Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Últimas Notícias

Refugiado

22/07/2025

Memoricídio

21/07/2025

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Refugiado, por Samantha Federici

11/07/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»Educação | Curso ICA»“Momento é importante para analisar o cenário no Mundo Árabe”, afirma Professor Reginaldo Nasser, um dos docentes do novo curso do ICArabe, que começa dia 11 de junho
Educação | Curso ICA

“Momento é importante para analisar o cenário no Mundo Árabe”, afirma Professor Reginaldo Nasser, um dos docentes do novo curso do ICArabe, que começa dia 11 de junho

Com coordenação geral de Heloisa Abreu Dib Julien, o curso será composto por cinco aulas, ministradas por Reginaldo Nasser, Christian Karam e Malcon Arriaga. Encerrando o curso, haverá uma mesa redonda com o tema “Revoluções no Mundo Árabe: consequências e perspectivas”, com Mohamed Habib, Reginaldo Nasser, Salem Nasser, José Farhat, Murched Taha, com coordenação de Geraldo Godoy (veja programação abaixo).

Clique aqui para o formulário de inscrição.

Este é um momento importante para fazermos uma análise do cenário atual do Mundo Árabe. O estudo dos regimes políticos na região, de forma mais focada e racional, pretende estimular uma visão mais crítica, com um olhar sobre os progressos obtidos pelos países da região e os cenários ainda desfavoráveis. “Apesar de todos os problemas inerentes às transições políticas em países que passaram por longos períodos ditatoriais, Tunísia, Egito e Líbia deram passos importantes com a instituição de processos eleitorais. De outro lado, a situação interna na Síria está em progressiva deterioração, com milhares de mortos”, ressalta o Professor Reginaldo Nasser.

O curso dará continuidade ao oferecido no final de 2011, resgatando os acontecimentos dos últimos meses, situando-os e mostrando as perspectivas para o Mundo Árabe. Para o professor Nasser, o debate agora, realizadas as eleições e reformas políticas em alguns países, como Tunísia, Egito e Líbia, focará na expectativa por mudanças na ordem econômica e social. “O momento é importante para realizamos uma nova análise porque é a e social é preciso estar atento ao aparecimento de novas forças políticas e a reestruturação daquelas que existiam até então.”

As aulas, desta vez, abordarão com mais ênfase Síria e Irã. “Há um ano teve inicio a revolta na Síria, que se tornou o episódio mais trágico, polêmico e incerto das revoltas árabes. Os altos custos humanos, econômicos e sociais do conflito relacionam-se cada vez mais à luta estratégica travada entre as grandes potências (EUA, Rússia e China) e os poderes regionais (Irã e Arábia Saudita) sobre o futuro do país. Nos momentos em que a Síria encontra-se unida e estável, ela representa um importante ator regional, mas quando está dividida e instável, como agora, torna-se uma arena para a luta de forças externas. O Irã é o grande aliado da Síria. uma provável queda do governo sírio significaria uma perda de poder considerável de Ahamadinejadi”, explica Nasser.

Para a coordenadora-geral Heloisa Abreu Dib, a participação no curso permite olhar a realidade de toda a região com conceitos menos preestabelecidos. “É preciso tentar analisar a situação da Síria, por mais difícil que isso possa parecer! Trazer o Irã para a discussão, mesmo não sendo um país árabe, foi imprescindível, devido à sua histórica revolução, o regime político adotado, suas alianças e como isso interfere em todo o equilíbrio da região. Por fim, a realização de uma mesa redonda para discutir os caminhos tomados pelas revoluções árabes e as perspectivas no horizonte, encerram nosso curso. Temas sensíveis exigem um tratamento cuidadoso, o que se reflete na escolha dos docentes.”
 
Curso inspira blog de alunos da USP

Inspirados pela edição 2011 do curso do ICArabe, um grupo de alunos da ECA-USP criou o blog o blog Olhares sobre a Primavera Árabe (http://olharesprimaveraarabe.wordpress.com/).

O blog reúne clipping de notícias de diversos veículos, entrevistas, resenhas e também textos baseados nas aulas do ICArabe (http://olharesprimaveraarabe.wordpress.com/2012/04/30/a-primavera-arabe-e-a-primavera-palestina/). “A gente começou a se interessar pelo mundo árabe fazendo uma grande reportagem sobre a Primavera Árabe no primeiro semestre de 2011. No segundo semestre, vimos no curso uma oportunidade de aprofundar nosso conhecimento sobre os países árabes e sobre o que foi (ou melhor, está sendo) a Primavera Árabe”, afirma Carolina Linhares, uma das responsáveis pelo blog.

