a exibição de fotografias Fine Art é realizada pelo Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro e homenageia as vítimas da explosão do Porto de Beirute em 2020, tragédia que completou dois anos. A mostra é gratuita e vai até 28 de agosto. A foto acima faz parte da mostra.

Assim que a poeira baixou e a fumaça se dissipou, a jornada reveladora de Dia Mrad na manhã de 05 de agosto de 2020 – uma peregrinação pelos restos pulverizados da cidade -, confirmou uma verdade insondável, que Beirute foi dizimada.

Essa jornada deu o tom para um novo capítulo na obra de Mrad, que destaca uma ligação emocional com seu tema principal, a arquitetura da capital libanesa. Depois de passar anos capturando a realidade construída na cidade, ela estava agora nua e exposta. Sucumbindo ao seu ofício, Mrad passou a capturar sua nova realidade.

A explosão do Porto de Beirute, no dia 4 de agosto de 2020, marcou profundamente a história recente do Líbano. Considerada a segunda maior explosão não nuclear do mundo, a tragédia tirou a vida de mais de 200 pessoas, feriu outras milhares e destruiu metade da capital do país.

“Beirute: o caminho dos olhares” conta com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Museu de Arte do Rio, do Instituto Inclusartiz, da Orquestra Maré do Amanhã, da Federação das Entidades Líbano-Brasileiras do Rio de Janeiro e da Câmara de Comércio Líbano-Brasileira do Rio de Janeiro.

São 28 fotos em exposição, e algumas delas estão à venda. A mostra individual está aberta ao público geral no foyer localizado no quinto andar do Museu de Arte do Rio. Mais informações em www.museudeartedorio.org.br.

Crédito da foto: Dia Mrad

 

Serviço

Exposição ‘Beirute: o caminho dos olhares’, de Dia Mrad
Foyer, 5º andar – Museu de Arte do Rio – Rio de Janeiro
De quinta-feira a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h)
De 05 a 28 de agosto
Grátis