ICArabe promove ciclo de cinema árabe na Feira do Livro em Belém

Sex, 30/05/2014 - 11:44
Publicado em:
Como parte das comemorações de 10 anos, o ICArabe participa, a partir de hoje, da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, o maior evento literário da região Norte, que acontece até 8 de junho, em Belém, no Pará. O Instituto leva o cinema árabe para a região Norte do país com o Ciclo de Cinema Árabe, sob curadoria do diretor cultural Geraldo Adriano Godoy de Campos, curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema. 

O ICArabe também participa de uma mesa de debate, representado pelo coordenador do Núcleo de Cinema, André Albregard, juntamente com Elias Vaz, co-organizador do ciclo.

Entre os filmes que serão exibidos no ciclo estão títulos que integraram a Mostra Mundo Árabe de Cinema do ICArabe, como “A Última Estação”, de Marcio Curi, “Sobre Futebol e Barreiras”, de  João Carlos Assumpção, Arturo Hartmann, Lucas Justiniano e José Menezes, “Cinco Câmeras Quebradas”, de  Emad Burnat, e “Viagem a Argel”, de Abdelkrim Bahloul. 

A cultura árabe receberá outras homenagens na Feira. Com o tema “Qatar – Uma janela para o mundo árabe”, o evento programou para a abertura um seminário com a presença da coordenadora do projeto Qatar Brasil 2014, Rafah Mouafak Barakat. Além disso, haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.

O escritor homenageado dessa edição é o amazonense e descendente de libaneses, Milton Hatoum, autor dos romances “Dois Irmãos” e “Relato de um certo oriente”. O escritor estará no encontro literário, que também terá presença de escritores como Antônio Cícero, Marina Colassanti, Roger Chartier e Roberto da Matta.

A música árabe poderá ser ouvida durante o show “Entre Mouros e Muros”, da cantora paraense Simone Almeida. A Companhia de Dança Fênix apresenta o espetáculo Primavera Árabe e Cleber Cajun irá interpretar os famosos contos de Sherazade, durante a Contação de Histórias. Com a adaptação do clássico da literatura universal “Aladim e a lâmpada maravilhosa”, o Coletivo Dirigível realiza o espetáculo “Sucata & Diamante”, que narra as desventuras de um Aladim marginalizado, crescendo em meio à realidade da periferia de uma certa capital paraense.

O 6º Salão de Humor da Amazônia – Ecologia no Traço, que fica em exposição no Hangar, paralelo ao período da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, também dedica uma homenagem ao Oriente Médio. A mostra de caricaturas, charges e cartuns terá nessa edição a categoria “Mundo Árabe”, dedicada a trabalhos humorísticos sobre a cultura e costumes árabes.

Poemas árabes serão recitados no Sarau Literário e o escritor paulista, descendente de libaneses, Mamede Mustafa Jarouche lança o “Livro das Mil e Uma Noites”, com tradução integral feita a partir de manuscritos arábicos.

A XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro é promovida pelo Governo do Pará e pela Secretaria Especial de Promoção Social (Sepros), por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Serviço:

XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro

De 30 de maio a 8 de junho

Dia 31 de maio, sábado, às 19h – Encontro com Milton Hatoum 

Dia 1º de junho, domingo, às 20h - Mesa de debate sobre cinema árabe com André Albregard, coordenador do Núcleo de Cinema do ICArabe

Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - Av. Dr. Freitas s/n - Marco - Belém - tel.: (91) 3344-0100

Mais informações: http://feiradolivro.pa.gov.br/