Close Menu
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Últimas Notícias

Edital de Convocação – Assembleia Geral Ordinária

02/09/2025

Com presença de Luis Nassif, último debate da Mostra Mundo Árabe de Cinema aborda as desigualdades sociais contemporâneas

02/09/2025

ICArabe apoia atividades da Cátedra José S. Helú de Língua e Cultura Árabes no México

02/09/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Icarabe
Facebook Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
  • Icarabe
    • Sobre o Icarabe
    • Edward Said – inspiração da nossa causa e de muitas outras
    • Memórias Icarabe
    • Cursos Realizados
    • Links Úteis
    • Al Mahjar
    • Galeria de Fotos
  • Notícias
    • Artes Visuais
    • Ciência
    • Cinema e Teatro
    • Dança e Música
    • Educação
    • Gastrônomia
    • Geral
    • História
    • Icarabe na Mídia
    • Imigração
    • Literatura
    • Mídia
    • Mulher
    • Música
    • Palestras e Debates
    • Política e Sociedade
    • Religião
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2025
    • Mostra de Cinema 2024
    • Mostra de Cinema 2023
    • Mostra de Cinema 2022
    • Mostra de Cinema 2021
    • Mostra de Cinema 2020
    • Mostra de Cinema 2019
    • Mostra de Cinema 2018
    • Mostra de Cinema 2017
    • Mostra de Cinema 2016
    • Mostra de Cinema 2015
    • Mostra de Cinema 2014
    • Mostra de Cinema 2013
    • Mostra de Cinema 2012
    • Mostra de Cinema 2011
    • Mostra de Cinema 2010
    • Mostra de Cinema 2009
    • Mostra de Cinema 2008
  • Entrevistas
    • Artigos
    • Publicações
  • Verbetes
  • Fale
    • Apoie o Icarabe
    • Anuncie
    • Seja um Associado
Icarabe
Você está em:Home»ENTREVISTAS»IV Fórum das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações por um mundo melhor
ENTREVISTAS

IV Fórum das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações por um mundo melhor

No evento, que contou com a presença de 200 mil participantes de 130 países, o ICArabe foi representado pelo seu diretor de relações nacionais e internacionais, o cientista político José Farhat. Nesta entrevista, ele fala sobre a iniciativa e a participação do instituto.

Aconteceu em Doha, Qatar, o IV Fórum das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações – UNAOC (United Nations Alliance of Civilization). O evento que se realizou de 11 a 13 de dezembro de 2011, tem como objetivo melhorar a compreensão e o entendimento às nações e aos povos de todas as culturas e religiões. Visa também ajudar no combate às forças de polarização e ao extremismo.  

O evento foi exibido para todo o mundo através da emissora árabe Al-Jazeera. Grandes líderes mundiais compareceram ao fórum, como o vice-presidente do Brasil, Michel Temer. O ICArabe foi representado no evento pelo cientista político e conhecedor do mundo árabe José Farhat, que atuou como co-moderador do evento ao lado de outras instituições. O Instituto da Cultura Árabe participou de vários laboratórios durante a realização do fórum.

Em entrevista ao portal, José Farhat, conta que a Aliança das Civilizações foi criada em 2005, sob os auspícios das Nações Unidas, por iniciativa conjunta dos governos da Turquia e da Espanha, que se deu quando, o então, Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, criou um Grupo de Alto Nível para explorar as raízes da polarização entre as sociedades e as culturas na atualidade. O grupo pretendia recomendar um programa prático de ação para solucionar estes problemas. Em 6 de abril de 2007, o novo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeou como alto representante da UNAOC, Jorge Sampaio, ex-Presidente de Portugal, com a missão de conduzir a fase de implementação da Aliança.

 

O Grupo de Alto Nível continua ativo e fazendo recomendações específicas que abrangem estratégias para o desenvolvimento de melhores quadros de cooperação e parcerias, que possam ajudar a atingir os objetivos da Aliança, entre outras inúmeras orientações e acompanhamento.

 

A iniciativa da Aliança das Civilizações tem por princípio agir nas áreas de educação, juventude, meios de comunicação e migrações, e grande parte de seus projetos e objetivos giram em torno disso. Estão em plena atividade as plataformas on-line: Educação sobre Religiões e Crenças; Comunicação e Informação sobre Analfabetismo; Migração e Integração; Site da Juventude; Sabedoria Global; Atividades Políticas; Estratégias Nacionais, Regionais e Internacionais. Além também de Programas de Treinamento e Intercâmbio nas áreas acadêmicas, treinamento em comunicações e escolas de verão.

