Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Eleições do Conselho de Imigrantes em São Paulo têm inscrições abertas até 14 de setembro

05/09/2025

Editora Tabla lança dois novos e-books em seu catálogo

05/09/2025

Espetáculo “Meu Remédio”, até 28 de setembro – São Paulo 

05/09/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
    • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Cinema»Palestina no Oscar: muitos significados
Cinema

Palestina no Oscar: muitos significados

Por Dolores Guerra

“Omar”, do diretor palestino Hany Abu-Assad, concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro no último final de semana. É a segunda vez que o diretor é indicado ao prêmio. A Palestina também esteve representada no ano passado, com a indicação do documentário “5 Broken Cameras” (Emad Burnat, 2011). Se por um lado, a nomeação é um reflexo da resistência desse povo, por outro, também é fruto de uma nova e perigosa conjuntura política que quer dar como encerrada a causa palestina. 

 

Apesar do apartheid, ainda existe arte

A história nos traz o clima das brigadas de resistência que eram muito comuns durante a segunda intifada (levante, em árabe). Após terem sido dedurados, três amigos brigadistas são perseguidos pela polícia israelense, resultando na prisão de um deles. Na cadeia, Omar é chantageado para se tornar um colaborador da polícia, o que o faz arriscar ser um agente duplo. Já em liberdade, Omar precisa descobrir quem é o delator em sua organização para provar para seu povo e sua noiva que ele não é um traidor. Nadia (Leem Lubany), a noiva de Omar, foge do estereótipo de donzela em perigo que geralmente é reservado às mulheres em tramas policiais. Ela integra uma sociedade combativa, cujas contradições são típicas de qualquer povo inserido em uma conjuntura patriarcal e de classes. Essa obra é uma das evidências de que apesar de toda a opressão, o povo palestino continua produzindo conhecimento e cultura, resistindo a toda limpeza étnica e segregação.

Para além do mote político, o filme cumpre seu papel artístico. O próprio diretor o considera o melhor de sua carreira, pois sente que tudo se encaixa, e não há momentos fracos. Trata-se de um filme ágil e envolvente, com um roteiro muito bem amarrado, fotografia e montagem bem realizadas e um bom elenco. Como diz Waleed Zuaiter, intérprete do policial israelense, esse é o tipo de filme que [devido à qualidade e universalidade] sobreviverá mesmo com o fim da ocupação sionista.

Reconhecimento X invisibilidade: por que estão incluindo a Palestina?

É importante frisar que nem sempre foi fácil emplacar um filme palestino na seleção para o Oscar. A academia já chegou a excluir o filme Divine Intervention (Elia Suleiman, 2002) da lista de indicados sob a alegação de a Palestina não ser um estado reconhecido. O posicionamento dos organizadores do Oscar foi questionado, já que filmes de países em situação parecida (Hong Kong, Taiwan e Porto Rico) não tinham recebido o mesmo tratamento. A campanha surtiu efeito: em 2005 e 2013, dois filmes palestinos concorreram ao Oscar, de melhor filme estrangeiro (Paradise Now) e melhor documentário (5 Broken Cameras).

Apesar de a resistência palestina ter derrubado, por exemplo, o Plano Prawer (que visava à expulsão massiva de beduínos palestinos de suas terras originais) e a campanha de BDS (boicote, desinvestimento e sanções a Israel) ter conquistado enormes vitórias, esse não é o único motivo da visibilidade da Palestina no último período. Parece progressiva a postura do Google de renomear sua página em Gaza e Cisjordânia para “Google- Territórios Palestinos”, ou ainda, que a Palestina tenha ganho uma cadeira de “estado observador” na ONU (Organização das Nações Unidas). Isso parece progressivo, mas não é. São os efeitos de novas rodadas de negociação, apelidadas de “Novo Oslo”, que pretendem a formalização de “dois estados”. Primeiramente, a proposta de dois estados não é solução, já que milhares de famílias que perderam suas casas nas massivas expulsões em 1948 não poderiam retornar. Em segundo lugar, é o aprofundamento do discurso de que existe um estado israelense e um proto-estado palestino, que só precisa de auxílio para se estabilizar. O que na prática existe é um único estado com dois sistemas jurídicos diferentes: civil, para os cidadãos judeus, e militar, para os árabes. Israel controla o que é hoje considerado seu território e, pelas últimas seis décadas, tem avançado ostensivamente na implantação de colônias dentro da Cisjordânia, além de sua polícia ter livre acesso a esse território e controlar as fronteiras. Essa é uma tentativa engenhosa de se propagar a ideia de que a questão palestina acabou, minando toda a rede de solidariedade que a Palestina montou após todos esses anos e legitimando a situação atual, que infringe inúmeras leis internacionais e de direitos humanos.

Governo brasileiro cada vez mais próximo de Israel

Na contramão do pedido da sociedade civil palestina de BDS a Israel, prática fundamental para acabar com o apartheid sul-africano, o governo brasileiro tem estreitado suas relações com Israel. As parcerias são as mais diversas, desde acordos com empresas de água até compra de armamentos e treinamento policial. Empresas privadas e grandes universidades também têm assinado convênios com conglomerados e universidades israelenses.

