Arte de 22 brasileiros será exposta em Dubai

Sex, 08/12/2017 - 02:07

 

Um grupo com 22 artistas brasileiros terá suas obras expostas a partir do próximo sábado (09) na Galeria 76 do Dubai International Art Centre, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com curadoria do crítico de arte brasileiro Eric Landmayer, a mostra leva o nome de “Cores do Brasil” e vai apresentar o colorido e a diversidade da arte feita País afora.

Farão parte da exposição pinturas, desenhos e esculturas. As peças têm tema livre e entre elas estão desde as esculturas de um cavalo e de uma pantera, feitas pelo artista Marcelo Lima, até uma tela bem colorida com futebol e Rio de Janeiro como elementos, da artista Izolda Landmayer. Da brasileira Sônia Menna Barreto pode ser visto um quadro sobre a bandeira brasileira feito com pintura surrealista.

A mostra tem apoio da Embaixada do Brasil em Abu Dhabi. Além de Marcelo, Izolda e Sônia, integram a exposição os artistas Ana Sanson, Angeles Echegoyen, C. Rachel, Diva Giacometti, Flora Camina, Gessonita Dardengo, Maria de Almeida Menezes, Masa, Nefertari D`Angelo, Neide Marcondes, Oliveira, Paulette Gerecht, R. Elias, Rejane Melo, Rosa Shiroma Bersani, Sylvia Echeverria, T. Ruiz, Williams Delabona e W. Prado.
 

tela
Tela de Izolda Landmayer: colorido

O curador falou com a ANBA por telefone de Dubai nesta quarta-feira (06), onde já está para preparar a exposição. Eric organiza mostras de artistas brasileiros no exterior há 41 anos, com o propósito de difundir a arte local pelo mundo, e já realizou cerca de 20 exposições nos Emirados, incluindo a participação em feiras de design e mobiliário.

O curador tem uma empresa, a Eric Art, que promove as exposições, e conta que elas são sempre bem recebidas nos Emirados. Ele relata que houve um progresso desde a realização das primeiras no país árabe, mas que elas sempre chamaram a atenção. As mostras atraem desde autoridades até visitas novas ou de pessoas que já estiveram em iniciativas anteriores.

A Eric Art trabalha com uma gama ampla de artistas, cerca de cinco mil, com uma lista que inclui iniciantes e também famosos. A brasileira Sonia Menna Barreto, por exemplo, tem obras de arte na coleção privada do Royal Palace de Londres. O curador Eric já organizou exposições em várias regiões do mundo, inclusive no Museu do Louvre, em Paris, na França.

Os Emirados têm boa parte da sua população formada por estrangeiros e o público da mostra é formado por eles e também por nativos. De acordo com o curador, existe no país uma cultura de ir a exposições. Costumam frequentar as mostras crianças, jovens, adultos e idosos.

A exposição em Dubai terá sua abertura neste sábado, das 18h30 às 21h, e depois seguirá aberta para visitação até a quinta-feira, dia 14 de dezembro. Ela pode ser vista de domingo até a quarta-feira, das 9h às 21h, e na quinta-feira, das 9h às 15h30. A entrada é gratuita. As peças podem ser adquiridas se houver interesse do público.

 

Legenda da foto principal: Cavalo em cores por Gessonita Dardengo

Serviço

Exposição de arte “Cores do Brasil”
De 09 a 14 de dezembro de 2017
De sábado a quarta-feira, das 9h às 21h, e na quinta, das 9h às 15h30
Galeria 76 – Dubai International Art Centre
Villa 27 – Street 75b – Jumeirah Road – Dubai - UAE
Mais informações: info@artdubai.com ou +971 43444398
Contato curador: landeric@bol.com.br ou +55 11 995977777