Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Lançamento do livro “Brimos à Mesa”, de Diogo Bercito – dia 23 de agosto

15/08/2025

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

15/08/2025

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

15/08/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»ARTIGOS»“Sobre Futebol e Barreiras” no Território do Nunca Esqueceremos
ARTIGOS

“Sobre Futebol e Barreiras” no Território do Nunca Esqueceremos

“Sobre Futebol e Barreiras” (filme meu, de Lucas Justiniano, José Menezes e João Carlos Assumpção), que fará parte da programação da 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, é uma obra que procura trazer uma reflexão social sobre Palestina/Israel. Ela é um instantâneo no momento da Copa do Mundo 2010 que permitiu que, durante a festa que traz à tona sentimentos nacionais, pudéssemos discutir as nacionalidades de palestinos e israelenses e a relação destas com os problemas sociais e políticos que acontecem dentro daquele Território.

O que guiou a pesquisa do projeto inicialmente, em viagem que fiz sozinho de janeiro a março de 2010, foi, como jornalista, a necessária curiosidade de conhecer a realidade in loco do que eu conhecia de longe. Era um ajuste para desfazer estereótipos ou criações idealizadas e, assim, entender o cotidiano daquilo que eu conhecia como ocupação. Por entre as barreiras da Cisjordânia, lá estava eu em 28 de janeiro de 2010 quando  jogavam Egito e Argélia por uma das semifinais da Copa Africana de Seleções. Eu estava em Beit Sahour, uma cidade na parte sul dos territórios palestinos ocupados da Cisjordânia. Naquela noite, um telão capturava a atenção daqueles palestinos. Todos torciam para a Argélia. Motivo: a alguns quilômetros a oeste de onde estávamos, o governo egípcio ainda presidido por Hosny Mubarak controlava a fronteira de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza. E, junto com o governo israelense, realizava o cerco a “compatriotas” de muitos dos que assistiam àquele jogo – “compatriotas” sem Estado.

O futebol não fazia os palestinos esquecer a ocupação. Àquela altura eu já estava há um mês na Palestina e sabia que isso seria impossível. A ocupação é o cotidiano dos palestinos. Mas o espaço aberto com a possibilidade de ver a Copa por lá poderia trazer alguma nova brecha para enxergar o conflito. O futebol, na verdade, seria moldado pela política e a paixão pelo esporte mais popular do mundo durante sua maior festa seria transformado pelo que costumamos chamar de conflito palestino-israelense.

Mas para o objetivo de compreender um quadro mais geral, que aqui chamarei de “sociedade Palestina/Israel”, a Cisjordânia ocupada não bastava. Era essencial ir a Israel para entender o cerne do conflito neste território que ganha variados nomes. Um dos aspectos que pude enxergar ali foram barreiras incrustadas não só em seu pensamento social e em sua identidade nacional, mas em um cotidiano de barreiras concretas que faz com que sejam ignoradas as realidades de pessoas que caminham no centro de Ramallah, nos campos de refugiados de Nablus ou que têm suas lojas no centro de Hebron.

Andar por Israel é enxergar o cotidiano do Estado que para a totalidade de seus aspectos se autodenomina judaico. Um aspecto que exaltam bastante é o de que nunca esquecerão, “never again” insistem em dizer, jamais novamente aceitar a aniquilação a que assistiram na Europa, e que alegam que agora os árabes querem realizar. Mas o lema “Never Again”  alimenta a lenta ocultação e destruição de uma outra população que grita pelos seus próprios direitos, encontra diversos meios para não desaparecer. E, de fato, a trama de acontecimentos que em parte foi suprimida da memória global e que ganhou o nome de nakba (catástrofe) não desapareceu. Sim, os palestinos também prometem “nunca esquecer”. É a versão deles do “never again”.

Aí está a base da história que palestinos e israelenses compartilham no cotidiano do conflito, como ocupante e ocupado, no dia-a-dia de armas, estragos de bombas, olhares raivosos, postos de controle, medo da morte. Uma luta de duas versões e suas consequentes políticas – de quem oprime, de quem assassina, de quem domina e controla, de quem resiste, de quem se corrompe, de quem se mobiliza, de quem pensa ou de quem se aliena – que se digladiam no mesmo Território, a alegada necessidade de um Estado de caráter judeu em todos os seus aspectos e a resiliente persistência de um Estado palestino que ainda luta para existir, um meio para que a história de um povo que se acha injustiçado não desapareça em meio ao Estado sob símbolos judaicos que quer construir sua hegemonia.

