Milton Hatoum fala sobre “Ficção, Memória e História” no Ciclo de conversas sobre Cultura Árabe e Islâmica do ICArabe

Qua, 01/06/2016 - 11:28
O escritor Milton Hatoum ministrará, na quarta-feira, 8 de junho, a palestra “Ficção, Memória e História”, no Ciclo de conversas sobre Cultura Árabe e Islâmica, uma parceria entre o Instituto da Cultura Árabe – ICArabe e a Livraria Martins Fontes. As palestras, abertas ao público, acontecem no Auditório da Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, em São Paulo, das 19h30 às 21h30. Há distribuição de senhas uma hora antes de cada encontro.

Este será o terceiro encontro do Ciclo, que teve abertura com Salem Nasser, professor de Direito Internacional da GV e ex-presidente do ICArabe, e a segunda palestra com Plínio Freire, falando sobre a tapeçaria persa. Freire terá ainda outra palestra, no dia 22 de julho, encerrando o Ciclo. Além destes e Milton Hatoum, a programação terá participação de Geraldo Adriano Godoy de Campos, curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema, e da professora do Departamento de Letras Orientais da USP, Safa Jubran. 

O Ciclo tem coordenação de Heloisa Abreu Dib Julien, secretária geral do ICArabe, com apoio de Yasmin Fahs, Natalia Nahas Carneiro Maia Calfat e Jamile Abou Nouh, membros da Diretoria do Instituto..

Ficção, Memória e História

A mesa redonda com Milton Hatoum será mediada por Júlio Pimentel Pinto, docente no Departamento de História (FFLCH-USP), e Francine Iegelski, pós-doutoranda do Departamento de História (FFLCH-USP), sobre gêneros literários (romance, novela, conto, crônica) e suas relações com a história e a memória. Haverá um debate com o público.

Na primeira parte do encontro, os críticos e o autor vão dialogar sobre gêneros literários (romance, novela, conto, crônica) e suas relações com a história e a memória. Depois haverá um debate com o público. 

Milton Hatoum é autor dos romances Relato de um certo Oriente, Dois irmãos, Cinzas do Norte e da novela Órfãos do Eldorado. Publicou o livro de contos A cidade ilhada e a seleção de crônicas Um solitário à espreita, todos pela Companhia das Letras.

 

Veja a programação

08/06, quarta-feira, das 19h30 às 21h30

Ficção, Memória e História - Milton Hatoum

21/06, terça-feira, das 19h30 às 21h30

Literatura Árabe e suas traduções no Brasil - Safa Jubran

18/07, segunda-feira, das 19h30 às 21h30

Cinema Árabe na atualidade - Geraldo Adriano Godoy de Campos

22/07, sexta-feira, das 19h30 às 21h30

O véu e o conflito da visibilidade - Plinio Freire

 

Serviço:

Ciclo de conversas sobre Cultura Árabe e Islâmica: Ficção, Memória e História, com Milton Hatoum

Quando: Dia 8 de junho, das 19h30 às 21h30

Entrada franca

Local: Auditório da Livraria Martins Fontes

Av. Paulista, 509 – tel. 11 2167-9900 (metrô Brigadeiro)

Convênio com estacionamento: Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95

Chegar com uma hora de antecedência para retirada de senhas