Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

15/08/2025

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

15/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Cristianismo ortodoxo, por Rodrigo Ayupe Bueno da Cruz

15/08/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»NOTÍCIAS»19ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: com 11 filmes inéditos e estreia internacional, edição 2024 apresenta a diversidade e a complexidade dos países árabes
NOTÍCIAS

19ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: com 11 filmes inéditos e estreia internacional, edição 2024 apresenta a diversidade e a complexidade dos países árabes

De 29 de agosto a 4 de setembro, evento acontece no CineSesc, em São Paulo, com abertura no dia 29, às 20h, e exibição do filme “O Professor”, produção da Palestina, do Catar e Reino Unido.

Programação inclui um debate, no dia 1º de setembro, e a estreia do filme “O Poeta Rei”, que contará com presença do diretor português Carlos Gomes.

 

A Mostra tem realização do ICArabe (Instituto da Cultura Árabe) e Sesc São Paulo e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e do Instituto do Sono.

 

Edição celebra os 20 anos do Instituto da Cultura Árabe e o centenário de Aziz Ab´Saber, geógrafo brasileiro, falecido em 2012, presidente de honra do ICArabe.

———————————

O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe e o Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio promovem, de 29 de agosto a 4 de setembro de 2024, a 19ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Em formato 100% presencial, a mostra apresenta 11 filmes inéditos. A abertura será realizada dia 29 de agosto (quinta-feira), às 20h, no CineSesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César – São Paulo, em sessão gratuita do filme ”O Professor”, de Farah Nabulsi. Os ingressos podem ser retirados a partir das 18h30 na bilheteria.  

A Mostra tem patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Casa Árabe e do Instituto do Sono.  A programação inclui um debate, no dia 1º de setembro, após a exibição do filme “Um Fardo”, que começa às 17h30, com participações de especialistas discorrendo sobre temas importantes da atualidade:

A estreia do filme “O Poeta Rei”, no dia 31 de agosto, às 17h30, contará com a presença do diretor português Carlos Gomes (mais informações  em https://mundoarabe2024.icarabe.org/ ).

Idealizada por Soraya Smaili e com curadoria de Arthur Jafet, a Mostra Mundo Árabe de Cinema consolidou-se no calendário cultural de São Paulo como uma iniciativa de aproximação das culturas dos países árabes e do público brasileiro, colaborando para apresentar diversos aspectos – social, político e cultural, entre outros – pelos olhares de diretores cujas obras buscam desfazer estereótipos comumente propagados.

“Em um momento de turbulência no Oriente Médio e protestos antiguerra em espaços públicos e universidades dos Estados Unidos, nossa 19ª Mostra Mundo Árabe de Cinema é mais contemporânea e mais significativa do que nunca. Destacando novos trabalhos dos cineastas mais ousados ​​do Oriente Médio e Norte da África, a série de filmes ilumina a diversidade e a complexidade do mundo árabe moderno”, ressalta o curador Arthur Jafet. “Apresentamos os melhores filmes sobre o mundo árabe, sejam eles grandes filmes que ganharam prêmios de prestígio, sejam pequenas joias cinematográficas que merecem ser trazidas à luz”.

A realização da Mostra por quase duas décadas demonstra o interesse do público brasileiro em conhecer mais de perto a realidade dos países árabes. Ao longo dos anos, espectadores do cinema têm se engajado e envolvido, não apenas com os aspectos culturais trazidos pelos filmes, mas também com realidades apresentadas nas telas, como a que vive a Palestina.

