Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Últimas Notícias

Refugiado

22/07/2025

Memoricídio

21/07/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Refugiado, por Samantha Federici

11/07/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Institucional»Simpósio Expedição Aziz Ab’Saber 100 Anos: leia o discurso de Natalia Calfat, presidente eleita do ICArabe, na abertura do evento
Institucional

Simpósio Expedição Aziz Ab’Saber 100 Anos: leia o discurso de Natalia Calfat, presidente eleita do ICArabe, na abertura do evento

 

É com alegria que damos muito boas-vindas ao “Simpósio Expedição Aziz Ab’Saber 100 Anos”, realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com o Instituto da Cultura Árabe e a Cátedra Edward Said de Estudos da Contemporaneidade – Unifesp.

No encontro de hoje temos a honra e o carinho de homenagear o Professor Aziz Nacib Ab’Saber em seu centenário. Geógrafo, educador e pesquisador, o Professor Aziz é atualmente uma das grandes referências nas temáticas de meio ambiente e impactos ambientais decorrentes das atividades humanas.

Hoje, através das três mesas de debate que apresentaremos, buscamos celebrar o legado do professor em diferentes campos de pesquisa e atuação, suas contribuições a importantes instituições do pensamento brasileiro, sua vida e sua relação com o mundo árabe e com a comunidade árabe no Brasil.

Prof. Aziz dedicou uma vida aos estudos e pesquisas acadêmicas. Lecionou na Universidade de São Paulo por mais de 30 anos, tornando-se professor-emérito da USP. Contabiliza em sua trajetória um total de 486 obras, entre artigos acadêmicos, teses, capítulos de livros, documentos, artigos e relatórios. Ab’Saber também conquistou diversos prêmios importantes.

Em 2011, foi escolhido pela União Brasileira de Escritores como o Intelectual do Ano, prêmio que o firma como um dos maiores nomes da Geografia moderna. Recebeu em 2005 o prêmio Jabuti de melhor livro na categoria Ciências Humanas com a obra “São Paulo, ensaios entreveros”. Também ganhou o Prêmio Internacional de Ecologia e o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente.

Foi Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), professor honorário do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e presidente de honra da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência e do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe).

Pioneiro em geografia física, ecologia, meio ambiente e cidadania, se debruçou sobre questões socioambientais, agroecologia e variações climáticas. Foi um defensor do direito da natureza e do direito humano à água, celebrando o conhecimento das comunidades nativas.

Observador da paisagem durante todas suas viagens, Prof. Aziz teorizou sobre o avanço e o recuo dos diferentes tipos de vegetação conforme as alterações climáticas do planeta. Era focado na geomorfologia, mas era verdadeiramente um geógrafo completo. Muito preocupado com as questões ambientais do país, ele desenvolveu diversos estudos considerados de Geografia Humana e de planejamento urbano e ambiental.

Mesmo sem assumir nenhum cargo político (exceto pelo breve período enquanto presidente do Condephaat), atuou politicamente: como na orientação da mudança da área da construção do Aeroporto Internacional de São Paulo e a exemplo de sua mediação no conflito entre empresas mineradoras e garimpeiros da Serra Pelada, buscando maior integração entre as partes e alternativas para solucionar o dilema.

Prof. Aziz também desenvolveu modelos de zoneamento ecológico, projetos de reflorestamento, preocupava-se com sustentabilidade e reaproveitamento, com a recuperação e restauração de áreas degradadas, tendo antecipado, por exemplo, a intensificação das chuvas no sul e no sudeste.

É, sobretudo, inspiração para o enfrentamento dos desafios climáticos da contemporaneidade. A identificação de problemas e as soluções apresentadas por ele são extremamente atuais no cenário contemporâneo de emergência climática que vivemos.

Prof. Aziz é merecedor de vários títulos: geógrafo humanista, mestre na preservação da natureza, geógrafo completo (um dos títulos que mais gosto), e meu preferido: jardineiro. Explico: Ainda jovem, Aziz queria tanto trabalhar na Universidade de São Paulo que, na época bacharel e pós-graduado, aceitou o cargo e o salário de jardineiro, já que seu professor não podia empregá-lo como pesquisador sênior em seu laboratório.

