Exposição “SER Imigrante: o mesmo e o outro”

Ter, 07/01/2014 - 14:45
Publicado em:
0 comments

Realizada pelo Museu da Imigração, em São Paulo, a mostra busca entender o processo de deslocamento pela perspectiva da lei e dos significados das palavras. A ideia é refletir sobre o conjunto de condições que determinam a aceitação ou não de quem migra para o Brasil, em caráter temporário ou permanente.

Enfrentar processos burocráticos, ter dificuldade de entender a língua do novo país, desconhecer procedimentos legais e direitos. Ser imigrante é, por muitas vezes, estar em uma situação de grande vulnerabilidade. Essa mostra itinerante convida o público a ser “o outro” durante o circuito expositivo. Portando um passaporte fictício, o visitante – ao percorrer os quatro momentos da exposição – encontra guichês que representam órgãos oficiais e, para conseguir os vistos e licenças necessários para a entrada e permanência em território nacional, acaba se deparando com formulários e etapas de aprovação. Ainda por meio de imagens, depoimentos, notícias de jornais e trechos de legislação, a exposição aborda o que é ser classificado como imigrante, retratando também as transformações ao longo do tempo da imagem desse estrangeiro que se estabelece em novo território, de como ele é visto e tratado.

A exposição fica em cartaz na cidade de São Paulo até o dia 02 de março e segue para outros municípios. Visitas orientadas de terça a domingo, das 10h às 17h. O agendamento de grupos pode ser feito pelo do telefone (11) 2692-1866.

Serviço

Exposição “SER Imigrante: o mesmo e o outro”

Período: até 2/03/2014

Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h

Local: Antiga Capela dos Ferroviários – Rua Dr. Almeida Lima, 750 – Mooca – São Paulo.

Informações: (11) 2692-1866.

Grátis