Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Lançamento do livro “Brimos à Mesa”, de Diogo Bercito – dia 23 de agosto

15/08/2025

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

15/08/2025

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

15/08/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Blog»4ª Mostra Imagens do Oriente – Clássicos do Cinema Egípcio
Blog

4ª Mostra Imagens do Oriente – Clássicos do Cinema Egípcio

Desde 2007, a Mostra de Cinema Imagens do Oriente (IMO) exibe em São Paulo a mais recente produção cinematográfica do Irã, de países árabes e de outras regiões do chamado “Oriente Médio”. Em sua seleção, os curadores visam, acima de tudo, aprofundar o conhecimento sobre a cultura e o cotidiano  destes povos,  contribuindo para reforçar os laços e diminuir os preconceitos contra o mundo islâmico. Nesse sentido, sempre procuram trazer ao menos dois diretores a cada evento, organizando com eles mesas-redondas e debates com o público.

Agora, para celebrar os 130 anos da imigração árabe para o Brasil, IMO focaliza a história do cinema árabe, com um programa especial mostrando os maiores clássicos do cinema egípcio de 1948 até a década de 1970. A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério da Cultura do Egito e da Embaixada do Egito no Brasil, pretende revelar a história do cinema árabe por meio desses clássicos, realizados durante o que pode ser considerado seu principal período – os anos 1960 estendidos. A maioria dos filmes é realista, ou romântico-realista, em geral sobre o alto Nilo rural, no Sul, e remete ao conflito de classes, à degradação social e à perda de valores como a solidariedade. Vários tratam de honra e vingança sob diversos prismas. A mostra traz também, com Algodão doce, de 1949, um exemplo do gênero musical leve, uma das características do início da década de 1950. A comédia, dessa vez combinada ao realismo, está em A segunda esposa, de 1967, considerada um modelo dessa mistura de estilos bastante explorada ao longo dos anos 1960. Um filme mais recente também foi incorporado. Trata-se de O colar e a pulseira, rodado em 1986 por Khairy Bishara, que se baseou no romance homônimo de Yahya Taher Abdullah.

Imagens do Oriente é uma realização do Instituto da Cultura Árabe, este ano em parceria com o Ministério da Cultura da República Árabe do Egito e do Consulado do Egito no Rio de Janeiro, que disponibilizaram e  possibilitaram a vinda dos filmes, além das fundamentais parcerias com a Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, do Sesc-SP (Serviço Social do Comércio) e do Centro de Estudos Árabes da Universidade de São Paulo, bem como do apoio da Cinemateca Brasileira, a Embaixada do Brasil no Egito, a Imprensa Oficial, além da Fundação Caipirinha e da ArteEast de Nova Iorque. Nesta quarta versão, IMO ocorre de 25 de junho a 11 de julho em três das melhores salas de cinema da cidade: CineSesc, Cine Olido e Cinemateca Brasileira.

Imagens do Oriente apresenta clássicos do cinema egípcio

 

1.Algodão doce

Título original: Ghazal el banat  غزل البنات
1949, Egito, 35mm, pb, 120 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Anwar Wagdi
Atores principais:
Naguib Al Rihani     
Laila Mourad
Anwar Wagdi
 

Sinopse: Hamam, professor de uma escola de ensino fundamental, foi demitido por não ser capaz de controlar as alunas travessas. Sentindo-se pessimista em relação à vida, é encaminhado por um amigo para trabalhar como tutor de Laila, filha de um pachá. Na casa do magnata, Hamam enfrenta uma brusca mudança em seu entorno social. Laila o trata como a um amigo, e, mostrando-lhe o lado belo da vida, desperta os sentimentos do tutor.

 

2. O desejo da garça

Título original: Du’á’ al-karawán    دعاء الكروان
1959, Egito, 35mm, pb, 109 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Henry Barakat
Atores principais:
Faten Hamama     
Ahmed Mazhar                   
Amina Rizk              
Zahrat El-Ola

Sinopse: Baseado no romance de 1934 do escritor egípcio, Taha Hussein, esse é um conto de amor e traição, situado na zona rural do Alto Egito, no Sul do país. A história gira em torno de Amna, uma jovem que planeja vingança contra o engenheiro que destruiu sua família, levando sua irmã à morte e condenando-a a viver na desonra.

