Al Jazeera mostra filmes brasileiros

Sex, 15/02/2013 - 09:57
Publicado em:
Texto de Isaura Daniel/ANBA

Dois documentários brasileiros estão sendo exibidos a partir desta semana na Al Jazeera, emissora de TV do Catar. As produções foram selecionadas no Viewfinder, projeto da rede que patrocina filmes independentes ao redor do globo para contar, por meio de personagens locais, como acontecimentos mundiais afetam comunidades em cada país. Para a edição latino-americana foram escolhidas duas propostas brasileiras, duas mexicanas, uma colombiana e uma boliviana. Os filmes do Brasil são Open Arms, Closed Doors (Braços Abertos, Portas Fechadas), de Fernanda Polacow e Juliana Borges, de São Paulo, e Rio’s Red Card (Cartão Vermelho pro Rio), de Susanna Lira e Luciana Freitas, do Rio de Janeiro.

O documentário Open Arms, Closed Doors aborda a imigração no Brasil com a história do angolano Badharó, morador da Favela da Maré, no Rio. “Ele representa uma série de imigrantes que vieram para o Brasil em busca de um país aberto e multirracial e que encontraram uma realidade bastante diferente: um país racista, preconceituoso e fechado. A saga do nosso personagem Badharó, um rapper que usa sua música para denunciar estas facetas, fala exatamente de um outro lado do nosso país”, afirma Polacow.

A Al Jazeera selecionou filmes que tinham um forte personagem como guia. Badharó, que veio para o Brasil fugindo da guerra em Angola, tenta mostrar, com sua música, a realidade vivida por imigrantes. Ele fez uma canção para uma estudante angolana morta na capital paulista por motivos de racismo para que o crime não siga impune. “O processo de fazer essa música é o mote do filme. Da sua vida na favela no Rio a uma viagem a São Paulo, o filme acompanha a trajetória deste rapper que hoje ainda é uma voz muda”, conta Polacow.

Rio's Red Card tem a história de Altair Guimarães, líder comunitário da Vila Autódromo, do Rio, como norte. Guimarães é presidente da associação de moradores da vila, que serão retirados das suas casas em função da construção do Parque Olímpico para as Olimpíadas de 2016. De acordo com Luciana Freitas, uma das roteiristas e produtora, o escritório londrino que fez o projeto do parque previa a permanência da comunidade, mas a Prefeitura resolveu ampliar o projeto, afetando a população.

A Al Jazeera selecionou 11 projetos latino-americanos e chegou aos seis ganhadores depois de promover um workshop com os cineastas em Montevidéu, no Uruguai. As produções dos documentários foram feitas com o acompanhamento da emissora, por meio de produtoras. "Eles não interferiram no tema do projeto, nem na escolha do personagem, mas participaram ativamente da escrita do roteiro de filmagem e do processo de edição. A Al Jazeera tem uma linha editorial rígida, e produzir um filme para o formato deles foi um desafio", afirma Polacow.

A cineasta diz que precisaram ser levados em conta alguns cuidados como com imagens de consumo de álcool ou exposição de corpos com pouca roupa. "Foi muito bacana trabalhar com um canal tão diferente, mas tão aberto a temas que nenhuma mídia tem interesse. O trabalho que a Al Jazeera está fazendo, de abrir oportunidade para que jornalistas e documentaristas abordem temas controversos e sensíveis, é muito importante", afirma Polacow. A produtora Freitas também ressalta o trabalho da emissora de mostrar várias partes do mundo.

As cineastas

Em Red’s Rio Card, o roteiro foi de Freitas e Susanna Lira, a produção da primeira e a direção da segunda. Freitas e Lira, junto com Tito Gomes, são donas da produtora Modo Operante, no Rio de Janeiro, e têm vários filmes feitos. Um deles é o documentário premiado Positivas, que conta a história de mulheres que convivem com o HIV após terem contraído o vírus de maridos ou parceiros fixos. Lira é jornalista, publicitária e pós-graduada em Direitos Humanos e atua com cinema há mais de dez anos. Freitas também é jornalista e atua no mercado audiovisual há mais de 15 anos.

Open Arms, Closed Doors teve pesquisa, roteiro e direção de Fernanda Polacow e Juliana Borges. A primeira é formada em Comunicação, além de Ciências Sociais, e trabalha envolvida em projetos de cunho social e ambiental. Borges também é jornalista e autora de um livro-reportagem sobre a guerra em Angola. Morou no país africano, onde ajudou a montar o primeiro jornal local. As duas levam adiante, com um grupo, o projeto “tás a ver?”, com o objetivo de mostrar as produções culturais e de comportamento da África.

O filme Red’s Rio Card passará na Al Jazeera em inglês no dia 12 de fevereiro, e o Open Arms, Closed Doors no dia 18 de fevereiro. Eles foram feitos em português, mas serão exibidos com legendas em inglês. Os documentários também poderão ser vistos no site da Al Jazeera a partir das mesmas datas, no link www.aljazeera.com/programmes/viewfinder. O projeto da América Latina é levado adiante em parceria com a DocMontevideo, instituição que trabalha no fomento ao mercado de documentários na região.