Centro brasileiro no Líbano expande atividades

Qua, 03/02/2016 - 13:14
O Centro Cultural Brasil-Líbano, com sede em Beirute, está expandindo suas atividades. O centro fechou uma parceria com a prefeitura da cidade de Zouk Mikael, a cerca de 15 quilômetros da capital libanesa, e passou a dar aulas de português no município. Enquanto isso, a sede passa a oferecer também aulas de desenho e de capoeira.

“Abrimos a turma com 12 alunos, que é o número máximo. As aulas são para iniciantes e são dadas uma vez por semana, das 17 às 20 horas”, conta Najua Bazzi, diretora do centro cultural, sobre as aulas em Zouk Mikael. “O perfil dos alunos é variado. Alguns possuem passaporte do Brasil, outros querem aprender porque pretendem visitar o País, outros porque querem se especializar profissionalmente em tradução”, explica.

As aulas começaram no dia 13 e o módulo terá dois meses e meio de duração. Conforme o interesse dos alunos, eles poderão avançar para outros módulos com a mesma professora. Segundo Bazzi, o centro irá avaliar se há demanda na cidade para a abertura de novos módulos para iniciantes. Para participar das aulas em Zouk Mikael é preciso ter pelo menos 13 anos. As classes naquele município acontecem no Centro Cultural e da Juventude.

De acordo com Bazzi, há planos de levar as aulas de português para mais cidades no Líbano. “Estamos estudando e começando a negociar com a prefeitura de Biblos”, revela a diretora. O município fica na mesma região de Zouk Mikael.

A sede do Centro Cultural Brasil Líbano em Beirute também tem novidades neste início de ano. Todas as terças-feiras, o local vai oferecer aulas de desenho com modelos vivos. As classes serão dadas pelos artistas Elio Haddad, Graziela Aoun, José Roberto Brito e Tarek Mourad.

“Aqueles que gostam de desenho não precisam reservar. É só vir com seu material”, diz Bazzi. O centro não coordena as aulas, apenas cede o espaço para os artistas. O pagamento, de US$ 10 por classe, deve ser feito diretamente aos instrutores.

Nas aulas, voluntários atuarão como modelos vivos fazendo diferentes poses com duração de cinco até 35 minutos para que os alunos possam desenhar. As classes irão acontecer ao som de música brasileira instrumental.

“A ideia das aulas é abrir espaço para as artes plásticas também com outras atividades, como palestras sobre os artistas plásticos brasileiros. As aulas vão aguçar a curiosidade [dos libaneses sobre o tema] e é uma maneira de atrair o público”, avalia Bazzi.

As classes acontecem das 17 às 20 horas e comportam até 20 alunos. Os professores falam português, árabe, inglês e francês. Para participar não é preciso ter conhecimentos prévios de desenho.

As segundas e quartas-feiras, o centro tem aulas de capoeira, das 19h15 às 20h15. Estas aulas também são coordenadas por professores de fora do centro, que apenas cede o espaço. O custo para participar é de US$ 10 por aula. “As aulas serão dadas pelo grupo Filhos de Bimba, que é um grupo já conceituado no Líbano”, destaca Bazzi.

As aulas podem ser frequentadas por qualquer pessoa acima de 18 anos. Os instrutores são uma brasileira e um libanês. Para Bazzi, além de incentivar a prática do esporte, as aulas de capoeira incentivam o aprendizado da língua portuguesa. “A capoeira ajuda na prática da língua por causa da repetição das músicas”, aponta.

As festas brasileiras não ficam de fora da programação do centro. No dia 05 de fevereiro, às 19h30, o local promove um baile de carnaval no qual as pessoas podem ir fantasiadas. A animação fica por conta do grupo de percussão libanês Passos Alegres.

 

Contato

Centro Cultural Brasil Líbano

Site: http://brasiliban.itamaraty.gov.br/pt-br/

Tel.: +961 1 322 905

E-mail: brasiliban@itamaraty.gov.br