Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Exibição gratuita do filme “Notas sobre um Desterro”, terça-feira, 9 de setembro

08/09/2025

Lar Sírio promove atividades esportivas para para crianças e adolescentes

08/09/2025

Eleições do Conselho de Imigrantes em São Paulo têm inscrições abertas até 14 de setembro

05/09/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»Mulher»#Womenmarchs e #WorldHijabDay: em tempo de recrudescimento de políticas antimulheres – muçulmanas
Mulher

#Womenmarchs e #WorldHijabDay: em tempo de recrudescimento de políticas antimulheres – muçulmanas

Por Francirosy Campos Barbosa

 

“Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem.”

Rosa Luxemburgo

“Querer ser livre é também querer livres os outros.”

Simone de Beauvoir

 

Em tempo de recrudescimento de políticas anti mulheres só com conhecimento religioso e/ou acadêmico as mulheres-muçulmanas[1]  conseguirão conquistar seu lugar na sociedade de forma ampla e legítima (sociedades islâmicas ou não). É fato que alguns homens muçulmanos acharam que conseguiriam manter as mulheres enclausuradas em seus feudos machistas de alto controle, e por isso,  deixaram gerações de mulheres sem estudo, mas chegou um tempo que essas mulheres conseguiram sair do casulo imposto e hoje enquanto os homens não conseguem sair das “lojinhas” (dos seus feudos de opressão feminina) as mulheres já “passaram o ponto” e estão dando exemplo de religiosidade (conhecimento/fé) e participação social, por isso, como pesquisadora de Islam há quase duas década, penso que a Ummah (comunidade de muçulmanos que deriva da palavra umm –mãe) terá várias mulheres empoderadas em destaque na sociedade islâmica e não islâmica. A sociedade islâmica é pautada pelo conhecimento. Lê -,  esta foi a primeira palavra revelada ao Profeta Muhammad e pressupõe a responsabilidade que homens e mulheres devem ter com conhecimento a ser apreendido e transmitido.

As lutas das mulheres muçulmanas acontecem interna e externamente à comunidade. Internamente ainda precisam reivindicar o que lhe é de direito e está prescrito tanto no Alcorão quanto na Sunnah, tendo em vista que alguns homens interpretam ou usam esses textos ao seu bel prazer, por outro lado, tem-se  a comunidade externa não muçulmana que também não tem facilitado a vida dessas mulheres que usam hijab. A discriminação em relação ao hijab é real tornando-o objeto de reação islamofóbica.

O certo é que não podemos falar pelas mulheres muçulmanas, o lugar de fala é delas, o que vimos na Marcha Mundial das Mulheres foram alguns extratos importantes de falas de muçulmanas e não muçulmanas … “Nenhum ser humano é ilegal” disse Angela Davis em repúdio as declarações feitas pelo presidente eleito Donald Trump. A muçulmana, Linda Sarsour, uma das organizadoras da Marcha das Mulheres, diz em seu discurso que “os muçulmanos sofreram em silêncio durante 15 anos, durante o governo de Bush e Obama”. Mas foi de Ieashe Prime uma das falas mais impactantes dentre as mulheres muçulmanas:

“Existe um ensinamento no Islã que diz que o útero de uma mulher está conectado ao Trono de Deus. Quando você diz a verdade, Deus faz chover a verdade. Quando você diz justiça, Deus faz chover justiça. Quando você diz basta, Deus diz basta. 
Mulheres, nós como muçulmanas estamos com vocês. Nunca deixe a Islamofobia e o medo ficar entre nós…”[2]

Se o direito à liberdade de expressão religiosa e aos direitos humanos eram pauta dessas mulheres, os direitos ao uso da vestimenta islâmica é  pauta do World Hijab Day há quatro anos. World Hijab Day[3]  é um evento anual fundando por Nazma Khan e comemorado todo 1º. de fevereiro em 140 países. A proposta é encorajar mulheres de todas as religiões a usarem o hijab com o objetivo de experienciar a vestimenta usada pelas muçulmanas, em sendo assim, contribuir para compreensão dos significados atribuídos ao lenço islâmico. O movimento entra no seu quarto ano de existência e não deixa de ser observado com olhares desconfiados por algumas feministas (islâmicas ou não) que ressaltam que muitas mulheres são obrigadas a usar o lenço e que isto deveria ser destacado pela campanha. Há queixa de que grupos conservadores estariam  por trás do movimento, estimulando a vestimenta como obrigatória (cabe lembrar que trata-se de determinação alcorânica, portanto considerada uma ordem divina pela mulheres), fazendo do lenço uma bandeira política (Political Islam).

