Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Diretoria ICArabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Salamaleque leva ao palco neste sábado (22) memórias e tradições da cultura árabe

17/08/2026

Derrubando estereótipos: conheça a plataforma Comunicando a Palestina  

14/08/2026

Inscrição aberta para traduzir livros brasileiros

14/08/2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Diretoria ICArabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Blog»Os árabes e a cartografia
Blog

Os árabes e a cartografia

Em entrevista para o ICArabe, ela divide com nossos leitores um pouco do seu valioso conhecimento. 

 

O que exatamente a cartografia?
Pode-se dizer que Cartografia é mapeamento e mapeamento é o processo pelo qual são gerados os produtos cartográficos. A Cartografia tem como objetivo a obtenção de um documento de caráter altamente técnico, com o fim de representar aspectos naturais e artificiais da superfície terrestre e, portanto, é um instrumento de comunicação e de análise espacial. O mapa é um dos resultados possíveis da atividade cartográfica. Além de projetar e construir os mapas, na Cartografia os mapas também são estudados como fontes de informação sobre o desenvolvimento científico e histórico. O desenvolvimento de trabalhos cartográficos envolve uma diversidade de conhecimentos e ciências associados, tais como matemática, física, geodésia, astronomia, fotogrametria, sensoriamento remoto, cadastro, representação cartográfica, dentre outras. 

 

Qual foi a contribuição dos árabes para a cartografia antiga e atual?
A cartografia como instrumento de conhecimento do meio, seja para entender a abrangência do espaço físico, fixar limites territoriais ou detalhar itinerários, foi e sempre será necessária. Os árabes contribuíram para o conhecimento cartográfico e foram imprescindíveis para que tal conhecimento servisse de orientação, com a melhor exatidão possível, para a ocupação do espaço pelo homem. O mapa mais antigo que o mundo conhece (3500 a 3000 a.C.) foi descoberto nas escavações de ruínas na região mesopotâmica de Ga-Sur, a 300 km ao norte da Babilônia, atual Iraque, e já continha a utilização dos pontos cardeais como referência espacial. Os egípcios foram grandes precursores da cartografia (faziam medições sistemáticas de suas terras, na época de Ramsés II – 1330 a 1300 a.C.) e inventaram o Cadastro Territorial (mediam, registravam e demarcavam as fronteiras das propriedades rurais para fins de tributação). Estes fatos indicam a origem árabe da geodésia e da matemática.

A astronomia árabe teve grande desenvolvimento no final do século VI e culminou com a determinação do movimento dos corpos celestes no final do século IX. Esta astronomia de posição, fundamental para a cartografia, é utilizada na obtenção de coordenadas geodésicas precisas e somente foi substituída pelos métodos de posicionamento por satélites (atualmente o GPS) no final do século XX.

Os árabes preservaram integralmente para o mundo moderno trabalhos dos mestres gregos como Euclides e Apolônio, prestando um grande serviço à geometria e, consequentemente, à geodésia e à topografia. 

 

Que outras ciências os árabes desenvolveram que acabaram beneficiando a cartografia de forma indireta? Em quais períodos históricos isso ocorreu?
Matemática e álgebra: a matemática evoluiu a partir dos gregos que atribuíram aos egípcios a origem da geometria (3.000 a.C.) e aos fenícios a invenção do cálculo. Os egípcios mediam áreas de figuras geométricas e volumes de alguns poliedros e de corpos redondos. Em 967, Muhammad Ibn-Ahmad passou a utilizar o décimo algarismo do sistema de numeração hindu, o número zero, cujo conceito colaborou com os progressos da matemática. A concepção de frações e do princípio dos erros levou à solução aritmética de problemas de álgebra. O princípio dos erros é um dos fundamentos do ajustamento de observações, utilizado no processamento de dados geodésicos e fotogramétricos para fins cartográficos. Alhwarismi (nascido em 780), astrônomo e matemático, introduziu os numerais hindus (de 1 a 9) na matemática árabe e na álgebra, resolveu equações de primeiro e segundo graus que são o fundamento das ciências exatas e das engenharias, inclusive a cartográfica. Seu nome deu origem à palavra “algoritmo” (ou “algarismo”). 

