Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Milton Hatoum é um dos cotados ao Prêmio Nobel de Literatura 2025

06/10/2025

 Milton Hatoum é eleito membro vitalício da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências

03/10/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Malês, por Fernanda Pereira Mendes

02/10/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Cinema»Diretor de Theeb, filme jordaniano que concorre ao Oscar e integrou a Mostra Mundo Árabe de Cinema, diz que o Brasil influenciou sua obra
Cinema

Diretor de Theeb, filme jordaniano que concorre ao Oscar e integrou a Mostra Mundo Árabe de Cinema, diz que o Brasil influenciou sua obra

Leia a entrevista exclusiva com o britânico de origem jordaniana Naji Abu Nowar.O filme jordaniano Theeb (assista ao trailer), que estreou no Brasil em 2015 na 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema do ICArabe, concorrerá, neste domingo, 28 de fevereiro, ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A produção, a primeira da Jordânia na competição, retrata a história de dois irmãos órfãos, Hussein e Theeb, que vivem em 1916 como nômades na região da província de Hejaz, que fica no oeste da atual Arábia Saudita. Um oficial britânico pede aos irmãos para ajudá-lo a encontrar uma região estratégica para o Império Otomano. Os caminhos, contudo, se revelam perigosos e traiçoeiros. Theeb concorrerá na categoria com  “Cinco graças” (França), “Embrace the serpent” (Colômbia), “O filho de Saul” (Hungria) e “A war” (Dinamarca).

Em entrevista exclusiva ao ICArabe, o diretor britânico de origem jordaniana Naji Abu Nowar falou sobre a experiência das filmagens e revelou a influência que o cinema brasileiro tem em seu trabalho: “O Brasil esteve muito no coração de Theeb”. Confira a entrevista:

ICArabe – Você passou um ano no deserto, vivendo e observando os costumes da última tribo beduína nômade na Jordânia. Como você descreveria essa experiência?

Naji Abu Nowar – Foi uma experiência extremamente rica e surpreendente à  produção do filme era necessário viver com as tribos nômades , saber sobre seu estilo de vida e conhecer seu modo de viver e falar , além de seu apoio como uma referência chave para todo o filme . Beduínos , que nunca estiveram na frente de uma câmera , foram estrelar o filme, o que tornou a experiência ainda mais próspera. Nós os inserimos numa oficina de atuação até que eles estivessem aptos a representar seus papéis no filme. Theeb foi uma experiência agradável de ter.

ICArabe – Como surgiu a ideia de contar a história pelos olhos de Theeb, o que dá ao filme a beleza da inocência enfrentando o desconhecido?

Naji Abu Nowar – Esta é uma parte do que eu queria que o público sentisse: o espectador vê Theeb como uma criança que enfrenta uma aventura difícil para um homem adulto. Então, que efeito teria sobre um jovem rapaz? Esta aventura transformou Theeb, de uma criança inocente em um jovem adulto, mas o que ele passou pra tornar-se este jovem exigiu de mim ver o mundo a partir de sua perspectiva, o que era, ao mesmo tempo, difícil e agradável. E isso engajou o público, que simpatizou com ele ainda mais.

ICArabe – Theeb parece se passar durante um período de mudança radical no Oriente Médio, cujos impactos ainda são profundamente sentidos nessas regiões. Como seu filme reflete sobre a situação atual?

Naji Abu Nowar – Os acontecimentos políticos que ocorrem no filme neste período são totalmente considerados como uma experiência humana, muito distante de uma dimensão política. Eu acredito que a história do filme pode ter acontecido em qualquer época.

ICArabe – Como o cinema impacta ou ajudar os momentos históricos que os países árabes têm vindo nos últimos anos?

Naji Abu Nowar – A cinematografia é uma das artes que reflectem a realidade tal como é, consequentemente, torna-se uma das ferramentas históricas. Seja em ficção ou documentário, estamos contando a história do que acontece hoje em dia e que deveria estar marcando esta época. As próximas gerações devem poder assistir e se beneficiar dessas produções.

ICArabe – Como você vê os acontecimentos sociais e políticos dos últimos anos no mundo árabe? Ainda há esperança para as ideias da primavera Árabe?

Naji Abu Nowar – Nós todos sabemos que a situação atual é perturbadora e não muito clara no mundo árabe, mas eu sou um otimista natural e cheio de esperança para uma virada a uma situação melhor.

ICArabe – E sobre a situação dos refugiados árabes que buscam uma nova vida na Europa?

Naji Abu Nowar – Eu não estou em seu lugar para julgar, mas do ponto de vista humano, desejo-lhes a estabilidade e a paz em qualquer pedaço de terra.