Para Soraya Smaili, a Mostra Mundo Árabe de Cinema é um momento de reflexão, de questionamentos aos estereótipos que são frequentemente associados ao mundo árabe em geral. “Criamos a Mostra logo no início do Instituto da Cultura Árabe, que agora completa 20 anos. Nestes anos, o público brasileiro passou a apreciar a cultura viva presente no mundo árabe, mas que lida com questões tão presentes e pertinentes à sociedade brasileira. Como disse Aziz Ab`Saber, nosso presidente de honra, e como afirma Francisco Miraglia, um dos idealizadores do Instituto, o que fazemos é para ampliar o diálogo entre as culturas, que está na base da constituição do Brasil. Portanto, a Mostra é para todos os brasileiros e todas as brasileiras. Esse diálogo permanente amplia nossa visão de mundo e nossa humanidade”, destaca.

A 19ª edição da Mostra  também homenageia e celebra os 20 anos de trajetória do Instituto da Cultura Árabe e o centenário de Aziz Ab´Saber, geógrafo, cientista e intelectual brasileiro falecido em 2012 e presidente de honra do ICArabe.

​

Sobre o ICArabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma

entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a

integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura

árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Mais informações em www.icarabe.org . Confira abaixo as sinopses dos filmes e a programação.

 

 

DEBATE

 

No dia 1º de setembro, domingo, às 19h05, haverá debate sobre o filme “Um Fardo” e será apresentado o filme “Imortais”. Ambos terão sessões no mesmo dia, às 17h30 (“Um Fardo”) e às 20h30 (“Imortais”).

O primeiro é filme iemenita e o segundo, iraquiano. Ambos tratam da temática de luta por direitos civis, em especial direitos das mulheres, dentro de um contexto de degradação econômica e social em consequência de conflitos armados nos dois países.

Participarão da mesa redonda Renan Quinalha, coordenador adjunto do Núcleo Trans Unifesp, e Sâmia Bomfim, deputada federal pelo PSOL. A mediação é de Laura Di Pietro, diretora editorial da Editora Tabla.

 

SINOPSES (faixa etária: 16 anos para todos os filmes)

 

  1. O Professor (foto do topo)

Palestina/Catar/Reino Unido/ Ficção/2023

118 min

 

Direção: Farah Nabulsi

Roteiro: Farah Nabulsi

Direção de Arte: Gilles Porte

Elenco: Saleh Bakri, Stanley Townsend, Paul Herzberg, Mahmoud Bakri, Andrea Irvine

 

Sinopse

O professor palestino Basem enfrenta a devastação pessoal após um trágico incidente envolvendo seu filho. Sua vida toma um rumo inesperado quando ele estabelece uma conexão profunda com Adam, um de seus alunos, ao mesmo tempo que desenvolve um vínculo inesperado com a assistente social britânica Lisa. Simultaneamente, um importante advogado americano e a sua esposa procuram o regresso do seu filho, um soldado israelense mantido em cativeiro por um grupo de resistência. A exigência do grupo por uma troca de prisioneiros cria tensões com as autoridades, intensificando a busca pelo soldado e levando a vizinhança de Basem e Adam à turbulência. A diretora indicada ao Oscar, Farah Nabulsi, entrelaça essas histórias díspares, mas interconectadas, em um drama emocionante marcado poe reviravoltas inesperadas e ancorado pela atuação poderosa de Saleh Bakri.

 

Trailer:

https://youtu.be/obNeQELnLWY?si=k81jRYmJtGmGMyfd

 

2- O Poeta Rei

Portugal/ Documentário/2024

69 min

 

Direção: Carlos Gomes

Roteiro: Carlos Gomes

Direção de Fotografia: Miguel Robalo

Som: Bernardo Theriaga

Montagem: João Pedro Duarte

Elenco: Santiago Macias, Miguel Vargas, Luís Trigacheiro, Juan Vargas, José Jiménez e outros.