Para Carolina, o curso do ICArabe permitiu um olhar mais crítico sobre a Primavera Árabe. “As aulas nos mostraram quanta coisa havia por trás da Primavera, aprendemos a história do Egito, a história de Israel, o histórico das relações entre Brasil e os países árabes. Conseguimos enxergar a conjuntura política e a histórica desses países.”

PROGRAMA DO CURSO
 
11/06 (2ª) – Regimes políticos e política internacional nos países árabes I – Reginaldo Nasser (PUC-SP)
 
12/06 (3ª) – Regimes políticos e política internacional nos países árabes II – Reginaldo Nasser (PUC-SP)
 
18/06 (2ª) – A Síria do partido Baath e dos al-Assad (1970 a 2012) – Christian Karam
 
19/06 (3ª) – A revolução islâmica no Irã e a cooperação sírio-iraniana (1979-2012) – Christian Karam e Malcon Arriaga
 
26/06 (3ª) – Revoluções no Mundo Árabe: consequências e perspectivas (mesa-redonda)
Participantes: Mohamed Habib (UNICAMP), Reginaldo Nasser (PUC-SP), Salem Nasser (FGV-SP), José Farhat (ICarabe), Murched Taha (UNIFESP). Coordenação: Geraldo Godoy de Campos (ESPM)
 
Coordenação geral: Heloisa Abreu Dib Julien
 
SERVIÇO:
 
Curso: Revoluções no Mundo Árabe e Islâmico: Regimes Políticos, Síria e Irã

Quando: de 11 a 26 de junho

Horário: segundas e terças-feiras: 19h30 às 22h

Local: Auditório do Espaço Cultural
Av. Paulista, 2439 – térreo – metrô: Consolação e Paulista, São Paulo
Estacionamento conveniado: VAZ – Av. Paulista, 2424

Investimento:
Público em geral: R$ 270,00
Membros do ICArabe, estudantes e aposentados: R$ 250,00
Estudantes devem apresentar carteirinha no primeiro dia de aula
Formas de pagamento:
Integral: através de transferência bancária ou depósito bancário identificado, com comprovante encaminhado por email para curso@icarabe.org
Duas parcelas: a primeira através de transferência bancária ou depósito bancário identificado, na data da inscrição e com comprovante encaminhado por email para curso@icarabe.org e a segunda mediante cheque pré-datado para 14/06, entregue no primeiro dia de aula.
Instituto da Cultura Árabe: Banco do Brasil, ag. 1898-8, c/c 26000-2, CNPJ 07283643/0001-39

Certificado: Para participantes que tiverem presença em, no mínimo, quatro aulas.

Informações e inscrições:
Período: 14 de maio a 06 de junho
Através do preenchimento do cadastro eletrônico no site ou pelo e-mail curso@icarabe.org (nome e telefone) ou pelo telefone (11) 5084-5131, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, com Regina.
 
Vagas limitadas.

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorCultura palestina é tema do ciclo “Poesia dos Quatro Cantos” nesta sexta-feira
Próxima Pandora promove aula aberta de dança do ventre
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

Soraya Smaili, reitora da UNIFESP, ministra aula com o tema “Os árabes e o desenvolvimento da Ciência”

05/03/2021

Curso “As Contribuições da Civilização Árabe-Islâmica para a Humanidade em Perspectiva Histórica”: acesse todas as aulas

04/02/2021

Debate sobre as perspectivas para o mundo árabe encerra curso do ICArabe

03/07/2012

EVENTOS

Curso “Dança do Ventre Essencial”, com Cristina Antoniadis – online

Clube de Leitura da Editora Tabla: “Uma mulher estranha”, da autora Leylâ Erbil – 30 de julho – online

Curso “Arte, cultura e contexto no mundo árabe – de Casablanca a Bagdá, uma introdução à região árabe” – 11 de julho e 1 de agosto – São Paulo -SP

“Sob fogo: a Saúde da População de Gaza” – 1º de julho – São Paulo

Notícias

Série de verbetes informativos sobre os árabes: Refugiado, por Samantha Federici

Ilan Pappe participará da Flip 2025 com debate sobre a Palestina

08/07/2025

ABPHE promove debate sobre Israel, genocídio, Irã e América Latina, com palestra de Bruno Huberman

06/07/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e polític 🇵🇸 Debate "Lutas pelo território e políticas de extermínio: O caso da Palestina" - O encontro ocorrerá hoje, 22 de julho, terça-feira, às 19h, na Associação Católica Bom Pastor - Aracaju.

@ufsoficial 
@ufs_itabaiana
🕌✨️O novo site do ICArabe está no ar! 