Depois de três meses cuidando das árvores e das plantas, surgiu a oportunidade de ser prático de laboratório, cargo que ocupou até defender a livre-docência, em 1965.

Como presidente de honra do Instituto de Cultura Árabe, Aziz Ab’Saber foi um dos maiores representantes da cultura árabe no Brasil.  

Além de dedicado estudioso de geomorfologia, etnologia e antropologia, é um grande conhecedor da cultura árabe. Um ano antes de falecer, Ab’Saber acompanhava atentamente o desenrolar dos acontecimentos da chamada Primavera Árabe, talvez sem ter dimensão que ,15 anos depois, a região – terra de seu pai – estaria como hoje, sob ataque.

Em 1996, Aziz passou duas semanas viajando por Síria, Líbano e Egito. Conheceu a cidade natal de seu pai e teve a oportunidade de travar contato com a geografia real de todos aqueles países que fizeram parte das histórias contadas durante sua infância. “Eu tinha desespero para ver a realidade geográfica disso”, disse. Prof Aziz tinha esse espírito, de sair para a rua – ou para a mata – estar na universidade, mas a todo tempo estar fora dela, em contato próximo com a sociedade.

Isso fala precisamente do espírito do Prof. Aziz, da sede pelo conhecimento, do olhar para o outro, da insistência na ciência, na valorização dos ensinamentos tradicionais, do respeito à terra, da gentileza, da troca… e do legado.

O falecimento do Prof. Aziz em 2012 se deu antes da minha entrada no Instituto, de modo que eu não o conheci pessoalmente. Mas gostaria de falar sobre como esse legado é rico, poderoso e permanente. Candura é a palavra que me vem para descrever o Prof. Aziz porque sempre que dilemas se colocam à frente da diretoria ou dos integrantes do Instituto é a ele que os fundadores fazem referência. ‘Aziz diria’ eles dizem… ou ‘Aziz faria’. Isso é o que chamo de herança.

Ele e seu legado perduram lindamente, Prof. Aziz é contínuo porque os dilemas com os quais ele lidava permanecem presentes, e a sustentabilidade das soluções que ele apresentava também. Ele vive na valorização de suas raízes, na exaltação da cultura árabe no Brasil e na contribuição sobre a produção e desenvolvimento do conhecimento humano ao longo da história.

É por isso que o Prof. Aziz Ab’Saber vive na universidade brasileira, na cultura brasileira, na comunidade árabe-brasileira e no meio ambiente e geografia brasileiros.

Obrigada, Prof. Aziz, pelo que nos ensinou depois de sua partida.

 

26 de novembro de 2024.

Natalia Calfat, presidente eleita do Instituto da Cultura Árabe

*Para garantia da acessibilidade e democratização da informação, o evento contou com a colaboração de intérpretes de Libras.

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorUma celebração ao legado de Aziz Ab’Saber em simpósio no Sesc 24 de Maio
Próxima Assista ao debate Gaza urgente: genocídio, jornalismo e direitos humanos
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Conheça os membros da nova Diretoria

12/12/2024

Conheça a Diretoria do ICArabe para o biênio 2025-26

12/12/2024

Nota de pesar: Eduardo Elias 

27/06/2024

EVENTOS

Curso “Dança do Ventre Essencial”, com Cristina Antoniadis – online

Clube de Leitura da Editora Tabla: “Uma mulher estranha”, da autora Leylâ Erbil – 30 de julho – online

Curso “Arte, cultura e contexto no mundo árabe – de Casablanca a Bagdá, uma introdução à região árabe” – 11 de julho e 1 de agosto – São Paulo -SP

“Sob fogo: a Saúde da População de Gaza” – 1º de julho – São Paulo

Notícias

Memoricídio

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Refugiado, por Samantha Federici

11/07/2025

Ilan Pappe participará da Flip 2025 com debate sobre a Palestina

08/07/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e polític 🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e políticas de extermínio: O caso da Palestina" - O encontro ocorrerá hoje, 22 de julho, terça-feira, às 19h, na Associação Católica Bom Pastor - Aracaju.

@ufsoficial 
@ufs_itabaiana
🕌✨️O novo site do ICArabe está no ar! 