 

Sinopse

Trata-se de uma belíssima e poética viagem pelo território do “Al-Andalus”, seguindo a história dramática e fascinante de um dos homens mais poderosos do seu tempo, nascido com vocação para poeta, mas cujo destino quis que administrasse um reino no séc. XI – O Poeta Rei Al-Mu’tamid. Dez séculos depois, a procura do homem por detrás do mito, ficcionando a sua psicologia a partir da sua poesia e dos fatos conhecidos da sua vida, comentados por encontros, paisagens, e sonoridades dos três países que no séc. XXI partilham o seu legado – Portugal, Espanha e Marrocos. A trilha sonora fez parte do espetáculo Al Mu’tamid exibido na Sala São Paulo em 2017. O filme terá sua estreia mundial durante a Mostra Mundo Árabe de Cinema e contará com a presença do diretor português Carlos Gomes.

 

 

  1.  Inchallah, um menino

Jordânia/França/ Ficção/2023

113 min

 

Diretor: Amjad Al Rasheed

Roteiro: Delphine Agut, Rula Nasser, Amjad Al Rasheed

Direção De Arte: Nasser Zoubi

Elenco: Mouna Hawa, Hitham Omari, Yumna Marwan, Salwa Nakkara, Mohammed Al Jizawi

 

Sinopse

Jordânia, hoje. Após a morte repentina de seu marido, Nawal, de 30 anos, tem que lutar por sua parte na herança para salvar sua filha e seu lar em uma sociedade onde ter um filho seria um divisor de águas.

Trailer

Inshallah a Boy | Jordan’s Oscars Entry | Official Trailer

  1. Imortais

Iraque/Suíca/Documentário/2023

94 min

 

Direção: Maja Tschumi

Roteiro: Maja Tschumi

Direção de Arte: Silvio Gerber

 

Sinopse

Milo, uma feminista obstinada, descobre o tão almejado poder de passear livremente por Bagdá, vestindo as roupas de seu irmão. Khalili, um jovem e ambicioso cineasta, percebe que sua câmera pode ser a mais forte de todas as armas. No rescaldo da revolução de 2019, Milo e Khalili são os rostos, os olhos e as vozes de uma juventude iraquiana que luta incansavelmente por um futuro melhor. O filme dá uma visão das esperanças e sonhos desfeitos de uma nova geração que não conheceu nada além da guerra, desde a invasão liderada pelos EUA.

 

Trailer

IMMORTALS | CPH:DOX 2024

 

  1. À Beira do Vulcão 

Líbano/Documentário/2023

87 min

 

Direção: Cyril Ariss

Roteiro: Cyril Ariss

 

Sinopse

No dia 4 de agosto de 2020, a explosão catastrófica no porto de Beirute deixa grande parte da capital libanesa em ruínas. No meio do caos, uma equipe de filmagem enfrenta uma decisão acachapante: continuar a produção de seu filme ou abandoná-la? Ao enfrentar as consequências da catástrofe, ficam divididos entre a sua firme crença no poder transformador do cinema e um profundo sentimento de cinismo sobre a sua capacidade de efetuar mudanças numa nação atormentada pela turbulência econômica e pelo colapso social. O filme narra suas lutas e destaca a resiliência da equipe, enquanto seus voluntários se esforçam para encontrar significado e propósito de seu trabalho em meio à devastação.

  1. A Mãe de Todas as Mentiras

Marrocos/Egito/Arábia Saudita/Catar/Documentário/2023

97 min

 

Direção: Asmae El Moudir

Roteiro:  Asmae El Moudir

Direção de Arte: Hatem Nechi

 

Sinopse

Toda família tem segredos. Mas quando a jovem cineasta marroquina Asmae El Moudir concorda em ajudar seus pais a se mudarem da casa em Casablanca onde viveram durante toda a vida, ela percebe que os mistérios de sua família são vastos. Por que os pais dela têm apenas uma foto de Asmae durante a infância? E por que ela tem certeza de que a garota da foto não é ela? Que histórias sua família contou que não são verdadeiras? Para desvendar as mentiras, El Moudir e seu pai constroem um cenário artesanal que recria sua história. Numa atmosfera que equilibra o surreal e o real, ela traz toda a família ao estúdio onde a cidade em miniatura é construída e começa a fazer as perguntas para seus familiares, compondo uma investigação. Lentamente, começa a compreender as camadas de engano e esquecimento intencional que moldaram sua vida. No final das contas, El Moudir confronta o fato de que sua avó, a matriarca da família, é a razão pela qual tantos factos obscuros e memórias dolorosas foram enterrados no passado. Ela é a personificação, em certo sentido, de todo o seu país.

