Neste sábado, 2 de agosto, o Instituto da Cultura Árabe participou em São Paulo da Vigília de Tishá BeAv|Fome em Gaza, realizada pela comunidade judaica Massoret.
O encontro teve participações de Marilena Chaui, Peter Pál Pelbart, Benjamin Seroussi, Flavia Odenheimer e Sheik Rodrigo Jalloul. Na ocasião, Christina Queiroz, diretora de Comunicação e Imprensa do ICArabe, leu o poema “Esperando por você”, de Ahmad Assuq, com tradução de Felipe Benjamin Francisco, presente no livro “Gaza, terra da poesia”, da Editora Tabla.
Tishá BeAv, o 9º dia do mês de Av, é o mais triste do calendário judaico — memória da destruição de Jerusalém e do Templo, mas também de muitas outras catástrofes históricas que atingiram o povo judaico.
Neste ano, essa tradição milenar reconheceu, com dor e indignação, a fome devastadora em Gaza, a destruição de bairros inteiros, e o sofrimento de civis inocentes — palestinos e israelenses.
Em seu comunicado de agradecimento aos participantes, a Massoret afirma que segue comprometida com um judaísmo vivo, plural e profundamente enraizado na ética da responsabilidade. “Acreditamos que o único caminho possível é o da convivência entre os povos, o respeito à dignidade de cada ser humano, e o fim de toda fome e violência”, ressalta a entidade.