É sobre a base formada por alguns destes aspectos que acredito termos construído “Sobre Futebol e Barreiras”, em um território fragmentado sobre os diversos interesses que jogam com as sociedades que lá vivem. Um território que, pelo caráter de sua luta, poderia ter como um de seus nomes “Nunca esqueceremos”.

Exibir o filme na Mostra Árabe tem um significado especial para toda a equipe, já que estaremos em um evento de cinema que se consolida no calendário de São Paulo e Rio de Janeiro, ao lado de uma seleção especial de filmes do cinema árabe – com obras clássicas, experimentais e atuais -, e do lançamento de “Constantino”, de Otávio Cury. Da minha parte, devo admitir, o tempo em que trabalhei como jornalista para o Instituto da Cultura Árabe colaborou para que eu pudesse ter um contato mais crítico e profundo com as sociedades árabes. Se algo ficou da prática do Icarabe, foi a sua linha de atuação sempre tendo em vista exercer um pensamento crítico, em não aceitar dogmas, em buscar através de pesquisa e uma reflexão profunda retratar realidades de culturas e sociedades cheias de contradições. Não à toa, a sua fundação ocorreu em ato em homenagem ao palestino-americano Edward Wadie Said e seu presidente de honra foi até recentemente Aziz Ab’Sáber.  Esta, uma perda recente enorme, aliás. Para todos os estudiosos e profissionais que precisam de um olhar crítico e apurado para retratar complexas realidades sociais.

Arturo Hartmann é jornalista e realizou, ao lado de Lucas Justiniano, José Menezes e João Carlos Assumpção, o documentário “Sobre Futebol e Barreiras”

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorSami Bordokan “Música e Dança para Sentir”
Próxima ICArabe dá início ao curso sobre regimes políticos no Mundo Árabe e Islâmico
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

​Artigo – ​Elogiar e xingar

11/11/2016

Artigo: Xeque-mate à libanesa

02/11/2016

Artigo: Quando surgiu o terrorismo

31/10/2016

EVENTOS

Lançamento do livro “Brimos à Mesa”, de Diogo Bercito – dia 23 de agosto

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

Notícias

Lançamento do livro “Brimos à Mesa”, de Diogo Bercito – dia 23 de agosto

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

15/08/2025

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

15/08/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🎬 Hoje (16 de agosto) aconteceu, no CineSesc, o 🎬 Hoje (16 de agosto) aconteceu, no CineSesc, o debate da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema após a sessão esgotada de Os Construtores de Alhambra, com a diretora Isabel Fernández, Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (ICArabe).

Daqui a pouco, às 20h30 – Filme “Arzé”, um retrato marcante do cotidiano no Líbano.

🔗 Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
🎬 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema - momentos 🎬 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema - momentos do Debate, no CineSesc, após a sessão de Os Construtores de Alhambra, com a diretora Isabel Fernández, Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (ICArabe).

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: Acontecendo nes 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: Acontecendo neste momento, após sessão esgotada do documentário "Os Construtores de Alhambra", no CineSesc, debate com a diretora Isabel Fernández, ao lado de Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (presidente do ICArabe).

Uma oportunidade única de mergulhar ainda mais no universo poético e arquitetônico do Andalus e nas inspirações por trás da criação da Alhambra.

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: daqui a pouco, 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: daqui a pouco, após sessão esgotada do documentário "Os Construtores de Alhambra", no CineSesc, debate com a diretora Isabel Fernández, ao lado de Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (presidente do ICArabe).

Uma oportunidade única de mergulhar ainda mais no universo poético e arquitetônico do Andalus e nas inspirações por trás da criação da Alhambra.

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
Hoje começa a 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema Hoje começa a 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB-SP!

📽️ Para abrir a programação deste sábado (16 de agosto):
➡️ 15h – Linha de frente
➡️ 17h – Formas de seres humanos normais

📍 A mostra segue em cartaz no CCBB-SP até 7 de setembro, com produções inéditas que revelam diferentes olhares do cinema árabe contemporâneo.

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
🎞20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema!

 Neste sábado, 16 de agosto, no CineSesc:

⏱️Às 17h30 – Exibição do inédito “Os Construtores de Alhambra”, seguida de debate com a diretora  Isabel Fernández e os convidados Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (presidente do ICArabe).

⏱️ Às 20h30 – Filme “Arzé”, um retrato marcante do cotidiano no Líbano.

🎞️ A Mostra segue em cartaz no CineSesc até 19 de agosto.

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.