Está em cartaz a 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Sex, 17/06/2011 - 13:29

Foto: Alf Ribeiro

O saguão do CineSESC ficou pequeno para abrigar as dezenas de pessoas que prestigiaram a abertura da 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. A atividade aconteceu na noite de quarta-feira, 15 de junho, e contou com a presença de diretores do ICArabe, representantes do CineSESC, Centro Cultural São Paulo, autoridades e demais interessados em conhecer os mais novos expoentes do fervilhante cinema árabe da atualidade.

Para abrir a Mostra, foi exibido o filme egípcio Microphone (2009), segunda produção do diretor Ahmed Abdallah.  Microfone mistura ficção e cinema verdade para contar a história de um egípcio expatriado que regressa à antiga cidade de Alexandria, onde mergulha em um cenário inusitado ligado à música.


Veja aqui a galeria de fotos da abertura da Mostra

 

Além da exibição do filme, a abertura contou ainda com coquetel e falas de apresentação de Soraya Smaili, diretora cultural e científica do ICArabe, Gilson Packer, manager do CineSESC, Jailan Abbas, segunda secretária da Embaixada do Egito em Brasília, Rubens Hannun, cônsul honorário da Tunísia em São Paulo e Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural São Paulo. 

Soraya Smaili explicou que a mostra Mundo Árabe de Cinema deste ano apresentará ao público de São Paulo 15 filmes, sendo 14 inéditos no Brasil, a maioria de diretores e diretoras jovens e que representam 10 dos 22 países árabes, e toda a diversidade existente nessas sociedades. “São filmes que foram cuidadosamente escolhidos para representar os momentos que antecederam os acontecimentos do Mundo Árabe da chamada Primavera Árabe. Ajudam-nos a entender o que buscam os jovens, mulheres e homens árabes, que não é muito diferente do que todos os seres preconizam: a liberdade de expressão, o desejo de uma sociedade mais justa, o direito ao trabalho e à dignidade humana. Os filmes também mostram como o tradicional se depara com o moderno por meio de um cinema novo, inventivo e atual”, disse. 

Ela ressaltou que a Mostra Mundo Árabe de 2011 é marcada uma curadoria internacional, da tunisiana Dora Bouchoucha e de Nágila Guimarães, por trazer um número maior de filmes inéditos e premiados internacionalmente, e por reunir novos parceiros em outras capitais brasileiras. “Trata-se de um momento especial, com filmes intrigantes que contribuem para o conhecimento e, portanto, para a aproximação das realidades e identidades culturais na construção da sociedade contemporânea", completou.

Gilson Packer, do CineSESC, observou que os objetivos da Mostra vão de encontro aos do CineSESC, e por isso o evento segue sendo realizado e cediado pela entidade. “Nossa ação cultural privilegia a questão das diversidades no sentido mais amplo e geral. Ficamos bem felizes quando temos acesso e conseguimos ofertar essas obras para a nossa plateia. É uma oportunidade bem bacana”.

Michel Sleiman, presidente do ICArabe, acredita que o Instituto, ao promover a sexta edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema, confirma a sua vocação inicial de ser uma casa brasileira disposta a pensar a cultura dos países árabes e seus vínculos com os demais. “A vinda desses filmes confirma que os árabes não estão sós. Todo mundo quer saber deles e isso é muito bom. Cada vez mais o cinema árabe consegue chamar a atenção das pessoas para os seus problemas, é importante para vermos que nossos problemas não são tão diferentes afinal”, refletiu. 

Ricardo Resende, diretor do CCSP, afirmou durante a abertura que “novamente o Centro Cultural São Paulo cumpre seu papel de, junto com o Cinesesc, trazer mais opções para o caldeirão cultural que é a cidade de São Paulo”. 

Jailan Abbas explicou que a embaixada do Egito contribuiu com a Mostra ao ajudar a trazer os filmes. Para ela, a Mostra é importante pois o cinema é o melhor embaixador que existe para divulgar a cultura de um país. “Os filmes tocam as pessoas e deixam suas marcas em suas memórias para sempre. Estou muito orgulhosa dos filmes que serão exibidos”, disse, animada.

