O Líbano em festa

Seg, 28/06/2010 - 13:28

Que a música tem forte presença nas culturas libanesa e brasileira todo mundo sabe. Mas que o Líbano, nos últimos dois anos, é palco de um dos roteiros musicais mais procurados da Europa no verão, poucos brasileiros sabem. A partir desta quinta-feira (24) o país árabe começa a receber turistas para os três importantes festivais de música que acontecem nas cidades de Baalbeck, Byblos e Beiteddine e duram dois meses. Entre os artistas, Caetano Veloso, que se apresenta dia 14 de julho em Byblos. Segundo o Ministério do Turismo local, são esperados cerca de 2,5 milhões de turistas em território libanês durante toda a estação.

De acordo com o jornal italiano La Repubblica, o turismo no Líbano tem batido recordes desde o ano passado, quando passou a ser incluído como destino de verão dos italianos e dos europeus em geral. Se o número de 2,5 milhões de turistas se confirmar, o país árabe será, pela segunda vez consecutiva, o primeiro colocado do ranking mundial de incremento turístico durante uma estação - o verão -, mensurado pela Organização Mundial de Turismo (OMT). O crescimento, em relação ao ano anterior, será de 38%.Festival de Baalbeck ocorre há 55 anos

Os festivais de música, reestruturados a partir de 2006, data do último conflito sério no país, estão entre os responsáveis por atrair novos visitantes ao Líbano, uma vez que oferecem uma grande variedade de artistas e cenários. Baalbeck(http://www.baalbeck.org.lb/) , por exemplo, é o mais antigo, tem cinqüenta e cinco anos e acontece nas ruínas do maior templo romano da região, entre os meses de junho, julho e início de agosto.

Fundado pelo presidente Camille Chamoun, que governou o país entre 1952 e 1958, o Festival Internacional de Baalbeck (FIB) nasceu como um festival de música, com o objetivo de promover a cultura do país e atrair o turismo para a região. Em 1966, foi criada uma escola de teatro e o festival evoluiu, passou a ter em seu palco, além de representantes da música clássica, jazz e ópera, também música contemporânea, teatro, performances e dança.

Programa

Com algumas interrupções durante os períodos de guerra no país, a partir de 2008 o FIB voltou ao cenário dos grandes festivais europeus, reestruturado e com artistas reconhecidos internacionalmente. A edição 2010 começa com um concerto de Mika, um cantor pop do Líbano, que vive na Inglaterra, e influencia toda a nova geração libanesa. Outros artistas importantes do programa são os jazzistas americanos Kevin Mahogany e Odean Pope, que se apresentam no dia 9 de julho, a Orquestra Sinfônica da Cracóvia (17 de julho) e a companhia de balé de Boris Eifman, de São Petersburgo (24 de julho). A última apresentação será no dia 7 de agosto, do musical Too much Love... kills.

Em Byblos, a 45 minutos de carro de Beirute, o cenário do festival é o porto fenício da cidade, uma das antigas do mundo e fundamental para o desenvolvimento do comércio proposto pelos fenícios, entre 5.000 e 3.000 a.C. O público assiste aos espetáculos numa arquibancada suspensa, construída sobre o mar. Realizado desde 1998, a edição de 2010 será aberta no dia 01 de julho às 20h30. Caetano Veloso e Gorillaz, que se apresentam, respectivamente, nos dias 14 e 20 de julho, são as atrações internacionais mais procuradas, segundo a organização do festival (http://www.byblosfestival.org/).

25 anos

O festival de Beiteddine (http://www.beiteddine.org/) comemora 25 anos em 2010, a primeira edição foi organizada no verão de 1985. Assim como o FIB, foi interrompido nos anos mais duros de guerra. O palco é outra jóia da arquitetura do Líbano, o Palácio Beiteddine, construído no século 19 para o emir Bechir Chehab II, que governou o país entre 1788 e 1840, e é o ponto turístico mais importante da cidade, que fica a uma hora de Beirute. O palácio mistura a arquitetura árabe tradicional da época e o barroco italiano.

Para a construção, inclusive, o emir convocou artesãos da Itália. Na parte externa, os grandes jardins dão o tom de fábula ao cenário, completado pelas luzes do festival, durante os meses de junho, julho e agosto. A abertura será nesta sexta-feira (25) com um concerto da Orquestra Filarmônica do Líbano, Diana Krall, cantora de jazz canadense, se apresenta dia 2 de agosto, quatro dias antes do encerramento, com o show do iraniano Mohammad-Reza Shajarian.

Durante os dias do festival de Beiteddine, os turistas também poderão visitar duas exposições de arte: a Jameel Prize, em parceria com o Victoria and Albert Museum, de Londres, com obras de artistas e designers contemporâneos inspiradas nas tradições islâmicas; e a Best of 25 Years, que traz um pouco da história do festival.

Fonte: ANBA - Agência de Notícias Brasil Árabe