Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Curso do ICArabe: segunda aula debate queda de Bashar al-Assad e novos rumos na Síria

12/08/2025

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

08/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Diáspora, por Oswaldo Truzzi

08/08/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»ARTIGOS»O Egito está de parabéns
ARTIGOS

O Egito está de parabéns

Mesmo que tenha havido qualquer tipo de acordo secreto entre Muhammed Mursi e Hussein Tantawi, para quem está ao lado do povo, na Praça Tahrir, a tacada do presidente em cima do chefe do estado maior e seus asseclas foi brilhante. Os soldados velhos, subordinados ao Pentágono, receberam cada um seu pijama ornado com passamanes e ao mais jovem general foi dado um novo uniforme pesado de estrelas, como garantia de que cada um tem um tipo de cadeira onde sentar. Foi uma limpeza geral: no Conselho Supremo das Forças Armadas, nos comandos de Exército, Marinha, Aeronáutica e Defesa Aérea e no Ministério da Defesa. Os dois mais graduados, Muhammad Hussein Tantawi e Sami Hafez Annan, foram condecorados e nomeados para assessoria militar do presidente, um presente tipo up the administration que só representou uma promoção inócua ou, dito de outra forma, receberam robe de chambre de seda para vestir em cima do pijama, ou talvez um sinal de que não terão a mesma sorte de Muhammad Hosni Said Mubarak (1928 – ).

O substituto de Tantawi, como Comandante-chefe das Forças Armadas e Ministro da Defesa Abdul Fattah Khalil Al-Sissi, era o mais jovem membro do CSFA onde chefiava a Inteligência Militar. Al-Sissi tem a seu favor, ou contra ele, o fato de ter sido o primeiro militar a reconhecer de público a brutalidade de seus colegas contra os manifestantes, no ano passado, inclusive que os militares fizeram ‘testes de virgindade’ nas manifestantes mulheres.

O movimento presidencial pegou a todos, analistas e mídia, de surpresa. O espanto maior seria causado pela passividade dos milicos.

O ocorrido pôs um fim à luta pelo poder, entre civis e militares (Irmandade Muçulmana e Conselho Superior das Forças Armadas, como há quem prefere, dando nomes aos bois) que vem desde a queda do regime de Mubarak. Pelos recentes acontecimentos, parece que os militares perderam para os civis e a autoridade passou a ser exercida pelo presidente Mursi.

É inegavelmente uma reforma profunda, pois além de retirar o poder dos militares, foi também cancelada a assim chamada declaração constitucional que limitava o poder presidencial e dava aos fardados um amplo poder de decisão sobre praticamente tudo, desde a reestruturação das forças armadas até o orçamento governamental e as políticas internas e externas. No Egito, os militares foram apeados do poder como foram os seus colegas na Turquia, com a notável diferença que os egípcios foram dispensados em muito menos tempo que os seus colegas turcos. 

O presidente atende, assim, a uma das mais importantes reivindicações revolucionárias do povo egípcio representadas pela intromissão militar no poder. Este é um dos pontos que facilitarão a marcha rumo à normalidade e à democracia. 

O acontecimento no campo de segurança que serviu de estopim para o relatado acima foi evidentemente um ataque de militantes islamitas, no norte do Sinai, que deixou 16 soldados egípcios mortos.

É evidente que impedir o CSFA de se intrometer na política põe igualmente um fim, ou ao menos minimiza a crescente tensão entre Mursi e a Irmandade; confirma também a tendência bastante reclamada pela Praça Tahrir para o reforço do poder civil, rumo a uma estabilidade democrática. 