 

3. A segunda esposa

Titulo original: Al-zawja al-thániya   الزوجة الثانية
1967, Egito, 35mm, pb, 105 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Salah Abou Seif
Atores principais:
Soad Hosny
Shukry Sarhan
Soheir El-Morshidy
Abdel Moneim Ibrahim
Muhammad Nuh

Sinopse: Um abastado proprietário rural – ‘umda, segundo seu título de honra- não consegue ter filhos, mesmo após anos de matrimônio. Desesperado por um herdeiro, e com o consentimento da sua própria mulher, decide assumir uma segunda esposa. Sua escolha recai sobre uma moça já casada, que ele força ao divórcio para esposá-lo. Revoltada com a injustiça sofrida, a jovem vinga-se do marido dissipando a riqueza dele e minando o seu prestígio.

 

4. Diário de um fiscal rural

Título original: Yawmiyyát na’ib fi al-aryáf  يوميات نائب في الأرياف
1968, Egito, 35mm, pb, 123 min
Idioma: árabe
Legendas em português e espanhol
Diretor: Tewfik Saleh
Atores principais:
Raviya Achour                     
Ahmed Abdelhalim             
Tewfik El Dekn

Sinopse: Baseado no romance homônimo do escritor egípcio Tawfiq Al-Hakim, de 1937, registra as atividades diárias e atribulações de um funcionário público nomeado para exercer as funções de justiça numa aldeia do interior do país. O filme traça um vivo retrato das tensões sociais na região.

 

5. O carteiro
Título original: Al-bústagui  البوسطجي
1968, Egito, 35mm, pb, 100 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Hussein Kamal
Atores principais:
Shukry Sarhan
Zizi Mustafa
Seif El Dine  
Soheir El-Morshidy
Salah Mansour         

Sinopse: Abbás, habitante da cidade do Cairo, é nomeado pelo governo para ocupar o posto de fiscal numa agência de correio de uma pequena aldeia do Alto Egito. Naquele local distante, sofre com os contrastes sociais e enfrenta uma dura solidão. Ali, ao abrir uma carta que revela segredos de um caso de amor escondido das famílias, Abbás desencadeia ações que escapam de controle.

 

6. Algum medo
Título orignal: Shay’ min al-khawf     شيء من الخوف
1969, Egito, 35mm, pb, 112 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Hussein Kamal
Atores principais:
Yehia Chahine                     
Mohammed Tawfik
Shadia
Mahmud Mursi

Sinopse: Relata a história de uma gangue que se apodera de um vilarejo do sul do Egito, aterrorizando seus habitantes. O filme, tido como uma metáfora do regime nasserista foi banido até que o próprio Nasser o liberou. O presidente alegou que se seu partido de fato se parecia com aquele bando, merecia o mesmo destino da gangue do filme. Baseado em um conto do escritor Tharwat ‘Ukásha.

 

7. A múmia. A noite da passagem dos anos
Título original:  Al-mumia’a     الموميا
1969, Egito, 35mm, cor, 102 min
Idioma: árabe
Legendas em português e francês
Diretor: Chadi Abd al-Salam
Atores principais:
Ahmed Marei
Ahmad Hegazi         
Zouzou Hamdy El-Hakim    
Nadia Lutfi    

Sinopse: O filme é baseado na história verdadeira do clã dos Abd el-Rasuls e a revelação do Vale dos Reis, próximo à aldeia de Kurna, em 1881. A tribo das montanhas guardava há milênios o segredo das relíquias da tumba perdida. Quando um oficial do governo egípcio descobre que peças do tesouro estão sendo vendidas no mercado negro, inicia uma investigação. O filme explora o dilema da busca por um passado reprimido e mal compreendido.

 

8. A terra
Título original: Al-ard  الأرض
1969, Egito, 35mm, cor, 130 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Youssef Chahine
Atores principais:
Hamdy Ahmed
Yehia Chahine
Ezzat El Alaili
Tewfik El Dekn
Mahmoud El-Meliguy
Salah El-Saadany
Ali El Scherif
Nagwa Ibrahim

Sinopse:
Nas lavouras de algodão às margens do Nilo, em meados da década de 1930, desenvolve-se o drama da redução do fornecimento de água de dez a apenas cinco dias por mês para os camponeses, em nome do aumento da cota destinada ao latifundiário. Ao mesmo tempo, a disputa pelo amor da bela filha de Abou Swelem, representa a própria disputa pelo futuro. Baseado no romance de  Abd el-Rahman al-Charqawi, o filme narra a história épica de duas gerações confrontadas com a expropriação de suas terras e a perda de seus valores.