 

Trailer

“The Mother of All Lies” | Official Trailer | OWR17

  1. Um Fardo 

Iêmen/Sudão/Arábia Saudita/Ficção/2023

91 min

 

Direção: Amr Gamal

Roteiro: Mazen Refaat, Amr Gamal

Direção de Arte: Mrinal Desai

Elenco: Khaled Hamdan, Abeer Mohammed,Samah Alamrani

 

Sinopse

Áden, Iêmen. Isra’a e Ahmed envidaram todos os esforços para oferecer uma vida normal e educação aos seus três filhos pequenos. Ao descobrirem que Isra’a está grávida novamente, terão que tomar decisões difíceis guiadas apenas pelo interesse da família. O filme trata de maneira delicada sobre as exigências e direitos das mulheres em relação à família.

 

Trailer

https://youtu.be/Gz4AZYJ2lk0

 

  1. LYD

Palestina/Estados Unidos/Reino Unido/ Documentário/2023

79 min

 

Direção: Rami Younis e Sarah Friedland

Roteiro: Rami Younis, Sarah Friedlan e Eyas Salman

Elenco: Maisa Adlelhadi

 

Sinopse

Este documentário de ficção científica de longa-metragem compartilha múltiplos passados, presentes e futuros da cidade de Lyd, que foi uma cidade palestina próspera com uma história longa e rica, pois em 636 DC, foi considerada a primeira capital da Palestina. Quando o Estado de Israel foi fundado em 1948, Lyd tornou-se uma cidade israelense e, no processo, centenas de residentes palestinos de Lyd foram massacrados pelas forças israelenses, e a maioria dos 50.000 residentes palestinos da cidade foram exilados. Hoje, a cidade tem maioria de israelenses, minoria de palestinos e está desinvestida e dividida pelo racismo e pela violência. Para os palestinos, a história de Lyd reflete a catástrofe e por isso o filme questiona sobre como seria a cidade se a ocupação israelense de Lyd não tivesse acontecido. À medida que o filme alterna a realidade fantástica com a realidade documental, oferece ao espectador uma reflexão sobre o futuro.

 

Trailer

Lyd(2023)| Official Trailer

  1. A Leste Do Meio-Dia

 

Ficha Técnica

Egito/Catar/Holanda/Ficção 2024

109 min

 

Direção: Hala Elkoussy

Direção de Arte: Abdel Salam Moussa

Elenco: Menha Elbatroui (melhor atriz DIFF), Ahmed Kamal, Omar Rozik, Faiza Shama

 

Sinopse

 

A Leste do Meio-Dia é uma sátira ao funcionamento interno de uma autocracia enferma e à sua vulnerabilidade inerente à visão desencadeada dos jovens por um mundo melhor. A história se desenrola em dois espaços: SHARQ12, um enclave arenoso situado numa ruína industrial; e o Mar, uma paisagem fluida com um almejado estado de liberdade. Como você imagina o mar quando nunca o viu? Os personagens incorporam uma questão pessoal central: como a esperança é mantida viva em uma realidade sombria? Eles lutam contra o medo e em busca de uma liberdade que é instintiva, mas mal definida. Têm um dilema: é possível permanecer limpo num mundo sujo? É o jovem artista Abdo quem mais anseia pela liberdade e busca a salvação por meio de sua música. As histórias da sua avó Jalala proporcionam um alívio adicional à realidade desesperadora, mas também perpetuam o status quo, refletindo a complexa relação da arte com a autoridade.