A maestria de Mursi fica igualmente evidenciada pelo fato de escolher, para seu vice- presidente Muhammad Makki, um Juiz que liga duas pontas: é simpático à Irmandade, ainda que não a ela filiado, e tem um passado de luta, no campo jurídico, contra os desmandos ditatoriais de Mubarak. Esta nomeação, colocando a seu lado uma cabeça jurídica, preenche a necessidade de Mursi de se cercar de um conselheiro que o ajudará numa eventual necessidade de enfrentar o poder judiciário e até mesmo na orientação na redação da Constituição reclamada pelo povo egípcio e, até mesmo, acalmar os setores que temem que a Irmandade queira estabelecer um regime islamita, principalmente a Igreja Copta e outras minorias. O sino da Igreja copta, nunca é tarde de ser lembrado, já estava nas torres, antes mesmo do primeiro muezim subir a um minarete em mesquita egípcia; isto servirá de mais um exemplo egípcio para o que se anda fazendo, ou tentando fazer, com a religião em outros países da região, quer sejam árabes ou não.

Se o presidente egípcio conseguiu consolidar o seu poder político definitivamente ou não só o tempo irá confirmar, mas o povo egípcio, como demonstra a calma na Praça Tahrir, pode-se apostar que sim.

Aguarda-se agora uma solução para um problema maior no campo da Economia. A situação econômica do país do Nilo é deprimente, inclusive devido à paralisia das atividades por longos meses. Reativar a Economia só pode ser feito principalmente com aporte de recursos externos e não faltam promessas. O Qatar – que mantém bom relacionamento com a Irmandade Muçulmana do Egito – prometeu dois bilhões de dólares para ajudar a economia egípcia, a Líbia ofereceu depositar outros dois bilhões e os Estados Unidos anunciaram a disposição de colaborar com 550 milhões. Com estes valores é esperado que a libra egípcia mantenha sua estabilidade por este ano de 2012. Aguarda-se ajuda maior com apoio substancial externo liderado pelo Fundo Monetário Internacional.  

A estabilidade política resultante das atitudes de Mursi, segundo dá para deduzir de relatos da mídia local e internacional, criou um clima favorável a novos investimentos externos. Alguns empresários do setor exportador do Brasil com os quais conversamos informam que têm sentido nestes últimos dias revigorada atividade por parte dos empresários egípcios e positiva resposta por parte destes aos contatos realizados por brasileiros. É um bom sinal esta reação imediata.

Tudo calmo, no Egito, tal as águas do Nilo? Nem tanto, pode-se afirmar: há movimentação militar no Sinai, escassez de energia, eleições dentro em breve, Assembleia Constituinte e redação da nova Constituição, comprovação da capacidade do próprio conselho executivo e um montão de reivindicações populares a serem atendidas e, não se pode esquecer, o povo egípcio mantém vigilantes acampados na Praça Tahrir!

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorSenhora das letras árabes
Próxima Termina o mês sagrado do Ramadã para os muçulmanos
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

​Artigo – ​Elogiar e xingar

11/11/2016

Artigo: Xeque-mate à libanesa

02/11/2016

Artigo: Quando surgiu o terrorismo

31/10/2016

EVENTOS

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

Historiador israelense Ilan Pappe fará palestra na USP sobre a Palestina sob domínio de Israel

Migrações, Línguas e Hospitalidade – Perspectivas Críticas Multidisciplinares” – 11 a 14 de agosto – Campinas- SP

1º Seminário Internacional – Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe

Notícias

Curso do ICArabe: segunda aula debate queda de Bashar al-Assad e novos rumos na Síria

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

08/08/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Diáspora, por Oswaldo Truzzi

08/08/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📚 Hoje, na Livraria Blooks, no Rio de Janeiro, 📚 Hoje, na Livraria Blooks, no Rio de Janeiro, dando continuidade ao curso do ICArabe, foi a vez da aula da profa. Dra. Muna Omran sobre “O 07/10 e os seus reflexos na queda de Bashar Al-Assad”.

Em outubro de 2023, o ataque do Hamas a Israel alterou profundamente o cenário geopolítico no Oriente Médio. Neste contexto, os rebeldes sírios aproveitaram tal conjuntura para avançar, explorando a fragilidade dos principais aliados de Bashar al-Assad: Irã, Rússia e Hezbollah, o que culminou com a sua queda em 8/12/2024.