Segundo José Farhat, O IV Fórum da UNAOC, em Doha, focou três tópicos principais: Como a diversidade cultural é importante para o desenvolvimento; Promoveu confiança e tolerância para alcançar os objetivos de desenvolvimento; Novas estratégias para um diálogo intercultural de entendimento e cooperação.

 

Como em todos os fóruns anteriores, este, em Doha, examinou o andamento dos projetos criados nos passados e propôs novas ideias. Realizado após o Fórum do Rio, que consolidou a posição da Aliança como uma plataforma de diálogo intercultural em âmbito global, seria importante que o IV Fórum se realizasse num país árabe, poucos meses depois da Primavera Árabe ter começado. Nos três dias de debates tratou principalmente dos tópicos de ligação, visivelmente negligenciado, entre diversidade cultural e diálogo intercultural de um lado e, do outro, o desenvolvimento sustentável. É importante frisar que o Fórum de Doha trouxe novamente à tona a ‘Declaração do Milênio’, adotada em 2000, e conseqüentemente enfatizou o fato de a UNAOC ter missões e objetivos complementares à Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

“A Aliança está, com suas atividades, encorajando a luta dos povos árabes na realização de seus objetivos de libertação das interferências maléficas do colonialismo e pós-colonialismo, para que o relacionamento entre árabes e muçulmanos seja baseada na justiça e igualdade. Esta Aliança, por tudo o que li, vi e ouvi, é uma esperança de um futuro no qual as diversas civilizações se entenderão num ambiente de maior entendimento, liberdade e respeito mútuo.” José Farhat em entrevista.

Depois da criação do UNAOC foram realizados quatro fóruns – I fórum em Madri, em 2008; II fórum em Istambul, em 2009; III fórum no Rio de Janeiro, em 2010; IV fórum em Doha em 2011; e já estão previstos o V fórum em Viena, em 2012 e o VI em Bejing, em 2013 – estes fóruns se constituem de importantes eventos globais onde líderes políticos, representantes de órgãos regionais e internacionais, doadores e fundos financiadores de projetos, grupos e fundações das sociedades civis, se encontram para explorar os meios de promover o diálogo intercultural, o entendimento, apoiar o desenvolvimento, e promover a paz e a tolerância pelo do mundo.

O cientista político encerrou o fórum com um discurso exibido para todo o mundo:

“Sua Alteza Princesa Sheikha Mozah Bint Nasser al-Missned,

Sua Excelência Presidente Jorge Sampaio, Alto Representante da Aliança das Civilizações das Nações Unidas,

Senhoras e Senhores:

Sou um cidadão brasileiro típico, nascido no Amazonas, filho de um pai imigrante árabe muçulmano e de uma mãe imigrante cristã portuguesa, que cresceu num a casa que representa modelo típico da sociedade brasileira. Uma sociedade de tolerância e convívio pacífico entre aqueles que chegaram e ainda chegam ao Brasil e se transformam sem demora em brasileiros; é um exemplo daquilo que pode ser reproduzido de forma ampla, em todo o planeta, pela criação de uma rede de museus de idéias para a troca de experiências tendentes à integração dos povos sem distinção de etnia, gênero, credo e tudo o mais que possa dividir pessoas. O Presidente Sampaio será cobrado no próximo fórum, em Viena, no ano próximo das providências a este respeito.

Esta é a nossa proposta.

Muito obrigado”.

 

 

 

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
AnteriorOs movimentos sociais no Brasil e a questão palestina em 2012
Próxima Intervenção e ocupação humanitária e ética
Icarabe Instituto da Cultura Árabe

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Últimas Notícias

“O refugiado é a maior vítima do terrorismo”, diz Reginaldo Nasser sobre a islamofobia

20/06/2017

O ICArabe contribui para a construção de uma cultura de paz, afirma novo presidente do Instituto

03/11/2016

Diretora do Instituto de Cultura Árabe fala sobre a mulher no Oriente Médio

13/03/2012

EVENTOS

Comitê Campinas de Solidariedade ao Povo Palestino promove sessão de cinema no MIS

Lançamento do livro “Brimos à Mesa”, de Diogo Bercito – dia 23 de agosto

Clube de Leitura do Esporte Clube Sírio celebra sua 100ª reunião com homenagens e presença de autora convidada

Clube Sírio promoverá palestra sobre a contribuição do Islamismo para a humanidade

Notícias

Edital de Convocação – Assembleia Geral Ordinária

Com presença de Luis Nassif, último debate da Mostra Mundo Árabe de Cinema aborda as desigualdades sociais contemporâneas

02/09/2025

ICArabe apoia atividades da Cátedra José S. Helú de Língua e Cultura Árabes no México

02/09/2025
Siga Nas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp

Receba as Novidades

Cadastre-se para receber os nossos informativos

Ao se cadastrar você concorda com nossa Política de Privacidade.