 

Trailer

https://vimeo.com/949653412?share=copy

  1. Beirut Hold’em 

Líbano/Ficção/2022

100 min

 

Direção: Michel Kammoun

Roteiro: Michel Kammoun

Elenco: Fadi Abi Samra, Rana Alamuddin, Saleh Bakri, Issam Bou Khaled, Rita Hayek, Nicole Kamato, Anjo Rihane, Zeina Saab de Melero Ziad Seaibe e Said Serhan

Direção de Arte: Céline Bozon

Direção de Fotografia: Céline Bozon

 

Sinopse

Beirut Hold’em retrata a vida de Ziko, um ex-presidiário e trapaceiro de 40 anos e seus três amigos de infância. Eles vivem em um bairro decadente de classe média baixa de Beirute e estão lutando para abrir caminho em um país à beira da guerra eminente e da falência como fantasma. Um lugar onde a instabilidade faz da vida cotidiana outra forma de jogo.

 

Trailer

https://youtu.be/2v41e5DAD5k?si=dCXY2yAa7dEcHN2Z

  1. Back to Alexandria – Retorno a Alexandria – 

Egito/França/Suíça/Ficção/2024

90 min

 

Direção: Tamer Ruggli

Roteiro: Tamer Ruggli, Marianne Brun

Direção de Arte: Thomas Hardmeier

Elenco: Nadine Labaki, Fanny Ardant, Eva Monti, Menha El Batroui, Laila Ezz El Arab, Enaam Salousa, Hasan El-Adl, Karima Mansour, Hani Adel

 

Sinopse

Após vinte anos de ausência, Sue deve retornar ao seu Egito natal para ver sua mãe Fairouz, uma aristocrata excêntrica de quem ela se afastou. Esta jornada surpreendente, que a levará do Cairo de volta a Alexandria, será repleta de memórias distantes, nostalgia e sentimentos confusos sobre seu passado. Será a viagem que permitirá que Sue se torne a mulher poderosa que deveria ser. Destaque para o protagonismo da estrela Nadine Labaki e com a participação de Fanny Ardant.

 

Trailer

https://youtu.be/nAhAhUNzM5k?si=Uf_WiYTeIjwWA_so

PROGRAMAÇÃO:

 

 

29 de agosto, quinta-feira

 

15h – “LYD”

19h – Recepção

20h15 – Abertura

20h30 – “O Professor”

 

 

30 de agosto, sexta-feira

 

15h – “A Leste Do Meio-Dia”

17h30 – “A Mãe de Todas as Mentiras”

20h30 – “Inshallah, um menino”

 

 

31 de agosto, sábado

 

15h – “Beirut Hold’em”

17h30 – “O Poeta Rei”

20h30 – “Retorno a Alexandria”

 

 

1º de setembro, domingo

 

17h30 – “Um Fardo”

19h05 – Debate sobre o filme “Um Fardo”

20h30 – “Imortais”

 

 

 

2 de setembro, segunda-feira

 

15h – “À Beira do Vulcão”

17h30 – “A Mãe de Todas as Mentiras”

20h30 – “Inshallah”

 

 

 

3 de setembro, terça-feira

 

15h – “A Leste Do Meio-Dia”

17h30 – “LYD”

20h30 – “Um Fardo”

 

 

 

4 de setembro, quarta-feira

 

15h – “Imortais”

17h30 – “Retorno a Alexandria”

20h30 – “O Professor”

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorOnde assistir a 19ª Mostra Mundo Árabe de Cinema 
Próxima Rosas Venenosas
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

15/08/2025

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

15/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Cristianismo ortodoxo, por Rodrigo Ayupe Bueno da Cruz

15/08/2025

EVENTOS

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

Historiador israelense Ilan Pappe fará palestra na USP sobre a Palestina sob domínio de Israel

Notícias

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

15/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Cristianismo ortodoxo, por Rodrigo Ayupe Bueno da Cruz

15/08/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🎬 Programe-se! A 20ª Mostra Mundo Árabe de Ci 🎬 Programe-se!
A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema já está acontecendo em São Paulo com produções inéditas que emocionam, inspiram e fazem pensar.

