O documentário “Notas sobre um Desterro”, dirigido por Gustavo Castro, recebeu o Prêmio Especial do Júri na Competição Gaza no 19º Iran International Documentary Film Festival – Cinema Verite, em Teerã, um dos mais importantes festivais dedicados ao cinema documental, comprometido com a relação entre realidade, verdade e ética da imagem.
O prêmio foi concedido na presença do júri da Competição Gaza, composto por Ashraf Al-Bulkini, Julio Perez del Campo e Mahdia Sadat Mehr, que reconheceu o filme. Este é o primeiro prêmio do filme, e é especialmente significativo que venha do Irã, país com uma tradição cinematográfica profunda e uma cena documental historicamente engajada.
Comunicado da produção ressalta que “esse reconhecimento estabelece um diálogo político e cultural que aproxima América Latina e Oriente Médio, territórios marcados por histórias de colonização, violência de Estado, exílio, apagamento e resistência, e reafirma a potência de um olhar latino-americano sobre a Palestina
Agradecemos profundamente a toda equipe do filme, às famílias Latif e Rabah, pela confiança e generosidade, à FEPAL, pelo apoio fundamental, e aos jurados, curadores e organizadores do festival por este reconhecimento.
Dedicamos este prêmio ao povo palestino, à população de Gaza, aos mártires do genocídio em curso, aos profissionais de saúde que resistem em condições extremas e, em especial, aos jornalistas que seguem denunciando ao mundo as atrocidades cometidas pelo governo israelense.
Seguimos comprometidos em exibir o filme ao redor do mundo, contribuindo com a luta pelo direito à verdade, à memória, à resistência e à autodeterminação. Vamos continuar falando sobre a Palestina”.