🔗Acesse para se manter informado sobre a cultura árabe no Brasil e no mundo: https://icarabe.org/

📲 Link disponível na bio e nos stories
CONVITE - 📚Série Encontros Acadêmicos

🇱🇧A Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências e o Centro Cultural Justiça Federal promoverão o Encontro com o jornalista Guga Chacra (Membro Titular da Academia – Cadeira 27), que abordará o tema "Líbano: Panorama Atual e Perspectivas", no dia 24 de julho, quinta-feira, às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal – Sala das Sessões, localizado na Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ. 

🔗A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site: 
https://abre.ai/encontroacademia

Link disponível nos stories.

👥 Realização:
Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências

🤝 Apoio Institucional:
Centro Cultural Justiça Federal

@academialibanobrasil
🌏 Participe do 1º Seminário Internacional do 🌏 Participe do 1º Seminário Internacional do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas e da FAMBRAS: Diálogos Islâmicos entre Culturas: Brasil, América Latina e Mundo Árabe”, nos dias 06, 12 e 19 de agosto, das 9h às 10h30. O evento será online e gratuito, com tradução em 4 idiomas e certificado.

🔗 Inscreva-se pelo QR Code na imagem ou pelo link disponível nos stories.

@fambras 
@academy_halal
🌏📚 Aigo Livros promoverá o curso Literatura 🌏📚 Aigo Livros promoverá o curso Literatura Árabe da Ásia 

A Aigo Livros promoverá o curso online Literatura Árabe da Ásia, que abordará a introdução à história dos países de língua árabe do continente, os da região do Oriente Médio e da Península Arábica, a partir dos livros, nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, terças-feiras, das 19h às 20h30. 

Os encontros tratarão sobre o colonialismo europeu no mundo árabe, da questão da Palestina, os sectarismos no Oriente Médio e as imigrações e diásporas árabes. O curso será ministrado por Jemima de Souza Alves, pós-doutoranda em Letras na FFLCH-USP, com mestrado e doutorado na mesma universidade, tradutora do árabe e do inglês de livros como “Narinja”, de Jokha al-Harthi, “Ave Maria”, de Sinan Antoon, entre outros; integra o grupo de pesquisa “Tarjama - Escola de tradutores de literatura árabe moderna”, sob a supervisão da Profa. Dra. Safa A-C Jubran; e Paula Carvalho, historiadora, jornalista. Pós-doutoranda em História pela Unifesp. Mestre em história pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), estuda viajantes, principalmente os disfarçados. Lançou o livro “Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt” em 2022 pela editora Fósforo. É uma das criadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras.

Confira a programação do curso:

05.08 (19h às 20h30): Quando o colonialismo europeu chega ao mundo árabe
Sugestão de leitura: Narinja, Jokha Alharthi (@editoramoinhos)

12.08 (19h às 20h30): Vamos falar sobre a Palestina
Sugestão de leitura: Detalhe menor, Adania Shibli (@todavialivros)

19.08 (19h às 20h30): Os sectarismos no Iraque e no Oriente Médio
Sugestão de leitura: Ave Maria, Sinan Antoon (@editoratabla)

26.08 (19h às 20h30): Imigrações e diásporas árabes
Sugestão de leitura: Correio Noturno, de Hoda Barakat (@editoratabla)

Para participar é necessário fazer uma contribuição de R$220,00, faça a sua inscrição no link da bio da @aigolivros. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 30 dias.
🇵🇸“Gaza no coração” é semifinalista n 🇵🇸“Gaza no coração” é semifinalista no Prêmio Jabuti Acadêmico

O livro “Gaza no coração: história, resistência e solidariedade na Palestina” está entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico. A indicação reconhece a relevância coletiva do trabalho que resultou na obra, organizada com o objetivo de reunir reflexões críticas sobre a Palestina e sua luta por autodeterminação.

Entre os autores e autoras que assinam os textos, estão os associados do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe)Milton Hatoum (benemérito), José Arbex e Salem Nasser. Também participam da publicação Reginaldo Nasser,  Soraya Misleh, Safra Jubram e outros pesquisadores, jornalistas e ativistas comprometidos com o tema. O conjunto de artigos busca contribuir para o debate público sobre a realidade palestina, reforçando a urgência de interromper o genocídio em curso e a necessidade de fortalecer a solidariedade internacional com o povo palestino.

A obra foi publicada pela Editora Elefante, com edição de Tadeu Breda.

@sorayamisleh 
@salemhnasser 
@reginaldonasser 
@miltonhatoum_oficial
@josearbex
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.