🎥 Destaque: Linha de Frente - inédito no Brasil!
🗓 Sábado, 16 de agosto, às 15h, no CCBB-SP.

Logo cedo, Zohra Bouderbala e seus cinco filhos chegam à praia de Argel para conquistar o melhor lugar. Mas essa disputa por espaço e prestígio revela muito sobre rivalidades sociais e tensões familiares. Com humor ácido e clima teatral, o filme expõe as batalhas invisíveis do dia a dia.

📍 Ao todo, 12 filmes inéditos celebram os 20 anos de integração cultural da Mostra.
📲 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org
O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) parabeniza O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) parabeniza a eleição de seu sócio benemérito, o escritor Milton Hatoum, para a Cadeira nº 6 do quadro dos membros efetivos da Academia Brasileira de Letras, nesta quinta-feira, 14 de agosto.

A vaga foi aberta com a morte do acadêmico e jornalista Cícero Sandroni. Foi a primeira candidatura de Hatoum para uma vaga de “imortal” da ABL. O escritor manauara concorreu com Eduardo Baccarin-Costa, Cezar Augusto da Silva, Antônio Campos, Paulo Renato Ceratti e Angelos D’Arachosia.

Sobre Milton Hatoum

Filho de imigrantes libaneses, Milton nasceu em 19 de agosto de 1952, em Manaus (AM). É escritor, professor e tradutor e publicou oito livros, como ‘Dois irmãos’, ‘Relato de um certo oriente’ e ‘Cinzas Do Norte’.
🎬 Programe-se! A 20ª Mostra Mundo Árabe de Ci 🎬 Programe-se! A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema já começou em São Paulo e produções inéditas que emocionam e inspiram.

🎥 Uma delas é "Sudão, lembre-se de nós" (Sudan, Remember Us) – Documentário inédito filmado pouco antes da guerra civil, registrando a juventude sudanesa entre a revolução e o exílio. Um retrato poético e urgente de um país à beira do desaparecimento.

🗓Quinta-feira, dia 14h de agosto, às 20h, no CineSesc/SP

São 12 filmes inéditos e produções marcantes, que celebram os 20 anos de integração cultural da Mostra.

Confira a programação completa: https://mundoarabe2025.icarabe.org
🎬✨ Aberta em São Paulo a³20ª Mostra Mundo 🎬✨ Aberta em São Paulo  a³20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Com sala lotada, o CineSesc/SP recebeu nesta quarta-feira (13) a abertura da edição 2025 da Mostra Mundo Árabe de Cinema, com o filme ",Tudo o que resta de você ". Este ano, a realização do ICArabe celebra duas décadas de histórias e cultura árabe no Brasil.

A cerimônia de abertura contou com as presenças de: Natalia Calfat, presidente do ICArabe,; Cláudio Matos Brito, gerente geral do CCBB São Paulo; William Adib Dib Junior, presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira; Isabel Fernandez, diretora espanhola do filme Os Construtores de Alhambra; Arthur Jafet, curador da mostra;, e Soraya Smaili, idealizadora da iniciativa.

📽️ Uma noite especial que marcou o início de mais uma edição repleta de filmes, debates e encontros culturais imperdíveis.

📍 CineSesc: 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP: 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org
Abertura da Mostra Mundo Árabe de Cinema no CineS Abertura da Mostra Mundo Árabe de Cinema no CineSesc, celebrando 20 anos de histórias e cultura árabe no Brasil. 

📍 CineSesc: 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP: 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org
🎬 Abertura da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinem 🎬 Abertura da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CineSesc, celebrando 20 anos de histórias e cultura árabe no Brasil. Gabriel Sayeg, membro do ICArabe, convida a todos para prestigiarem esta edição especial.

📍 CineSesc: 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP: 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.