Nesta terça, dia 18, Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, recebe encontro musical da Mostra
A dançarina Márcia Dib e os músicos Cláudio Kairouz e Raouf Jemni apresentam-se após a exibição do filme “Maqams, Melodias de Alepo”. Um encontro musical com o público abordará a música árabe tradicional e a contemporânea nesta terça-feira, dia 18 de agosto, às 20h40, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, como parte da programação da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Esta edição celebra o diálogo do cinema com outras artes, como a música e a literatura.
A aula-show “Maqams e a estrutura melódica da música árabe” reunirá a pesquisadora e dançarina Márcia Dib e os músicos Cláudio Kairouz (brasileiro) e Raouf Jemni, da Tunísia, e acontecerá após a exibição do filme “Maqams, Melodias de Alepo”
Márcia Dib é bailarina, coreógrafa e professora de dança árabe. Diretora do Mabruk! Companhia de Danças Folclóricas Árabes. Mestre em Cultura Árabe pela FFLCH- USP. É professora no clube Sírio em São Paulo e autora do livro “Música árabe - expressividade e sutileza”.
Os músicos Claudio Kairouz e Raouf Jemni realizam juntos o projeto Duo 156 Cordas. Saiba mais em https://www.facebook.com/duo156strings?pnref=story .
A programação completa da Mostra em:
http://www.icarabe.org/noticias/10a-mostra-mundo-arabe-de-cinema-estreia-em-sao-paulo-no-dia-12
O filme:
Maqams, melodias de Alepo
(Aleppo, Maqams for pleasure)
Síria| 1998 | 52 min. - 16 anos
Gênero: Documentário
Direção: Mohamad Malas
Idioma: Árabe com legendas em português
Sheik Sabri Mudallal (83 anos) é considerado o último dos Mestres de Tarab e recitação em Alepo. A trupe (Turath) que ele fundou é considerada uma orquestra oriental que mantém o canto e a recitação em sua máxima originalidade e pureza, naquilo que se conhece de canto, processos musicais e instrumentos. De acordo com Mudallal, este tipo de canto está conectado com a lealdade às tradições do canto e a preservação da escola clássica de canto em Aleppo, que é considerada uma das principais escolas de música oriental. Embora esta escola seja baseada na recitação religiosa, muitos mestres reviveram e desenvolveram seus princípios no início deste século, entre eles estavam, Sheik Ali Darwish, Omar Al Batch e Bakri Al Kurdi. Sheik Sabri Mudallal, que era o discípulo desses mestres, é a testemunha que restou e o mantenedor da escola. Sua memória e experiência são uma referência histórica em relação a todos os seus antecessores. Inédito no Brasil
Sobre o diretor
Mohamad Malas nasceu em 1945 e é um dos principais representantes do cinema sírio. As guerras e conflitos com os quais conviveu ao longo de sua vida viriam a desempenhar um papel central em seus filmes, conferindo-lhe a reputação de um cineasta politicamente engajado. Suas obras mais conhecidas são "Dreams of the City"(1983), "The Night"(1992) e "Passion"(2005).
Serviço:
10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema - Sessão “Música árabe tradicional e contemporânea”
18 de agosto, terça-feira, às 20h40
Após a exibição de “Maqams, Melodias de Alepo (19h)
Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo
R. da Consolação (Pista Esquerda) | Centro
11.3256-5270
Grátis
10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
De 12 de agosto a 12 de setembro de 2015, em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória
Realizadores: Instituto da Cultura Árabe, CineSesc, Sesc-ES, Centro Cultural Banco do Brasil-SP, Centro Cultural Banco do Brasil-BH e Prefeitura da Cidade de São Paulo
Correalização: Biblioteca Mário de Andrade e Centro Cultural São Paulo
Copatrocínio: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
Apoio Cultural: Cinemateca da Embaixada da França e MC Distribution
Apoio: Folha de Uva e Arabia
Apoio Institucional: MAD Solutions
www.icarabe.org