Brasil doa 500 mil dólares para o campo de refugiados de Nahr el-Bared

Ter, 28/09/2010 - 12:49

No dia 22 de setembro, o Brasil doou 500 mil dólares para auxílio e atividades de reconstrução do campo de refugiados palestinos no Líbano Nahr el–Bared, por meio da Agência das Nações Unidas para Trabalhos de Assistência aos Refugiados Palestinos no Oriente Próximo (UNRWA).

A doação foi anunciada durante a cerimônia que ocorreu na sede da UNRWA em Beirute, e contou com a presença do embaixador brasileiro no Líbano, Paulo Roberto Tarrisse da Fontoura; do secretário-geral do Ministerio dos Negocios Estrangeiros do Libano, Willian Habib; da presidente do Comitê de Diálogo Palestino-Libanês, Maya Majzoub; do representante da Organização pela Liberação da Palestina, Abdallah Abdallah, e do diretor das relações da UNRWA no Líbano, Salvatore Lombardo.

Na ocasião, Tarrisse da Fontoura disse que o Brasil estava muito satisfeito em participar dos esforços da comunidade internacional para dar suporte aos trabalhos vitais da UNRWA para a tão necessária reconstrução do campo de Nahr el-Bared. “Essa contribuição reafirma nosso comprometimento com o governo libanês e com a causa palestina”, afirmou. Segundo ele, o Brasil acredita que a solidariedade internacional deve ser um dos vetores que guiam as relações entre os países e que a necessidade de um, é a necessidade de todos.

Willian Habib agradeceu a doação e esboçou a esperança na possibilidade de no futuro os refugiados poderem voltar para suas terras, de onde foram expulsos por Israel. Abdallah Abdallah também declarou que a doação é mais uma prova do comprometimento do Brasil com a causa palestina em todos os aspectos. Já Maya Majzoub ressaltou que a reconstrução do campo ajudará a recuperar a dignidade das pessoas que ali vivem. Em dezembro de 2008 o Brasil já havia doado 200 mil dólares para a reconstrução de Nahr el-Bared e mais 200 mil dólares, em 2009, ao fundo da UNRWA.

A destruição do campo no conflito de 2007 com o governo libanês e os subsequentes deslocamentos de cerca de 27 mil refugiados palestinos do campo e das áreas adjacentes criaram uma crise humanitária com efeitos que ainda estão sendo sentidos depois de três anos. A reconstrução física do campo começou em novembro de 2009.
 

História

O Brasil possui uma das  comunidade árabe mais importantes no mundo, estimada em torn ode 12 milhões de pessoas vivendo no Brasil e que chegaram em massa desde o final do seculo XIX, cuja maioria entre estes estão os libaneses, sirios e palestinos. Estes últimos somam cerca de 60 mil no Brasil. Em 2007, o Brasil recebeu refugiados palestinos que viviam em capos na fronteira entre o Iraque e a Jordania.
 
A relacao Brasil-Palestina não começou agora. Em 1876, Dm Pedro II viajou ao Oriente, passando pela Siria, Líbano, Palestrina e Egito. O imperador depositou no Banco Otomano de Beirute uma soma consideravel, de seu proprio bolso, para os órfãos palestinos, doacão que foi destinada á educacao dos mesmos.

 

Nahr el-Bared

Nahr el-Bared é um campo de refugiados palestinos do Líbano, situado a 16 km ao norte de Trípoli. Foi establecido originalmente pela Cruz Vermelha em 1949 com o objetivo de oferecer um território aos palestinos expulsos por Israel da região do Vale de Jule. A Agência das Nações Unidas para Trabalhos de Assistência aos Refugiados Palestinos no Oriente Próximo (UNRWA) começou a prestar serviços no campo em 1950.

Segundo dados da própria UNRWA, o número de refugiados é cerca de 31 mil entre os quais se encontram filhos e netos dos que primeiro ali chegaram. O campo está dividido em duas zonas: a antiga e a original.

Durante a conflitiva década de 1980, na guerra civil libanesa, o acampamento foi objeto de diversos enfrentamentos entre facções palestinas e as forças libanesas. Em 2007, as forças libanesas dirigiram uma ofensiva militar contra o campo para derrotar a milícia da organização radical islâmica sunita Fatah al-Islam. O conflito durou em torno de três meses e o campo ficou praticamente destruído.

 

Colaborou: Roberto Khatlab