Sim, os dois atos são políticos, mas qualquer ação humana é um ato político. É preciso retomar Edward Said[4] quando diz que precisamos compreender as muitas “atualidades políticas” que o retorno ao Islam corporifica. É fato que mulheres que usam hijab encontram no Brasil grande dificuldade de conseguirem emprego, mesmo tendo especializações e formações acadêmica de alto gabarito, isto tem feito com que mulheres por questões de sobrevivência deixem de usar o lenço, causando-lhe grande constrangimento e para muitas sofrimento psíquico.

Associar o uso do lenço à opressão, à subjulgação da mulher, a um “costume árabe”é desconsiderar a vontade dessas mulheres e a sua religiosidade, assim como, o próprio entendimento da religião. A violência de gênero existe em países islâmicos do mesmo modo que existem em outros países e não é retirando o hijab, o niqab o até mesmo a burca que a violência será estirpada, se fosse assim, não haveria violência contra mulheres em outras sociedades. A roupa islâmica só se torna uma violência à mulher, quando esta é fruto da imposição de homens e/ou mulheres e não da observância da religiosidade feminina.

É fato que o texto alcorânico é mal lido por quem não conhece a religião. Não há no Alcorão nada que comprove a discriminação contra o sexo feminino e até aquelas passagens que podem gerar dúvidas devem ser analisadas a partir de interpretações contextuais que em geral encontramos com especialistas na questão e não em traduções duvidosas. Cabe dizer, que muitas palavras em árabes apresentam diversos significados e a má tradução acaba corrompendo o sentido real.

Seja pela  Women Marchs e/ou World Hijab Day chegou o tempo que as mulheres unidas buscam alternativas para viverem suas religiões, suas formas de ser/estar no mundo sem que hajam barreiras de preconceito ou o descumprimento dos direitos adquiridos há 14 séculos, como assim consideram as muçulmanas.

Infelizmente alguns blogs mal intencionados escreveram que mulheres como Linda Sarsour prejudica a luta feminista porque esta reivindica a aplicação da Sharia, tirando a fala dela de outro contexto para se aplicado e distorcido no comprometimento dela com questões sociais, como a causa da Palestina, por exemplo. Cabe dizer, que a Sharia nada mais é que o “caminho para águas”, a lei divina que estabelece as regras que devem ser cumpridas por todos muçulmanos como: rezar, jejuar, peregrinação, etc (ibadat) e questões sociais, como: casamento, divórcio, herança, etc (mu´amalat). A Sharia já é vivida 80% pelos muçulmanos em países não islâmicos. Infelizmente a mídia dá espaço aos 4% da Sharia que corresponde as questões penais e quase sempre de forma a não esclarecer ao público como esses julgamentos são realizados. Neste sentido, quando Sarsour reivindica a aplicação da Sharia ela se refere ao direito de viver dentro das regras da sua religião regida pelo Alcorão e pela Sunnah do Profeta Muhammad, ela está reivindicando o direito de ser mulher muçulmana em sociedades não islâmicas.

Atacar Sarsour neste momento é atacar todas as mulheres que marcharam no sábado em várias cidades do mundo. É bom lembrar que as mulheres não vão se render a discursos xenófobos, islamofóbicos ou qualquer outros que queiram diminuir a luta e os discursos dessas mulheres.  

#ImarchwithSarsour!!!

 

[1] Aqui digo “muçulmanas”, porque se trata do meu tema de pesquisa privilegiado.

[2] Tradução Maria Christina Moreira.