 

Você saberia dizer quais fatores históricos e culturais fizeram com que essa civilização pudesse adquirir esses conhecimentos antes de outras?
Em linhas gerais acredito que o espírito inovador e o caráter prático da formação dos árabes (aplicação do conhecimento na solução de problemas concretos) levaram ao interesse e consequente desenvolvimento das ciências exatas. No contexto cultural, pode-se mencionar a álgebra, por exemplo, que foi desenvolvida considerando elementos das estruturas gramaticais do árabe e da teologia muçulmana da época, dentre outros, a partir da expansão e do aperfeiçoamento da língua árabe. 

 

O valor à cartografia é identificável na cultura árabe antiga e contemporânea?

Certamente. Hoje em dia, talvez, sua contribuição se dê pela tradicional habilidade que sempre tiveram nas ciências exatas.  

 

Que particularidades os mapas árabes traziam que os diferenciavam dos de outros povos?
Pode-se destacar o trabalho de Al-Idrisi (séc. XII), que foi considerado o maior geógrafo e cartógrafo da Idade Média. Seus mapas mostravam um grande avanço quando comparados aos contemporâneos não árabes, pois tinham grande precisão e alto grau de detalhamento. O mapa mundi por ele elaborado representava as regiões ocupadas (conhecidas na época) e as rotas de comércio entre elas, rios, lagos, oceanos, ilhas, principais cidades, planícies e montanhas, além de uma malha de referência (coordenadas). Outra particularidade interessante é que o Norte era posicionado para baixo e o Sul para cima. 

 

Mapas produzidos por árabes na antiguidade foram compreendidos por outros povos de línguas diferentes?
Acredito que sim. O mapa é um meio de comunicação visual, composto por um conjunto de marcas gráficas e de significados (símbolos), que formam a linguagem cartográfica. Esta linguagem “simbólica” independe da linguagem escrita, seja qual for o idioma, pois seu entendimento está relacionado às propriedades perceptivas do leitor. É, portanto, uma linguagem universal. 

 

Os árabes utilizaram o conhecimento de outros povos para aperfeiçoarem seus mapas?
Sim, na Idade Média os conhecimentos matemáticos dos gregos foram absorvidos e aperfeiçoados pelos árabes. Estes calcularam o valor do comprimento do grau, construíram esferas celestes, estudaram os sistemas de projeção e organizaram tábuas de latitudes e longitudes. Com a criação do grande Império Islâmico no século VII, os árabes disseminaram sua cultura do Atlântico até à Índia, principalmente nos territórios circunvizinhos ao Mediterrâneo. Os contatos entre as civilizações cristã e árabe que ocorreram através das cruzadas, da expansão árabe na península Ibérica e do comércio entre os povos mediterrâneos, possibilitaram o intercâmbio de conhecimentos. Este intercâmbio resultou no progresso da Cartografia a partir das demandas motivadas pelo desenvolvimento da navegação. Com a descoberta da bússola, creditada aos árabes e aos chineses, e o uso desse equipamento por navegadores no século XIII, surgiram cartas de navegação bastante precisas, denominadas Cartas Portulanas. 

 

Você acha que essa contribuição dos árabes para a cartografia, e para as ciências relacionadas, é conhecida, valorizada e reconhecida entre os profissionais da sua área?
É conhecida mas poderia ser mais valorizada e reconhecida ou, talvez, lembrada com maior frequência.