🔗Acesse para se manter informado sobre a cultura árabe no Brasil e no mundo: https://icarabe.org/

📲 Link disponível na bio e nos stories
CONVITE - 📚Série Encontros Acadêmicos

🇱🇧A Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências e o Centro Cultural Justiça Federal promoverão o Encontro com o jornalista Guga Chacra (Membro Titular da Academia – Cadeira 27), que abordará o tema "Líbano: Panorama Atual e Perspectivas", no dia 24 de julho, quinta-feira, às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal – Sala das Sessões, localizado na Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ. 

🔗A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site: 
https://abre.ai/encontroacademia

Link disponível nos stories.

👥 Realização:
Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências

🤝 Apoio Institucional:
Centro Cultural Justiça Federal

@academialibanobrasil
🌏 Participe do 1º Seminário Internacional do 🌏 Participe do 1º Seminário Internacional do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas e da FAMBRAS: Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe”, nos dias 06, 12 e 19 de agosto, das 9h às 10h30. O evento será online e gratuito, com tradução em 4 idiomas e certificado.

🔗 Inscreva-se pelo QR Code na imagem ou pelo link disponível nos stories.

@fambras 
@academy_halal
🌏📚 Aigo Livros promoverá o curso Literatura 🌏📚 Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia 

A Aigo Livros promoverá o curso online Literatura Árabe da Ásia, que abordará a introdução à história dos países de língua árabe do continente, os da região do Oriente Médio e da Península Arábica, a partir dos livros, nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, terças-feiras, das 19h às 20h30. 

Os encontros tratarão sobre o colonialismo europeu no mundo árabe, da questão da Palestina, os sectarismos no Oriente Médio e as imigrações e diásporas árabes. O curso será ministrado por Jemima de Souza Alves, pós-doutoranda em Letras na FFLCH-USP, com mestrado e doutorado na mesma universidade, tradutora do árabe e do inglês de livros como “Narinja”, de Jokha al-Harthi, “Ave Maria”, de Sinan Antoon, entre outros; integra o grupo de pesquisa “Tarjama - Escola de tradutores de literatura árabe moderna”, sob a supervisão da Profa. Dra. Safa A-C Jubran; e Paula Carvalho, historiadora, jornalista. Pós-doutoranda em História pela Unifesp. Mestre em história pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), estuda viajantes, principalmente os disfarçados. Lançou o livro “Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt” em 2022 pela editora Fósforo. É uma das criadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras.

Confira a programação do curso:

05.08 (19h às 20h30): Quando o colonialismo europeu chega ao mundo árabe
Sugestão de leitura: Narinja, Jokha Alharthi (@editoramoinhos)

12.08 (19h às 20h30): Vamos falar sobre a Palestina
Sugestão de leitura: Detalhe menor, Adania Shibli (@todavialivros)

19.08 (19h às 20h30): Os sectarismos no Iraque e no Oriente Médio
Sugestão de leitura: Ave Maria, Sinan Antoon (@editoratabla)

26.08 (19h às 20h30): Imigrações e diásporas árabes
Sugestão de leitura: Correio Noturno, de Hoda Barakat (@editoratabla)

Para participar é necessário fazer uma contribuição de R$220,00, faça a sua inscrição no link da bio da @aigolivros. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 30 dias.
🇵🇸“Gaza no coração” é semifinalista n 🇵🇸“Gaza no coração” é semifinalista no Prêmio Jabuti Acadêmico

O livro “Gaza no coração: história, resistência e solidariedade na Palestina” está entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico. A indicação reconhece a relevância coletiva do trabalho que resultou na obra, organizada com o objetivo de reunir reflexões críticas sobre a Palestina e sua luta por autodeterminação.

Entre os autores e autoras que assinam os textos, estão os associados do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe)Milton Hatoum (benemérito), José Arbex e Salem Nasser. Também participam da publicação Reginaldo Nasser,  Soraya Misleh, Safra Jubram e outros pesquisadores, jornalistas e ativistas comprometidos com o tema. O conjunto de artigos busca contribuir para o debate público sobre a realidade palestina, reforçando a urgência de interromper o genocídio em curso e a necessidade de fortalecer a solidariedade internacional com o povo palestino.

A obra foi publicada pela Editora Elefante, com edição de Tadeu Breda.

@sorayamisleh 
@salemhnasser 
@reginaldonasser 
@miltonhatoum_oficial
@josearbex
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.