ICArabe realiza curso "Mundo Árabe: conjuntura atual e análise de cenários"

Sex, 28/10/2011 - 12:36

O curso "Mundo Árabe: conjuntura atual e análise de cenários" começou ontem (27/10), com uma aula de Mohamed Habib, fazendo um diagnóstico da situação atual dos países após a Primavera Árabe. A atividade recebeu mais de 70 inscrições, boa parte delas de profissionais e estudantes de relações internacionais e jornalismo.

Serão disponibilizados textos de apoio na página do curso no site do ICArabe. Esse material pode ser acessado aqui.

Curso "Mundo Árabe: conjuntura atual e análise de cenários"

O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) realiza, de 27 de outubro a 24 de novembro, o curso “Mundo Árabe: conjuntura atual e análise de cenários”. A atividade inclui cinco aulas, que ocorrem às quintas-feiras, das 19h30 às 22h, na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.

Em continuidade ao curso oferecido no primeiro semestre, o ICArabe pretende resgatar os acontecimentos dos últimos meses, a chamada Primavera Árabe, situá-los e mostrar as perspectivas para o Egito, Tunísia, Iêmen, Síria, Palestina e Líbia, entre outros países.

O programa será ministrado por especialistas na área e é dirigido aos que se preocupam com os destinos do planeta em geral, e com os do mundo árabe e islâmico em particular. Entre os professores estão Mohamed Habib (UNICAMP), Salem Nasser (FGV), Reginaldo Nasser (PUC-SP), Cristina Pecequilo (UNIFESP).

Na última aula, uma mesa de reflexão, com o tema “A questão do árabe como OUTRO e a representação do OUTRO na cultura árabe. O papel da mídia”, reunirá José Arbex Jr. (PUC-SP), Michel Sleiman (USP), José Farhat (USJ-Beirute e ESPM), Murched Taha (UNIFESP) e Geraldo Godoy de Campos (ESPM).

ICArabe realiza curso Mundo Árabe: conjuntura atual e análise de cenáriosA atividade acontece entre os dias 27 de outubro e 24 de novembro. A programação conta com cinco aulas em que serão debatidos temas como política externa, questão israelo-palestina, papel da mídia, entre outros. Faça sua inscrição aqui.  

A programação completa segue abaixo.