Para Rubens Hannun, a importância da Mostra é muito grande, tanto para a Tunísia, que participou de todas as edições, quanto para a divulgação da cultura árabe em geral. “ A Mostra vai aos poucos disseminando a cultura, eliminando preconceitos, e mostra também a riqueza dos países, que é uma coisa impressionante. Espero que a Mostra continue a existir por muitos anos e que a Tunísia participe de todas”, afirmou o cônsul honorário da Tunísia em São Paulo.

Já Eduardo Elias, da Fearab (Federação de Entidades Árabe Brasileiras do estado de São Paulo), defendeu que os árabes exponham cada vez mais sua cultura em acontecimentos como a Mostra. “É nosso dever mostrar que, primeira coisa, nós não somos terroristas, nós somos resistentes, é diferente”, disse. Elias recomendou também que as próximas edições privilegiem a exibição de mais filmes de total produção dos países árabes, em detrimento das co-produções. “É a sexta semente, é um longo caminho. Os países árabes sempre atraíram a atenção do ocidente, agora mais do que nunca”, completou.

Raul Fajuri, da revista Chams, saudou a realização da Mostra e completou: “a cultura árabe se perdeu quando faleceram os últimos intelectuais nos anos 1970, imigrantes sírios e libaneses, que falavam e escreviam correntemente o português e o árabe. Esse grupo agora do ICArabe e da USP está reerguendo outra vez essa chama. Parabéns”. 

Majd Al Shara, diretora do Centro Cultural Árabe Sírio, também parabenizou os organizadores pela força que fazem para mostrar a cultura árabe. “O cinema é a melhor coisa que reflete a cultura do país, eles mostram a verdadeira vida do povo árabe, estão transferindo a cultura de lá para cá, é um quadro real da cultura árabe que está presente aqui”, afirmou.  

Para Tammam Daaboul, do Portal Arabesq, o cinema reflete muito a realidade das condições sociais das nações árabes, que são muito diversas e diferentes daquelas que são retratadas atualmente no mundo ocidental. “Através do cinema nós temos uma grande oportunidade de transmitir essa realidade. É a primeria que temos um evento anual programado de mostra de cinema, ajudando a desmistificar um pouco a sociedade árabe e a aproximar cada vez mais os dois pólos culturais, Brasil e mundo árabe”. 

Sobre a 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema 

Realizada pelo ICArabe (Instituto da Cultura Árabe), em parceria com o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), Prefeitura Municipal de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Casa Árabe de Espanha, a Mostra acontece entre 16 e 29 de junho.

As exibições de filmes acontecem em algumas das principais salas de São Paulo: CineSESC (16 a 23/6), Centro Cultural São Paulo (17 a 26/6), Cinemateca (21 a 29/6) e Matilha Cultural (21 a 25/6). Neste ano, a mostra acontece também em Brasília e Belo Horizonte.

Serão apresentados 15 filmes de diversos países como Tunísia, Egito, Síria, Emirados Árabes, Iraque, Argélia, Marrocos, Palestina, entre outros. As produções foram selecionadas pela brasileira Nagila Guimarães e pela tunisiana Dora Bochoucha, que optaram por incluir no circuito filmes que representassem como fidelidade as particularidades de seus países de origem, mas sem pretender o isolamento.

Para o encerramento da Mostra, será realizado, no dia 29 de junho, às 20h30, na Cinemateca, um encontro com a produtora Lina Menzil e a diretora Rafa Amari, do filme Segredos Enterrados, após sua exibição. O encontro contará também com a presença da curadora Nágila Guimarães, da Diretora Cultural do ICArabe, Soraya Smaili, e mediação de Aimar Labaki. As convidadas abordarão a situação atual da Tunísia após o levante que ocorreu no início deste ano, a arte de fazer cinema no Mundo Árabe e a relação entre as produções árabes atuais e o mercado cinematográfico.

A 6ª Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema, conta com o apoio cultural da Embaixada da Argélia, Embaixada do Egito, Embaixada do Marrocos, Embaixada da Síria, Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da França em São Paulo, Cinemateca da Embaixada da França, Centro Cultural da Espanha em São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Revista Chams, Associação dos Amigos da Cinemateca e Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes. 

Veja aqui a programação completa, sinopses dos filmes e demais informações sobre a Mostra.