Mariam Said foi casada com o intelectual palestino Edward Said, falecido em 2003. Hoje, a ativista vive em Nova York e divulga o trabalho da orquestra formada por seu marido e o músico israelense Daniel Barenboim.
Presidente de honra da Fundação Barenboim-Said, ela fala de seus projetos e dos problemas que a Orquestra West-Eastern Divan teve em 2006, com os ataques israelenses ao Líbano.<br />
Edward Said, nascido em Jerusalém e exilado desde 1948, e Daniel Barenboim, um israelense migrado em 1952 nascido na Argentina, encontraram-se nos anos 90. Desse encontro, surgiu uma amizade e uma série de idéias de projetos que viria a tornar-se realidade. A consolidação dessa relação é a Fundação Barenboim-Said, que realiza ações de educação musical no sul da Espanha, Israel e nos territórios ocupados da Palestina, além de manter a Orquestra West-Eastern Divan, que une músicos árabes, israelenses e espanhóis. Edward Said faleceu em 2003, mas os projetos avançam e são tocados em grande parte pela viúva do intelectual, Mariam Said, de origem libanesa. Ela é a presidente de honra da Fundação. Ela colabora na organização de atividades da orquestra, da educação musical levada adiante pela Fundação – na Espanha, Israel e Territórios Ocupados.