Jordânia recebe exposição sobre Dom Pedro II

Sex, 11/11/2022 - 09:30

 

Fotos da viagem do imperador brasileiro para a Terra Santa em 1876 podem ser vistas na Galeria Nacional de Belas Artes, em Amã, até dia 01 de dezembro.

Galeria Nacional de Belas Artes de Amã, na Jordânia, tem em cartaz uma exposição sobre o imperador brasileiro Dom Pedro II. A mostra traz fotos da viagem do monarca à Terra Santa em 1876. Aberta em 02 de novembro, a exposição pode ser visitada pelo público diariamente até o dia 01 de dezembro, das 9h às 17h, exceto nas sextas-feiras.

A exposição é parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, celebrado durante este ano, e é realizada pela Galeria (foto acima) e a Embaixada do Brasil em Amã, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e do Instituto Real de Estudos Inter-Religiosos.

As fotos expostas fazem parte da “Coleção Thereza Christina Maria”, o primeiro conjunto documental brasileiro incluído na lista do Registro Mundial de Memórias da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O imperador conheceu o Líbano, a Síria, a Palestina e o Egito no século 19 e deixou vários registros sobre essas viagens, entre eles fotos e diários.

O livro “As viagens de Dom Pedro II. Oriente Médio e África do Norte, 1871 e 1876″, de autoria do pesquisador e escritor brasileiro, Roberto Khatlab, foi uma das bases para o conteúdo da exposição na Jordânia. Outros países árabes, como o Líbano e o Egito, também marcaram com mostras sobre as viagens do imperador o Bicentenário da Independência do Brasil.

“As exposições realizadas pelas embaixadas do Brasil em Beirute, Cairo, Amã, e em breve em Jerusalém, fazem com que Dom Pedro II seja relembrado. Ele foi o grande promotor do Brasil no Oriente no século 19 e pioneiro das relações Brasil-Mundo Árabe”, diz Khatlab, informando que a exposição também acontecerá no Brasil e que a presença do imperador nos países árabes atraiu os imigrantes.

A inauguração da mostra em Amã ocorreu com a presença do ministro do Turismo e Antiguidades, Nayef Al-Fayez, que representou o presidente do conselho de curadores do Instituto Real de Estudos Inter-Religiosos, o príncipe El Hassan Bin Talal. Também participou da cerimônia a princesa Wijdan Ali, o embaixador do Brasil na Jordânia, Ruy Amaral, e outras autoridades.

O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, é uma das pessoas que assinam os textos de apresentação da exposição, assim como o embaixador Ruy Amaral, o diretor do Instituto Real de Estudos Inter-Religiosos, Renee Hattar, e o diretor da Galeria Nacional de Belas Artes, Khalid Khreis.

Serviço:

Exposição “A viagem do imperador Dom Pedro II do Brasil à Terra Santa em 1876: uma coleção de fotos do século 19“
Na Galeria Nacional de Belas Artes da Jordânia – Edifício 1
De 2 de novembro a 1 de dezembro de 2022
Diariamente das 9h00 às 17h00 – exceto sextas-feiras
Mais informações aqui

 

Crédito da foto: Galeria Nacional de Belas Artes