ICArabe – Qual sua opinião sobre o diálogo que filmes árabes estão estabelecendo com as produções latino-americanas? Você vê elementos comuns entre os dois cinemas?

Naji Abu Nowar – Naturalmente, porque somos todos humanos e há muito em comum entre as nossas culturas. Sou grande fã do cinema latino-americano.

ICArabe – Você acompanha o cinema brasileiro? Conhece alguns de nossos filmes ?

Naji Abu Nowar – Nós estudamos o trabalho de atuação da professora Guti Fraga para suas oficinas em “Cidade de Deus”. Suas técnicas são uma grande influência sobre nosso filme . Também conheço o trabalho de Augusto Boal e suas técnicas de oficina de preparação. Assim, o Brasil esteve muito no coração de Theeb.

ICArabe – Você está produzindo atualmente um novo filme? Você poderia nos dizer algo sobre seu novo trabalho?

Naji Abu Nowar – Estou trabalhando em uma sequência para Theeb, que se passaaé definido mais ou menos dez anos mais tarde . Vai ser minha resposta para filmes como “Sete Samurais” ou “Zulu” .

 

A Mostra Mundo Árabe de Cinema

A Mostra Mundo Árabe de Cinema, que teve sua décima edição em 2015, tem se destacado por garimpar preciosidades do cinema árabe contemporâneo e consagrando-se como evento internacional. Saiba mais aqui.

Leia crítica sobre o filme. 

Conheça o filme brasileiro “O Menino e o Mundo”, que concorre ao Oscar de animação. Acesse aqui. 

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorContra o BDS, a “cegueira” de Jean Wyllys
Próxima Lançamento do livro “Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio”
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: leia análise do filme “Tudo o que resta de você”, por Abdel Latif Hasan Abdel Latif 

18/08/2025

20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: diretora espanhola Isabel Fernández, de “Os Construtores de Alhambra”, participa de debate na sessão deste sábado (16), no CineSesc-SP

14/08/2025

Filme palestino “Em Rumo a Uma Terra Desconhecida” estreia nos cinemas

16/05/2025

EVENTOS

Milton Hatoum é um dos cotados ao Prêmio Nobel de Literatura 2025

Festa do Imigrante, 27 e 28 de setembro

Exibição gratuita do filme “Notas sobre um Desterro”, terça-feira, 9 de setembro

Espetáculo “Meu Remédio”, até 28 de setembro – São Paulo 

Notícias

Milton Hatoum é um dos cotados ao Prêmio Nobel de Literatura 2025

 Milton Hatoum é eleito membro vitalício da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências

03/10/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Malês, por Fernanda Pereira Mendes

02/10/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

📣Novo verbete no ar! 📚 🎶 Ta’thir, por 📣Novo verbete no ar! 📚 

🎶 Ta’thir, por Marcia Dib (@dib.marcia)- conceito árabe que estuda a influência da música sobre corpo, mente e espírito, destacando seu poder de cura e transformação.

⬅️ Arraste para o lado e confira mais este conteúdo da série especial do ICArabe, que busca ampliar o conhecimento sobre o mundo árabe, combater estereótipos e valorizar a diversidade cultural.
.
🇵🇸 A iniciativa foi criada para garantir que 🇵🇸 A iniciativa foi criada para garantir que os palestinos tenham o direito de contar suas próprias histórias, moldar suas próprias narrativas e controlar suas próprias imagens de experiências, lutas e esperanças. 

🔗Saiba mais em nosso site, clique no link da bio ou dos stories.
Dica do ICArabe: Palestra "O drama palestino e o f Dica do ICArabe: Palestra "O drama palestino e o futuro da civilização árabe", com Ministro Francisco Rezek, neste sábado, 13 de setembro, às 16h, no Clube Sírio.

@clubesirio
📣 Novo verbete no ar! 📚 O ICArabe apresenta 📣 Novo verbete no ar!

📚 O ICArabe apresenta mais um termo da série especial sobre o mundo árabe: Sûq (سوق), o mercado tradicional, por Felipe B. Francisco 

🕌 Espaços centrais da vida urbana, os aswaq reuniam ourives, alfaiates, perfumistas e muitos outros ofícios, influenciando inclusive palavras em português e espanhol como “açougue” e “zoco”.

⬅️ Arraste para o lado e confira
🔴 ICArabe é homenageado pela Organização da 🔴 ICArabe é homenageado pela Organização da Cultura e Relações Islâmicas do Irã

🔗 Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@nataliacalfat
🤼‍♀️🤼‍♂️Lar Sírio promove ativi 🤼‍♀️🤼‍♂️Lar Sírio promove atividades esportivas para para crianças e adolescentes

🔗 Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@larsirio
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.