[3] http://worldhijabday.com/ acesso 19.01.2017

[4] Convering Islam (1981).

 

* Francirosy Campos Barbosa é Antropóloga, pós doutora pela Universidade de Oxford sob supervisão do Prof. Tariq Ramadan, docente do Departamento de Psicologia, FFCLRP/USP, e membro da Rede Não Cala – professoras e pesquisadoras contra violência sexual e de gênero da USP. Email: francirosy@gmail.com, coordenadora do GRACIAS – Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes; organizadora do livro: Olhares femininos sobre o Islã: imagens, etnografias e metodologias, Hucitec, 2010.

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorFilme e debate abordam o tema do refúgio pelo mundo
Próxima Desfile palestino e show musical no Al Janiah – sexta-feira, 27 de janeiro
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Soraya Smaili no podcast Mulheres Pelo Mundo

01/10/2024

Soraya Smaili é destaque da Revista Chuf, do Clube Monte Líbano

16/09/2024

Museu da Imigração promove atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

08/03/2024

EVENTOS

Exibição gratuita do filme “Notas sobre um Desterro”, terça-feira, 9 de setembro

Espetáculo “Meu Remédio”, até 28 de setembro – São Paulo 

Palestra “O holocausto palestino e o futuro da civilização árabe” – dia 13 de setembro

Comitê Campinas de Solidariedade ao Povo Palestino: sessão de cinema no MIS – 22 de agosto, às 19h30

Notícias

Lar Sírio promove atividades esportivas para para crianças e adolescentes

Eleições do Conselho de Imigrantes em São Paulo têm inscrições abertas até 14 de setembro

05/09/2025

Editora Tabla lança dois novos e-books em seu catálogo

05/09/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📽A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema comemorou 📽A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema comemorou 20 anos de realização nesta edição.
Agradecemos ao público que prestigiou os filmes e debates no CineSesc e Centro Cultural Banco do Brasil. Até 2026!

@mostramundoarabedecinema
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP 🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP - Aproveite o último dia!

🗓 Domingo, 7 de setembro

🎥 15h | "Xoftex"
Sinopse: Dois irmãos sírio-palestinos vivem em um campo de refugiados na Grécia. Enquanto aguardam asilo, filmam esquetes cômicos e sonham com a Suécia. Um retrato tocante da juventude em exílio, entre zombaria e desespero.

📍 CCBB SP 

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP 🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP - Aproveite os últimos dias!

🗓  Sábado, 6 de setembro

🎥Logo mais, às 15h | Beirute Ocidental 
Sinopse: Após os bombardeios israelenses no Líbano, uma mulher convence um taxista a levá-la pelo país em busca do filho. Um road movie em meio às ruínas da guerra.

🎥 17h | "Os construtores de Alhambra" 
Sinopse: Entre a poesia e a arquitetura, o filme reconstrói a relação entre o sultão Yūsuf I e o poeta Ibn al-Khatib na criação da Alhambra. Um mergulho visual e histórico no esplendor do Andalus.

📍 CCBB SP – até 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
📲A Editora Tabla acaba de disponibilizar em for 📲A Editora Tabla acaba de disponibilizar em formato digital duas novas obras: O país sem sombra e O desaparecimento do Sr. Ninguém.

🔗Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@editoratabla
✨️ANBA: Marrocos leva artistas e cocuradora à ✨️ANBA: Marrocos leva artistas e cocuradora à Bienal de SP

▪️ Uma das mostras de arte mais importantes do mundo, a 36ª Bienal de São Paulo será inaugurada para o público no dia 6 de setembro com trabalhos de 120 artistas, entre os quais expoentes de diversas nações árabes. Apenas do Marrocos, haverá sete artistas, além da cocuradora Alya Sebti. 

🔗Leia a matéria completa em nosso site, clique no link da bio ou dos stories.

@anbanewsagency 
@bienalsaopaulo
🌏Exposição internacional sobre Gaza chega pel 🌏Exposição internacional sobre Gaza chega pela primeira vez ao Brasil

🔗Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.