 

9. O colar e a pulseira
Título original: Al-túq wa al-iswára  الطوق والاسوارة
1986, Egito, 35mm, cor, 110 min
Idioma: árabe
Legendas em português e inglês
Diretor: Khairy Bishara
Atores principais:
Muhammad Munir
Sherihan
Furdus Abdulhamid
Ahmad Badir
Ezzat El-Alaili

Sinopse: Estrelado pelo famoso cantor pop núbio Muhammad Munir, baseia-se em um romance de Yahya Taher Abdullah (1938-1981). Trata-se de uma crítica ao provincianismo, com personagens típicos, como o santarrão de aldeia, o místico, etc., num retrato dos problemas vividos por essa sociedade e a sua falta de perspectivas.

 

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorAto de repúdio ao ataque à ajuda humanitária e Dia de Ação Global de BDS de emergência – São Paulo (SP)
Próxima Cinemulher exibe filmes árabes
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Lançamento do livro “Brimos à Mesa”, de Diogo Bercito – dia 23 de agosto

15/08/2025

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

15/08/2025

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

15/08/2025

EVENTOS

Lançamento do livro “Brimos à Mesa”, de Diogo Bercito – dia 23 de agosto

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

Mostra Mundo Árabe de Cinema celebra 20 anos de integração cultural e apresenta nesta edição 12 filmes inéditos e produções que marcaram sua trajetória

Notícias

Lançamento do livro “Brimos à Mesa”, de Diogo Bercito – dia 23 de agosto

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

15/08/2025

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

15/08/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🎬 Hoje (16 de agosto) aconteceu, no CineSesc, o 🎬 Hoje (16 de agosto) aconteceu, no CineSesc, o debate da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema após a sessão esgotada de Os Construtores de Alhambra, com a diretora Isabel Fernández, Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (ICArabe).

Daqui a pouco, às 20h30 – Filme “Arzé”, um retrato marcante do cotidiano no Líbano.

🔗 Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
🎬 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema - momentos 🎬 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema - momentos do Debate, no CineSesc, após a sessão de Os Construtores de Alhambra, com a diretora Isabel Fernández, Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (ICArabe).

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: Acontecendo nes 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: Acontecendo neste momento, após sessão esgotada do documentário "Os Construtores de Alhambra", no CineSesc, debate com a diretora Isabel Fernández, ao lado de Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (presidente do ICArabe).

Uma oportunidade única de mergulhar ainda mais no universo poético e arquitetônico do Andalus e nas inspirações por trás da criação da Alhambra.

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: daqui a pouco, 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: daqui a pouco, após sessão esgotada do documentário "Os Construtores de Alhambra", no CineSesc, debate com a diretora Isabel Fernández, ao lado de Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (presidente do ICArabe).

Uma oportunidade única de mergulhar ainda mais no universo poético e arquitetônico do Andalus e nas inspirações por trás da criação da Alhambra.

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
Hoje começa a 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema Hoje começa a 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB-SP!

📽️ Para abrir a programação deste sábado (16 de agosto):
➡️ 15h – Linha de frente
➡️ 17h – Formas de seres humanos normais

📍 A mostra segue em cartaz no CCBB-SP até 7 de setembro, com produções inéditas que revelam diferentes olhares do cinema árabe contemporâneo.

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
🎞20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema!

 Neste sábado, 16 de agosto, no CineSesc:

⏱️Às 17h30 – Exibição do inédito “Os Construtores de Alhambra”, seguida de debate com a diretora  Isabel Fernández e os convidados Daniel Gallego Arcas (Instituto Cervantes) e Natalia Calfat (presidente do ICArabe).

⏱️ Às 20h30 – Filme “Arzé”, um retrato marcante do cotidiano no Líbano.

🎞️ A Mostra segue em cartaz no CineSesc até 19 de agosto.

Confira a programação: www.mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp 
@ccbbsp 
@camaraarabebrasileira 
@institutodosonooficial 
@casa_arabe 
@cinefertil 
@editoratabla
@catedraedwardsaid
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.