Sobre Nós
Sobre Nós

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural. Visa a integrar, estudar e promover as várias formas de expressão da cultura árabe, antigas e contemporâneas, e encorajar o reconhecimento de sua presença na sociedade brasileira. Está aberto à participação de todos os que acreditam ser premente assegurar o respeito às diferenças.

Menu
  • Home
  • Icarabe
  • Notícias
  • Eventos
  • Mostra de Cinema 2024
  • Artigos
  • Fale Conosco
Instagram

icarabebrasil

O Instituto da Cultura Árabe, baseado em São Paulo, Brasil, é uma entidade civil, autônoma, laica, de caráter científico e cultural.

Última semana da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cine Última semana da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema 

📽️ Minha memória está cheia de fantasmas
Um mergulho na cidade de Homs, entre lembranças, ruínas e esperanças.
Um retrato coletivo sobre resistência, ausência e a força de reconstruir.

📅 Mesta quarta-feira, 3 de setembro, às 18h30
🗓  Em cartaz até 7 de setembro, no CCBB São Paulo.

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@miltonhatoum_oficial
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid
@editoratabla
Última semana da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cine Última semana da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema 

📽️ Minha memória está cheia de fantasmas
Um mergulho na cidade de Homs, entre lembranças, ruínas e esperanças.
Um retrato coletivo sobre resistência, ausência e a força de reconstruir.

📅 Mesta quarta-feira, 3 de setembro, às 18h30
🗓  Em cartaz até 7 de setembro, no CCBB São Paulo.

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@miltonhatoum_oficial
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid
@editoratabla
O ICArabe apoia! Entre os dias 7 e 10 de outubro O ICArabe apoia!

Entre os dias 7 e 10 de outubro de 2025, a Cátedra José S. Helú de Língua e Cultura Árabes (Colégio de México) recebe a professora Dra. Laila Familiar (NYU Abu Dhabi) para uma série de atividades sobre o ensino do árabe, literatura e cultura. @catedrahelu_colmex

📍 Palestra magna (com transmissãono YouTube El Colegio de MéxicoA.C), aula aberta, oficina híbrida e roda de conversa.

📩 Mais informações: catedrahelu@colmex.mx

https://www.youtube.com/@VideosColmex/streams
🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema – CCBB S 🎬 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema – CCBB SP

📍 Neste domingo, 31 de agosto, a programação traz duas sessões imperdíveis:

🕑 14h | “A quem eu pertenço” (acessível em Libras)
🕓 16h15 | “Linha de frente”

🗓  Em cartaz até 7 de setembro, no CCBB São Paulo.

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@miltonhatoum_oficial
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid
@editoratabla
20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: o curador Arth 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: o curador Arthur Jafet, prestigiou o debate sobre desigualdades sociais no mundo árabe contemporâneo, realizado neste sábado (30), no CCBB SP, e aproveitou para destacar a importância da realização.

📅 A Mostra segue em cartaz até 7 de setembro no CCBB-SP.

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@miltonhatoum_oficial
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid
@editoratabla
20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: Christina Queir 20a Mostra Mundo Árabe de Cinema: Christina Queiroz, diretora do ICArabe e pesquisadora da Unifesp (Cátedra Edward Saïd), mediou o debate "Desigualdades sociais no mundo árabe contemporâneo”, neste sábado (30), no CCBB SP. Confira o comentário dela sobre o encontro. 

📅 A Mostra segue em cartaz até 7 de setembro no CCBB-SP.

🔗 Confira a programação completa: mundoarabe2025.icarabe.org

@mostramundoarabedecinema
@miltonhatoum_oficial
@ccbbsp
@editoratabla
@institutodosonooficial
@acasaarabe
@camaraarabebrasileira
@cinefertil
@catedraedwardsaid
@editoratabla

A Mostra segue no CCBB SP até 7 de setembro.
Seguir no Instagram
2025 Copyright © Icarabe Todos os direitos Reservados.
Os textos deste site são de responsabilidade de seus autores e estão disponíveis ao público sob a Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação.