Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Exibição gratuita do filme “Notas sobre um Desterro”, terça-feira, 9 de setembro

08/09/2025

Lar Sírio promove atividades esportivas para para crianças e adolescentes

08/09/2025

Eleições do Conselho de Imigrantes em São Paulo têm inscrições abertas até 14 de setembro

05/09/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»ARTIGOS»A Causa Nacional Palestina… (3 de 7)
ARTIGOS

A Causa Nacional Palestina… (3 de 7)

A Guerra do Golfo

A nova conjuntura de crise que surgira no início da década de 90 no Oriente Médio tratava-se da invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein em agosto de 1990 e de seus desdobramentos, isto é, a “Guerra do Golfo” de 1991.A nova conjuntura de crise que surgira no início da década de 90 no Oriente Médio tratava-se da invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein em agosto de 1990 e de seus desdobramentos, isto é, a “Guerra do Golfo” de 1991. Já os interesses dos EUA ameaçados por esse conflito eram especialmente três: 1) a política de contenção da influência soviética na região e no mundo; 2) a proteção a Israel; e 3) o acesso ao petróleo. Diante desse problema, o interesse mais diretamente ameaçado era o do acesso aos recursos energéticos, sobretudo ao petróleo da região do Golfo Pérsico, onde ficava o Kuwait invadido.

As alegações de Bagdá contra o Kuwait, a fim de justificarem sua invasão, eram as seguintes: a diminuição do preço do óleo cru no mercado internacional graças à superprodução kuwaitiana, que teria ultrapassado a quota permitida pela OPEP1, reduzindo a participação e, portanto, a renda iraquiana; o fato de que o Kuwait seria uma décima nona província iraquiana renegada, e que a fronteira fora estabelecida de modo a prejudicar a segurança e os interesses marítimos iraquianos (como o acesso ao golfo Pérsico); o roubo de petróleo iraquiano praticado pelo Kuwait nessa fronteira; a acusação iraquiana de o Kuwait ser um “agente do imperialismo”; e o pedido de intervenção iraquiano feito por um “movimento popular” de oposição ao governo kuwaitiano.

Contudo, o que realmente importa saber diz respeito a quando e por que essas justificativas se materializaram e adquiriram tamanha repercussão. Para isso, é preciso considerar fatores regionais, internos e internacionais que são determinantes para uma razoável compreensão do que seria a chamada “guerra do Golfo”, bem como de seus resultados e conseqüências. Os aspectos regionais envolvidos na invasão do Kuwait pelo Iraque relacionavam-se com a busca de liderança (socialista e nacionalista) pelo regime do partido Baath no Oriente Médio árabe, especialmente após a guinada conservadora realizada pelo Egito de Anuar Sadat nos anos 1970 e pelo aprofundamento das relações comerciais dos EUA com a Arábia Saudita e as monarquias árabes do golfo Pérsico. Saddam Hussein afirmara que a investida contra o Kuwait e os árabes conservadores e de “direita” era um passo na direção da libertação da Palestina (numa época em que a Intifada estava no seu auge), e isso mobilizava apoio popular árabe e muçulmano.

Os fatores internos para a incursão iraquiana no vizinho Kuwait talvez tenham sido mais decisivos. A insatisfação popular iraquiana ao fim da primeira guerra do Golfo, a chamada “guerra Irã-Iraque” (1980-88), era evidente, sobretudo devido ao elevado número de prisioneiros mantidos em celas iranianas e das inúmeras baixas ocorridas durante o longo conflito. Ademais, o endividamento do Estado iraquiano e o empobrecimento sócio-econômico eram generalizados e crescentes após a guerra. Por fim, a resolução 598 do Conselho de Segurança da ONU, buscava determinar, sob pressão iraniana, qual dos dois Estados fora o responsável pelo início das hostilidades, e essa imputação começava a pesar sobre o Iraque.

Sobre os elementos externos envolvidos, deve-se mencionar o tipo de percepção que o governo iraquiano teve nesse momento sobre uma ordem internacional ainda pautada pelo espectro da Guerra Fria, embora, conforme referimos no artigo anterior, os indícios do seu fim já se mostrassem presentes há quase uma década. Por um lado, poderia argumentar-se que Saddam invadiu o Kuwait justamente porque a Guerra Fria havia terminado, a fim de evitar sofrer ameaças ou pressões, por parte dos EUA e da URSS, para “democratizar” o país e, assim, poder manter a imunidade de seu governo. A queda dos regimes pró-soviéticos do leste europeu em 1989 e declarações estadunidenses de que o Iraque poderia ser o “primeiro exemplo de ‘país democrático’ no Oriente Médio árabe” podem ter sido elementos decisivos de um cenário mundial de pós-Guerra Fria que teriam estimulado Saddam a agir.

Por outro lado, talvez essa tendência não estivesse tão clara segundo a ótica do regime iraquiano que, ainda raciocinando sob uma conjuntura de enfrentamento leste-oeste, teria decidido pela campanha bélica, possivelmente esperando obter um potencial apoio soviético à invasão aliado a uma atitude de não-intervenção dos EUA. De fato, não podemos deixar de lembrar que o Iraque de Saddam Hussein e do regime do partido Baath, representantes remanescentes do socialismo árabe nacionalista dos anos 1960-80, haviam sido os paladinos, no Oriente Médio, na defesa dos interesses, tanto dos EUA como da URSS, na guerra travada durante oito longos anos contra o Irã pós-revolucionário e islâmico.

