Seminários abordam filosofia árabe na PUC-SP

Qui, 30/04/2015 - 12:53
A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) encerra nesta quinta-feira as Primeiras Jornadas Sul-americanas de Filosofia Árabe, reunindo estudiosos do Brasil e do Chile em seminários sobre o relacionamento histórico da filosofia com a cultura árabe, com realização do Departamento de Filosofia da PUC-SP e do Centro de Estudos Árabes da Universidade do Chile.

Um dos destaques do evento foi a conferência “Avicena entre a filosofia e a religião”, ministrada pelo Prof. Dr. da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Jamil Ibrahim Iskandar.  O acadêmico discorreu sobre o filósofo árabe conhecido também em sua língua como Ibn Sīnā. “Foi uma pessoa precoce, um gênio. Aos 10 anos, sabia o Alcorão de cor”, disse sobre o estudioso da filosofia e da medicina.

O professor abordou os estudos filosóficos de Avicena para mostrar que o muçulmano relacionava os temas da filosofia e da religião, utilizando a primeira para defender as crenças da segunda. “Avicena ficou com as duas”, analisa o professor, sobre o questionamento de o estudioso ser uma pessoa religiosa. “Porém, encaixando a religião em sua doutrina filosófica.”

Para Jonnefer Barbosa, professor e coordenador do curso de filosofia na PUC-SP, a realização das jornadas tem sido importante para se discutir a filosofia e a cultura árabe no meio acadêmico. “Traz um campo de diálogos em um mundo onde as distinções são cada vez mais esquecidas, cada vez mais conduzido para a violência”, afirmou. “É preciso mostrar como as culturas são muito mais atravessadas por proximidades do que por exclusões decisivas.”

Os seminários contaram com participações dos professores Carlos Arthur Nascimento, Rodrigo Karmy (Universidade de Chile – Centro de Estudios Árabes), Cecilia Cavaleiro de Macedo (UNIFESP) e Rosalie Pereira (USP). O Prof. Dr. Kamal Cumsille, da Universidade do Chile, e a Profª. Dra. Rosalie Pereira, da USP, encerram hoje a sequência de seminários.

Para saber mais sobre Avicena, acesse:

http://www.icarabe.org/noticias/professor-miguel-attie-filho-lanca-livro-sobre-o-filosofo-avicena

e

http://www.icarabe.org/entrevistas/o-livro-da-alma-de-avicena-recebe-a-primeira-traducao-direta