“Estado-nação”: nove minutos de tirar o fôlego
Talvez algum conflito com resistentes, ditos terroristas. Mas, nada atinge o Nation State: nem o som, nem o sentimento. Tudo ali foi feito pra silenciar e entrar nos padrões de qualidade da modernidade e de um Estado-Nação propriamente dito. Até a comida árabe tradicional, um patrimônio cultural, no Nation State aparece estocada em pequenas latas vermelhas que lembram embalagens de primeiros-socorros. Tudo pronto para ser digerido com garfo, faca e silêncio; para atender aos acordos em nome da paz., talvez. Uma paz com liberdade monitorada e condicionada a um território imposto, por isso verticalizado. Onde a suntuosidade oferecida oprime a dignidade de um povo.
E no final? Não contarei o final, claro. Mas, Larissa nos surpreende com vida naquela aparente esterilidade. E sem perder de vista sua terra, que também é Santa: Jerusalém.
Nation State são nove minutos de tirar o fôlego do espectador! Um pequeno grande filme que desperta inquietações. Por isso, saindo da sala de exibição, fiquei tão impactada com a grandiosidade do curta que procurei saber mais sobre Larissa e esse trabalho. Encontrei algumas matérias na internet dando conta que esse projeto foi criado para o Lacoste ElyséePrize 2011, onde artistas tiveram liberdade para produzir imagens sobre o tema “felicidade”. Larissa foi indicada como finalista desse evento, com seu Nation State. Mas, logo após o resultado, a Lacoste revogou a decisão alegando o tom extremo politico e pró-palestino da cineasta. Censura à ideia de felicidade de Larissa! Uma palestina que ousou criar uma estética futurista aos planos estrangeiros de pacificidade para o povo Palestino: padronização e silêncio num condomínio fechado para refugiados. Onde? Lá nas alturas!
Daniela Cabanellas Zannini é advogada de Direitos Humanos.
Artigos assinados são responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do ICArabe.
Última exibição do filme
O filme “Estado-nação” terá sua última exibição no dia 16/9, às 19h, no Centro cultural São Paulo - CCSP, com debate após a exibição. Veja mais em http://www.icarabe.org/noticias/ultimos-dias-da-9a-mostra-mundo-arabe-de-cinema-tem-debates-sobreTítulo original: Nation State
Palestina e Dinamarca | 2012 | 9 min.
Gênero: Ficção. Curta-metragem
Direção: Larissa Sansour
Idioma: Árabe e inglês com legendas em português
Sinopse: Combinando um cenário digital, atores reais e trilha sonora eletrônica de inspiração árabe, o filme é uma fantasia sobre uma "solução vertical" para a questão palestina, ao dar ao país a forma de um único e imenso arranha-céu, chamado de Estado-Nação. Nele, cada cidade tem seu próprio andar e os elevadores funcionam como postos de controle. Inédito no Brasil.
Sobre o diretor
Larissa Sansour nasceu em Jerusalém e cursou várias escolas de artes em Copenhague, Londres e Nova York. Desenvolve um trabalho artístico interdisciplinar, utilizando fotografia, vídeo, instalação, livros e internet.