Os princípios do monoteísmo islâmico

Qui, 04/02/2010 - 17:10

O dogma do Monoteísmo é um dos pilares básicos do Islã. A Unicidade de Allah, denominada Tauhîd, é o fundamento essencial da crença e da teologia islâmicas.

“Não há outra divindade senão Allah; e Mohammad é o seu Profeta”, é a expressão de fé de todos os crentes muçulmanos. As ciências islâmicas da Unicidade são muito complicadas e para uma boa compreensão é importante um bom domínio da língua árabe. No entanto, pretende-se aqui oferecer uma noção básica do Tauhîd, elemento imprescindível na compreensão do Islã. Podemos assim distinguir três tipos de Unicidade:

1. Tauhîd Ar-Rubûbiiah. A Unicidade da Soberania de Allah.
Deus é o único poder real do universo. Ele é Al-Jâliq, o criador, quem dá às coisas suas capacidades, quem controla a realidade no seu conjunto, no todo. Nada acontece fora do seu poder.

2. Tauhîd Al-Asmâ´ua As-Sifât. A Unicidade dos Nomes e Atributos de Allah.
A descrição de Allah só pode ser por nomes e atributos que encontramos no Alcorão ou pelos utilizados pelo profeta Mohammad. Os seus Nomes são denominados Al-Asmâ´ Al-Husna, os Nomes mais belos (Alcorão 20:8). Segundo as mais importantes compilações de hadîz, as de Al-Bujâri e Muslim, existem 99 nomes: Deus, Umo, Misericordioso, Clemente, Santo, Poderoso, Pacificador, Criador, Onisciente, Protetor, Primeiro, Último, Sublime...

A memorização e repetição destes nomes abençoa o crente. Os Atributos de Allah são também únicos porque não existe nada semelhante a Ele (Alcorão 42:11): Grandiosidade, Poder, Soberania, Fortaleza...

3. Tauhîd Al- ´Ibâdah. A Unicidade da Adoração.
As orações e os atos de adoração dos muçulmanos só devem se dirigir a Allah. Ele é o único que pode responder às súplicas dos crentes.

O contrário do Tauhîd é a idolatria, a associação (Shirk). “Allah não perdoa quem lhe atribuir parceiros” (Alcorão 4:48). Acreditar no poder de um talismã, um amuleto, uma pessoa ou uma figura, é idolatria. Segundo as categorias da Unicidade, existem também categorias da idolatria:

1. Shirk da Unicidade da Soberania de Allah.
Podemos distinguir entre dois tipos, Shirk por associação: acreditar que o poder e o domínio sobre a criação não são exclusivos de Allah; e Shirk por negação: não acreditar em Allah.

2. Shirk da Unicidade dos Nomes e Atributos de Allah.
Distinguimos entre a idolatria por humanização de Deus, isto é, atribuir a Allah qualidades ou atributos humanos, ou idolatria por deificação, isto é, atribuir a seres ou coisas criadas os nomes e atributos de Allah.

3. Shirk da Unicidade da Adoração.
Este tipo de idolatria pode ser Idolatria Maior, que é quando o crente dirige seus atos de adoração a um ídolo diferente de Allah, e Idolatria Menor, que é quando o muçulmano realiza a adoração para conseguir elogio e liderança.

Para concluir, devemos reiterar a relevância de estudar o monoteísmo no Islã, assim como a importância de conhecer as bases da teologia islâmica. Este esforço nos ajudará no diálogo e na compreensão das diferenças entre religiões e culturas, evitando que se caia em interpretações equivocadas e na criação de confusões, acontecimentos estes que nada têm contribuído para o diálogo inter-religioso.