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorOs árabes e a cartografia
Próxima Autores-tradutores do mundo árabe-muçulmano
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

ICArabe participa de debate com o jornalista israelense Gideon Levy em São Paulo

05/08/2026

I Seminário de Saúde das Populações Imigrantes, Refugiadas, Apátridas e Retornadas – 7 de agosto, das 8h30 às 18h – USP

22/07/2026

Aula sobre Direito Internacional a partir do Sul Global – 22 de julho, às 19h – online

17/07/2026

EVENTOS

ICArabe participa de debate com o jornalista israelense Gideon Levy em São Paulo

I Seminário de Saúde das Populações Imigrantes, Refugiadas, Apátridas e Retornadas – 7 de agosto, das 8h30 às 18h – USP

Aula sobre Direito Internacional a partir do Sul Global – 22 de julho, às 19h – online

 Clube do Livro Tabla – Encontro de julho — dia 29/07, às 19h30

Notícias

Salamaleque leva ao palco neste sábado (22) memórias e tradições da cultura árabe

Derrubando estereótipos: conheça a plataforma Comunicando a Palestina  

14/08/2026

Inscrição aberta para traduzir livros brasileiros

14/08/2026
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🇱🇧A Associação Cultural Brasil-Líbano promoverá em 🇱🇧A Associação Cultural Brasil-Líbano promoverá em setembro iniciativas para comemorar os 150 anos da viagem do imperador Dom Pedro II ao Líbano, entre elas, a exposição itinerante, que contará com a apresentação da bandeira e espada de D. Pedro II, cedidas pela Casa Imperial do Brasil, além da Rota da Viagem do Imperador ao Líbano, imagens do seu diário, depoimento sobre as cidades visitadas, além de outras imagens.

🔗Saiba mais em nosso site. Link disponível nos stories.
🎭 Salamaleque em cartaz! Neste sábado, 22 de agos 🎭 Salamaleque em cartaz!

Neste sábado, 22 de agosto, às 16h, o Complexo Cultural Oswald de Andrade recebe o espetáculo “Salamaleque”, da Cia Teatral Damasco.

Fruto de cinco anos de pesquisa sobre a cultura árabe, a peça parte das cartas de amor trocadas pelos avós da atriz Valéria Arbex na década de 1930. Entre memórias, histórias de família e sabores, “Salamaleque” proporciona uma experiência teatral sensorial e intimista.

📅 22 de agosto, às 16h
📍 Complexo Cultural Oswald de Andrade
🎟️ Ingressos distribuídos 1h antes, no local (máx. 2 por pessoa).
🔞 Classificação: 14 anos
📽A 21ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, promovida pel 📽A 21ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, promovida pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) e pelo Sesc – Serviço Social do Comércio, será realizada de 2 a 8 de setembro, no CineSesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César – São Paulo). A programação apresenta 9 filmes, todos inéditos. A abertura será no dia 2, com o filme “Calle Málaga, de Maryam Touzani.

🔗Saiba mais em nosso site. Link disponível nos stories.

@mostramundoarabedecinema 
@cinesescsp
📚 Fundação Biblioteca Nacional (FBN) lançou edital 📚 Fundação Biblioteca Nacional (FBN) lançou edital para editoras estrangeiras interessadas em publicar no exterior obras de autores brasileiros. 

🔗 Saiba mais em nosso site. Acesse o link disponível nos stories.

@anbanewsagency
✍️Evento reunirá a tradutora Maria Carolina Gonçal ✍️Evento reunirá a tradutora Maria Carolina Gonçalves e a escritora Maria Fernanda Maglio, com mediação de Yasmin Faria, no dia 20 de agosto, às 19h30.

🔗Saiba mais em nosso site. Link disponível nos stories.

@editoratabla
❓ Você sabia que a expressão “conflito árabe-israe ❓ Você sabia que a expressão “conflito árabe-israelense”, muito usada pela imprensa ocidental, não reflete a realidade da luta palestina? O que se retrata como um conflito entre os dois lados, na verdade pode ser descrito por diversas expressões:

🇵🇸 Ocupação colonial sionista
Ocupação militar israelense
Apartheid israelense
A luta palestina
A questão palestina
A colonização da Palestina

Esses e outros termos estão na plataforma “Comunicando a Palestina”, um guia gratuito para uma comunicação mais ética e responsável sobre a Palestina.

Saiba mais em nosso site: https://icarabe.org/cultura-arabe/derrubando-estereotipos-conheca-a-plataforma-comunicando-a-palestina/
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.