No último congresso da Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes-Livre) foi aprovada a adesão de nossa entidade ao BDS. O ano de 2014 não poderia ser mais propício ao lançamento de nossas campanhas, já que grande parte da segurança para garantir a Copa do Mundo será feita por empresas israelenses ou com tecnologia dali proveniente. Por isso, chamamos todos e todas à Assembleia Nacional que ocorrerá no dia 21 de março, em São Paulo!

Confira o trailer legendado:
 
https://www.youtube.com/watch?v=WJn7vCy9M6Y

Publicado originalmente em www.anelonline.com
 

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorPara além das “Primaveras”, a voz da mulher árabe (muçulmana)
Próxima Exposição fotográfica “Cenas Árabes em Goiânia”
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: leia análise do filme “Tudo o que resta de você”, por Abdel Latif Hasan Abdel Latif 

18/08/2025

20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: diretora espanhola Isabel Fernández, de “Os Construtores de Alhambra”, participa de debate na sessão deste sábado (16), no CineSesc-SP

14/08/2025

Filme palestino “Em Rumo a Uma Terra Desconhecida” estreia nos cinemas

16/05/2025

EVENTOS

Espetáculo “Meu Remédio”, até 28 de setembro – São Paulo 

Palestra “O holocausto palestino e o futuro da civilização árabe” – dia 13 de setembro

Comitê Campinas de Solidariedade ao Povo Palestino: sessão de cinema no MIS – 22 de agosto, às 19h30

Lançamento do livro “Brimos à Mesa”, de Diogo Bercito – dia 23 de agosto

Notícias

Eleições do Conselho de Imigrantes em São Paulo têm inscrições abertas até 14 de setembro

Editora Tabla lança dois novos e-books em seu catálogo

05/09/2025

ANBA: Marrocos leva artistas e cocuradora à Bienal de SP

05/09/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP 🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP - Aproveite os últimos dias!

🗓  Sábado, 6 de setembro

🎥Logo mais, às 15h | Beirute Ocidental 
Sinopse: Após os bombardeios israelenses no Líbano, uma mulher convence um taxista a levá-la pelo país em busca do filho. Um road movie em meio às ruínas da guerra.

🎥 17h | "Os construtores de Alhambra" 
Sinopse: Entre a poesia e a arquitetura, o filme reconstrói a relação entre o sultão Yūsuf I e o poeta Ibn al-Khatib na criação da Alhambra. Um mergulho visual e histórico no esplendor do Andalus.

📍 CCBB SP – até 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
📲A Editora Tabla acaba de disponibilizar em for 📲A Editora Tabla acaba de disponibilizar em formato digital duas novas obras: O país sem sombra e O desaparecimento do Sr. Ninguém.

🔗Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.

@editoratabla
✨️ANBA: Marrocos leva artistas e cocuradora à ✨️ANBA: Marrocos leva artistas e cocuradora à Bienal de SP

▪️ Uma das mostras de arte mais importantes do mundo, a 36ª Bienal de São Paulo será inaugurada para o público no dia 6 de setembro com trabalhos de 120 artistas, entre os quais expoentes de diversas nações árabes. Apenas do Marrocos, haverá sete artistas, além da cocuradora Alya Sebti. 

🔗Leia a matéria completa em nosso site, clique no link da bio ou dos stories.

@anbanewsagency 
@bienalsaopaulo
🌏Exposição internacional sobre Gaza chega pel 🌏Exposição internacional sobre Gaza chega pela primeira vez ao Brasil

🔗Saiba mais em nosso site, acesse o link da bio e dos stories.
🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP 🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB SP - Aproveite os últimos dias!

🗓  Sexta-feira, 5 de setembro
🎥 15h | Harragas
Sinopse: Em Mostaganem, no norte da Argélia, jovens tentam escapar da pobreza atravessando o mar rumo à Europa. Para isso, queimam seus documentos e identidades. Um drama político sobre o desejo de fuga e o preço da esperança.

🎥 17h | Entre Dois - INÉDITO 
Sinopse: Shams, uma mulher intersexo tunisiana, vê sua vida ameaçada ao se apaixonar. Em fuga, enfrenta uma sociedade que a rejeita e tenta silenciá-la. Um drama corajoso sobre identidade, desejo e dignidade.

📍 CCBB SP – até 7 de setembro

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@miltonhatoum_oficial
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid 
@editoratabla
📚 26º Verbete ICArabe O tema da vez é Sionism 📚 26º Verbete ICArabe
O tema da vez é Sionismo Cristão, por Shamira Rossi.

✔️Movimento religioso-político que relaciona promessas bíblicas feitas ao povo judeu com o apoio ao Estado de Israel, ganhou força nos EUA após 1948 e se expandiu para outras regiões, incluindo a América Latina.

⬅️ Arraste para o lado e confira ! 

🔎 Acompanhe nossa série, que apresenta temas-chave para compreender melhor a história, a cultura e os conceitos ligados ao mundo árabe.

@queiroz.chris @richecristina @jamileabounouh
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.