Mulheres brasileiras são tema de exposição na Jordânia

Ter, 26/01/2016 - 13:51
Situações como maternidade, solidão, relação com a mãe e violência permeiam o universo feminino e foram fotografadas por 15 artistas brasileiras. O resultado desse trabalho pode ser visto agora em Amã, na Jordânia, na exposição “About Women”, que começou na quinta-feira (21) e segue até o dia 09 de fevereiro.

A mostra, que acontece na galeria Fann wa Chai, é resultado do projeto de Renato Negrão, fotógrafo e professor da Escola Panamericana de Arte. Foi ele que apresentou os trabalhos à embaixatriz do Brasil na Jordânia, Ivana Panizzi, que decidiu levar as fotos ao país árabe e fez a curadoria da exposição.

“Aqui se conhece muito pouco do Brasil. A abertura foi um sucesso maravilhoso. Não imaginei que iria tanta gente”, contou Panizzi em entrevista à ANBA. “A mostra chama muito a atenção. É bem criativa e diversificada e causou bastante impacto por eles (os jordanianos) não estarem acostumados a esse tipo de exposição”, avaliou.

As fotos tratam ainda de temas como memória familiar, relação com o avô, vida doméstica, o passado, relação com o sonho de infância, liberdade e aprisionamento. As fotógrafas que integram o projeto são Alessandra Yoradjian, Aline Baía, Ana Rodrigues, Camila Gil, Carol França, Eli Criva, Giselle Bohnen, Giuliana Camargo, Hérika Bauer, Isa Godoy, Juliana Silvestre, Marcela Marchini, Mônica Assan, Mary Cürry e Valérie Mesquita.

De acordo com a embaixatriz, os temas retratados na exposição das brasileiras também fazem parte da realidade das jordanianas, mas não são muito debatidos. “Aqui é tudo mais velado”, disse. Para ela, a mostra brasileira abre um importante espaço para que artistas jordanianos também possam exibir trabalhos do gênero.

As fotos que retratam a violência contra a mulher, por exemplo, foram colocadas ao fundo de uma das salas da galeria, com uma advertência de que as imagens podem chocar, mas que se trata de mulheres maquiadas e não agredidas de fato. “As fotos são muito fortes. A expressão das mulheres é incrível”, comentou.

De acordo com Panizzi, apesar de alguns temas relativos à mulher ainda serem tabu naquela região, a mulher “está ganhando seu papel no mundo muçulmano”.

Sobre a montagem da exposição, a embaixatriz contou que foram levadas cerca de 150 fotos à Jordânia, e como na mostra somente 40 estão expostas, ela pretende fazer outras exibições no país com imagens inéditas.

“A ONU Mulheres vai fazer um festival de cinema de filmes de curta-metragem [na Jordânia] sobre o papel da mulher na sociedade hoje. Acho importante colocarmos as fotos na entrada do festival”, afirmou Panizzi. A ONU Mulheres é o órgão da Organização das Nações Unidas dedicado à promoção da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. O festival acontece de 06 a 13 de março.

Panizzi também pretende levar a exposição a outras partes da Jordânia. “Inclusive aos campos de refugiados. A exposição vai andar muito por aqui”, afirmou a embaixatriz.

 

Além da mostra de fotos, Panizzi disse que quer levar outras atrações do Brasil para a Jordânia, como eventos relacionados à música e à comida brasileira. No Brasil, a exposição poderá ser vista a partir do dia 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Serviço

Exposição About Women

Local: Galeria Fann wa Chai

Endereço: Kulliyat Al Sharee’ah Street, 25, Amã, Jordânia

Aberta diariamente das 09h às 23h

Entrada gratuita