🆕 Com a ascensão ao poder do líder do HTS (Hayat Tahrir Al Sham) Ahmad Al Sharaa, um novo cenário se desenha na Síria. O encontro teve por objetivo debater se Ahmad al-Sharaa representa uma possibilidade de mudança dentro do sistema sírio e geopolítico da região ou se estará fadado a ser apenas mais um peão no complexo jogo geopolítico do Oriente Médio.

🗓 As próximas aulas acontecerão nos dias 18 e 25 de agosto, com temas sobre os novos fronts de guerra e a nova ordem regional no Irã.

📲 Acesse o link para mais informações e inscrições: https://icarabe.org/cursos-e-palestras/curso-do-icarabe-abordara-a-questao-palestina-em-agosto-no-rio-de-janeiro-saiba-mais/
🎬 Começa nesta quarta, 13 de agosto! A 20ª Mo 🎬 Começa nesta quarta, 13 de agosto!
A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema abre no CineSesc, celebrando 20 anos de histórias e cultura árabe no Brasil.

🎥 Destaque: Os Construtores de Alhambra – inédito no Brasil!

Entre a poesia e a arquitetura, o filme reconstrói a relação entre o sultão Yūsuf I e o poeta Ibn al-Khatib na criação da Alhambra. Um mergulho visual e histórico no esplendor do Andalus.

🎙 A cerimônia de abertura terá a presença da diretora espanhola Isabel Fernández, de Os Construtores de Alhambra, que também participará no sábado, 16 de agosto, às 17h30, de sessão seguida de debate.

Programação:
📍 CineSesc – 13 a 19 de agosto
📍 CCBB SP – 16 de agosto a 7 de setembro

🔗 Saiba mais no site: https://icarabe.org/blog/mostra-mundo-arabe-de-cinema-celebra-20-anos-de-integracao-cultural-e-apresenta-nesta-edicao-12-filmes-ineditos-e-producoes-que-marcaram-sua-trajetoria-2/
(link na bio)
Feliz Dia dos Pais! O ICArabe homenageia todos os Feliz Dia dos Pais! 
O ICArabe homenageia todos os pais que mantêm viva a tradição e transmitem valores de geração em geração.💚❤️
🎬 ⚠️ A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema v 🎬 ⚠️ A 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema vai começar!

📍 A abertura será no CineSesc 🎥, na próxima quarta-feira, 13 de agosto, com programação até 19 de agosto.

🎭 No CCBB SP, de 16 de agosto a 7 de setembro.

📌 Mais informações e programação completa no link na bio ou nos stories 

🔗https://icarabe.org/blog/mostra-mundo-arabe-de-cinema-celebra-20-anos-de-integracao-cultural-e-apresenta-nesta-edicao-12-filmes-ineditos-e-producoes-que-marcaram-sua-trajetoria-2/
📚 Novo verbete no ar! Diáspora, por Oswaldo 📚 Novo verbete no ar! 

Diáspora, por Oswaldo Truzzi, é o 21º tema da série especial do ICArabe.

✔️Entenda como povos como palestinos, sírios e armênios mantêm suas culturas vivas mesmo longe da terra natal.

⬅️ Arraste para o lado e aprofunde seu conhecimento sobre o mundo árabe com conteúdo confiável e fundamentado.
🎬 Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos 🎬 Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos 🎞️ e produções que marcaram sua trajetória 🌍

A Mostra Mundo Árabe de Cinema, em sua 20ª edição 🎉, terá abertura no dia 13 de agosto, no CineSesc, com o filme inédito “Tudo o que Resta de Você” 🎥. Até 19 de agosto no CineSesc e no CCBB, de 16 de agosto e 7 de setembro🏛️.

📢 Mais informações em breve!
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.