Brasileiro documenta jovens egípcios na Primavera Árabe

Qua, 14/11/2012 - 14:43
Publicado em:
Ao voltar de uma viagem à Indonésia para uma filmagem, o diretor brasileiro Diogo Faggiano, 26 anos, decidiu visitar um amigo jornalista no Cairo. Naquele momento, ocorriam as primeiras eleições democráticas no Egito, após a queda do ex-presidente Hosni Mubarak e Diogo acabou conhecendo e acompanhando os jovens manifestantes que estamparam a capa da revista estadunidense "Time" como "Pessoa do Ano". Nascia ali o documentário “The Revolution of The Year” (A Revolução do Ano), que registra a transição política no Egito através do olhar desses jovens que ajudaram a mudar a história de seu país. “Ao chegar, não sabia se seria um longa, um curta, ficção ou documentário. Mas sempre tive o termo `cinematográfico´  em mente. Existem diversas formas de apoiar uma revolução, pode-se ir pra rua ou fazer uma música. Neste caso, penso que o cinema em geral pode oferecer muito mais às atuais efervescências sociais. Assim, penso menos num registro histórico e mais em poder projetar a Praça Tahrir numa tela grande para o mundo inteiro”, relata Diogo.

O diretor gravou conversas com jovens entre junho e julho deste ano, além de imagens do cotidiano dos entrevistados, como o jovem Saleh Fekry, um dos retratados pela "Time". “No filme, eles aparecem como pessoas normais. Abordamos questões mais humanas do que políticas”, afirma.

Diogo conta que as primeiras impressões que teve ao travar contato com os manifestantes foram uma mistura de cansaço, após meses de mobilização, e uma espécie de confiança de quem não abandona seus ideais tão facilmente. “Derrubar uma ditadura arriscando o próprio corpo certamente marcou a vida desses jovens. Nossa esperança é que os egípcios continuem sonhando alto e nós temos uma grande responsabilidade ao buscar uma narrativa através das imagens.”

As gravações realizadas compõem a primeira parte do documentário, que deverá ser finalizado em dezembro, quando Diogo e uma equipe da produtora Massa Real Filmes, de São Paulo, devem voltar ao Egito. A ideia é fazer um balanço do país pós-eleições, compreender como estão esses jovens e sua relação com o presente. O filme acaba com o final de 2012, quando os jovens manifestantes deixarão de ser a “Personalidade do Ano”.

Para ver as primeiras imagens de “The Revolution of The Year” acesse o site  www.indiegogo.com/projects/266057.