De todos modos, o Iraque invadiu o Kuwait. E, apesar de todas as pressões e ultimatos impostos pela comunidade internacional e pelos EUA (inclusive através da aprovação de sanções econômicas pela ONU) para que Saddam se retirasse do emirado, em janeiro de 1991, diante da negativa iraquiana de abandonar o território kuwaitiano, uma aliança militar liderada pelos EUA e pela Inglaterra, com o apoio de alguns países árabes, inicia os ataques. A URSS não se alinhou completamente a essa coalizão, embora tenha votado a favor das resoluções da ONU que determinavam as sanções ao Iraque. Em fevereiro, após o fim da “guerra do Golfo”, teve início o embargo político-econômico da ONU contra o Iraque, que duraria 12 anos, e cujas conseqüências humanitárias e sociais seriam trágicas para a sua população.

Ao longo de 1991, e especialmente após a extinção da URSS em dezembro, a chamada “Nova Ordem Mundial” passaria a ditar os rumos de um sistema internacional mais do que nunca “unipolar”, pois liderado pelos EUA, que viram a possibilidade (e a necessidade) de incluir, nessa nova agenda mundial, o Oriente Médio. Assim, os EUA resolveram consolidar e assegurar sua hegemonia nessa região, através da implantação de duas políticas principais, que buscavam proteger já não mais aqueles três interesses vitais a que nos referíamos e que tinham sido ameaçados pela guerra do Golfo, mas tão somente os dois restantes, pois o primeiro deles (o fim da URSS), como vimos, já havia sido suprimido. Assim, impunha-se a resolução do segundo e terceiro impasses: o conflito árabe-israelense e a causa nacional palestina; e a questão energética (petróleo e gás).


1 A Organização dos Países Exportadores de Petróleo foi criada em 1961 para coordenar e estabelecer as políticas de seus Estados-membros relativas à produção e distribuição de hidrocarbonetos e seus derivados.

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorA Causa Nacional Palestina… (4 de 7)
Próxima A Causa Nacional Palestina… (5 de 7)
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

​Artigo – ​Elogiar e xingar

11/11/2016

Artigo: Xeque-mate à libanesa

02/11/2016

Artigo: Quando surgiu o terrorismo

31/10/2016

EVENTOS

Exibição gratuita do filme “Notas sobre um Desterro”, terça-feira, 9 de setembro

Espetáculo “Meu Remédio”, até 28 de setembro – São Paulo 

Palestra “O holocausto palestino e o futuro da civilização árabe” – dia 13 de setembro

Comitê Campinas de Solidariedade ao Povo Palestino: sessão de cinema no MIS – 22 de agosto, às 19h30

Notícias

Lar Sírio promove atividades esportivas para para crianças e adolescentes

Eleições do Conselho de Imigrantes em São Paulo têm inscrições abertas até 14 de setembro

05/09/2025

Editora Tabla lança dois novos e-books em seu catálogo

05/09/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🔴Eleições do Conselho de Imigrantes em São P 🔴Eleições do Conselho de Imigrantes em São Paulo têm inscrições abertas até 14 de setembro

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente (CPMigTD), está com inscrições abertas para participação na votação virtual das Eleições do Conselho Municipal de Imigrantes (CMI) – Biênio 2025-2027.

🔗 Saiba mais em nosso site, clique no link disponível nos stories.
📽A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema comemorou 📽A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema comemorou 20 anos de realização nesta edição.
Agradecemos ao público que prestigiou os filmes e debates no CineSesc e Centro Cultural Banco do Brasil. Até 2026!

@mostramundoarabedecinema
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP 🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP - Aproveite o último dia!

🗓 Domingo, 7 de setembro

🎥 15h | "Xoftex"
Sinopse: Dois irmãos sírio-palestinos vivem em um campo de refugiados na Grécia. Enquanto aguardam asilo, filmam esquetes cômicos e sonham com a Suécia. Um retrato tocante da juventude em exílio, entre zombaria e desespero.

📍 CCBB SP 

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP 🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP - Aproveite os últimos dias!

🗓  Sábado, 6 de setembro

🎥Logo mais, às 15h | Beirute Ocidental 
Sinopse: Após os bombardeios israelenses no Líbano, uma mulher convence um taxista a levá-la pelo país em busca do filho. Um road movie em meio às ruínas da guerra.

🎥 17h | "Os construtores de Alhambra" 
Sinopse: Entre a poesia e a arquitetura, o filme reconstrói a relação entre o sultão Yūsuf I e o poeta Ibn al-Khatib na criação da Alhambra. Um mergulho visual e histórico no esplendor do Andalus.

📍 CCBB SP – até 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
📲A Editora Tabla acaba de disponibilizar em for 📲A Editora Tabla acaba de disponibilizar em formato digital duas novas obras: O país sem sombra e O desaparecimento do Sr. Ninguém.

🔗Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@editoratabla
✨️ANBA: Marrocos leva artistas e cocuradora à ✨️ANBA: Marrocos leva artistas e cocuradora à Bienal de SP

▪️ Uma das mostras de arte mais importantes do mundo, a 36ª Bienal de São Paulo será inaugurada para o público no dia 6 de setembro com trabalhos de 120 artistas, entre os quais expoentes de diversas nações árabes. Apenas do Marrocos, haverá sete artistas, além da cocuradora Alya Sebti. 

🔗Leia a matéria completa em nosso site, clique no link da bio ou dos stories.

@anbanewsagency 
@bienalsaopaulo
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.